Java Obfuscator

Estava lendo outra mensagem no fórum onde os companheiros comentavam a cerca da opção de se “descompilar” um .class e, se entendi direito, fica até legível! Foi comentado também a utilização de um Obuscator para minimizar o problema. Existe algum freeware? Qual os amigos recomendariam? Qual o sentimento e experiência de vocês quanto ao “descompilamento” por terceiros? Gostaria de sugerir aos experts do Guj que se fizesse um tutorial sobre este assunto. Não forneco software para terceiros, mas tem sempre um expertinho na empresa… :shock:

Mais uma paranóia. Vcs acham necessário que a aplicação também esconda as tabelas do banco? Por exemplo, ter nomes ininteligíveis (e assim que se escreve?) para as tabelas e colunas? Sinceramente acredito que conhecendo a estrutura do banco já é 50% do caminho para abrir um sistema. :roll:

1 curtida

olha, para mim isto não é problema :slight_smile:
tudo bem que não vendo software de caixinha, mas sempre entrego os fontes com os softwares que vendo :slight_smile:
não vejo vantagem nenhuma em não fazer isto :slight_smile:

DEUS SEJA LOUVADO!

Eu concordo.

Eu sempre disponibilizo os meus fontes quando eu desenvolvo algo para alguém e até mesmo quando é projeto próprio, eu disponibilizo o código fonte pra quem quiser pegar. Meu site tem todos os meus códigos. Ele está fora do ar porque estou refazendo mas sempre coloquei meus fontes lá.

Tudo que eu uso para desenvolver, é free. o JAVA, o JEDIT /Eclipse /Sun one Studio (Depende do meu estado de humor… ), o mySQL ou qualquer outro banco que uso, é FREE (a não ser que o cliente use um banco proprietário mas ai quem paga é ele… ) Então por isso não vejo sentido em ficar guardando fontes… Lógico que quando desenvolvo algo especificop para alguem, eu so dou os fontes a esta pessoa :slight_smile: .

Uso Descompiladores apenas para decompilar programas meus …
Meu pensamento é este…

Eu também não vejo essa necessidade de utilizar obfuscators para a maioria dos casos (particularmente, nunca usei) e também não saio descompilando classes que não seriam de meu acesso.

Mas já que eu que mencionei obfuscators no outro tópico, recomendo que você leia esses dois artigos a respeito:
http://www.newarchitectmag.com/archives/1997/09/nolan/

Se o software desenvolvido não tiver um concorrente direto também não vejo problema algum :smiley:

Agora, vcs enviariam o fontes para o seu concorrente?

Obrigado a Bani! Já encontrei uma boa solução no primeiro link!

Acho que temos um conflito ideológico aqui eheheh.
Sou 100% OpenSource. Tudo que desenvolvo tem código disponível.
Se o meu concorrente pegar meu fonte, fod@-se. Agora se ele omitir os créditos ou cobrar por eles, ahah, ai leva um processo fuderman na cabeça.

Reavivando esse tópico, em alguns casos vejo como extritamente necessário proteger o código.
Imaginem o programa de declaração do Imposto de Renda, que atualmente é feito em java.
Se fosse um código de fácil descompilação, qual seria a segurança da Receita Federal de que as declarações transmitidas encontram-se íntegras com relação a alguns aspectos legais?

[quote=andredf]Reavivando esse tópico, em alguns casos vejo como extritamente necessário proteger o código.
Imaginem o programa de declaração do Imposto de Renda, que atualmente é feito em java.
Se fosse um código de fácil descompilação, qual seria a segurança da Receita Federal de que as declarações transmitidas encontram-se íntegras com relação a alguns aspectos legais?
[/quote]

deixa o tópico morto companheiro…

[quote=juliocbq][quote=andredf]Reavivando esse tópico, em alguns casos vejo como extritamente necessário proteger o código.
[/quote]

deixa o tópico morto companheiro…[/quote]

Qual o motivo?

Por questões de segurança, preciso saber como proteger um código java de um programa desktop que será distribuído.

[quote=andredf][quote=juliocbq][quote=andredf]Reavivando esse tópico, em alguns casos vejo como extritamente necessário proteger o código.
[/quote]

Qual o motivo?

Por questões de segurança, preciso saber como proteger um código java de um programa desktop que será distribuído.

[/quote]

Pela simples razãode que tudo o que precisava já foi dito ae.
Nós usamos aqui o proguard. Ele é muito bom.

[quote=juliocbq][quote=andredf][quote=juliocbq][quote=andredf]Reavivando esse tópico, em alguns casos vejo como extritamente necessário proteger o código.
[/quote]

Qual o motivo?

[/quote]

Pela simples razãode que tudo o que precisava já foi dito ae.
Nós usamos aqui o proguard. Ele é muito bom.

http://proguard.sourceforge.net/[/quote]

O proguard é gratuito?

Usar bons algorítmos de criptografia?
Mesmo ofuscado, ainda é fácil descompilar um código java, se você realmente quiser.

E sim, o proguard é gratuito (ou não estaria no sourceforge).

mas e quando uso hibernate.properties ou hibernate.cfg.xml onde tem a senha do banco, usuário e o caminho certinho, para alguém fazer um regaço. como que eu faço. Preciso desse obfuscador de código alguém sabe como fazer?