Pois é, depois do Eric Raymond, agora é a vez da BigBlue entrar no coro para um Java open-source.
Opinião: open-source balela!!! Java só não é uma bagunça hoje em dia graças à JCP, que coordena o que serve e o que (ainda) não serve para a tecnologia Java. Abrindo Java ao domínio público (como é feito com o Linux hoje), corre-se o risco de implemenatções de JVM ou da JPI totalmente incompatíveis, chutando pro alto o chavão “Write once, run anywhere”. <pessoal>Isso, para mim, é coisa de open-sourcers extremistas e que não conseguem enxergar liberdade sob a tutela de outras empresas ou comunidades.</pessoal>
Sou simpático a opinião do pessoal do GNU Classpath e das JVMs OSS, a Sun não precisa tornar o java open source, mas ela deveria deixar de boicotar fortemente software livre e OSS. Isso significa duas coisas:
-Dar acesso aos TCK para projetos OSS/FS de forma mais justa.
-Tornar menos restritiva a SCSL, qualquer pessoa que tenha concordado com esta licensa, eu por exemplo, não pode contribuir com implementações clear-room do Java sem causar contaminação.
Essa são as duas reais demandas da comunidade e o ESR não fala por elas.
[quote=“louds”]-Dar acesso aos TCK para projetos OSS/FS de forma mais justa.
-Tornar menos restritiva a SCSL, qualquer pessoa que tenha concordado com esta licensa, eu por exemplo, não pode contribuir com implementações clear-room do Java sem causar contaminação.
Essa são as duas reais demandas da comunidade e o ESR não fala por elas.[/quote]
Concordo, louds. No entanto, no caso do JBoss Group, que implora por um TCK gratuito para para o JBoss, é preciso analisar melhor, afinal há uma empresa (que ganha uma graninha muito razoável) por trás que podem arcar com os custos de um TCK. Mas isso é outra discussão
[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
Concordo, louds. No entanto, no caso do JBoss Group, que implora por um TCK gratuito para para o JBoss, é preciso analisar melhor, afinal há uma empresa (que ganha uma graninha muito razoável) por trás que podem arcar com os custos de um TCK. Mas isso é outra discussão ;)[/quote]
Estamos falando do TCK e do SCSL para implementações clear room da JVM apenas, JBoss que se exploda. Fora que eu aposto que ele ia peidar pro TCK da J2EE 1.3.
Agora o Hani ignora uma coisa, alguns dos argumentos do ESR são válidos, NFS e X pegaram pq possuiam uma implementação FS. Java não possui e ser freeware não conta.
[quote=“louds”]Sou simpático a opinião do pessoal do GNU Classpath e das JVMs OSS, a Sun não precisa tornar o java open source, mas ela deveria deixar de boicotar fortemente software livre e OSS. Isso significa duas coisas:
-Dar acesso aos TCK para projetos OSS/FS de forma mais justa.
Essa são as duas reais demandas da comunidade e o ESR não fala por elas.[/quote]
desculpem a ignorancia, mas o q eh TCK, OSS/FS, SCSL e ESR?!?!?!?!?!??!?!?
Tenta lá, eu acho que lá você consegue descobrir alguns significados[/quote]
nossa! legal esse site, eu nao conhecia… vamos aos resultados entao:
:arrow: Technology Conformance Kit
:arrow: Open Source Software (é isso?!? e o /FS??)
:arrow: Sun Community Source Licensing
:arrow: ESR eu nao achei nada q tivesse sentido… seria: El Salvador, Chile (Airport Code) ??? hehehehe
por favor digam se as coisas acima fazem sentido!!
Ja traduziram as siglas que eu use, entao nao o farei.
Bom, soh venho ressalvar a diferença entre Open Source Software e Free Software relevante a esta discuçao. Dado que OSS eh copyleft’ed, a SCSL possui algumas clausulas que impedem licensiados de contribuir. Isso realmente eh uma grande sacanagem, o mesmo nao vale como um todo para FS.
Ah, e a carta aberta da IBM para Sun? Quanta lenha a mais ela vai por na fogueira?
PROTESTO: já que o Eric Raymond pode dizer que “a comunidade open-source não usa Java porque não é open-source”, eu estou definitivamente declarando (pfftt… quem sou eu?!) que não vou usar mais Linux até o dia em que houver um ÚNICO padrão para distros.
Sem ir muito a fundo na questao posso citar a LSB. Nao sei a quantas anda, mas eh uma proposta de padronizacao das caracteristicas de sistemas Linux.
Importante: a LSB eh uma proposta em evolucao, pelo que sei - ou seja, nao adianta dizer que “ela nao cobre X, Y ou Z ainda”… com o tempo ela deve atingir o objetivo…
Se vc quer um sistema operacional fabricado em serie, e com partes que nao se mexem, talvez o Linux nao seja uma boa opcao, Daniel.
A propria natureza do Linux, e das distros, impede que elas sejam “padronizadas”. Entao, o jeito eh ou abracar as diferencas, ou procurar algo que sirva melhor
Não sou ninguém para discutir um assunto tão importante como esse, mas mesmo assim o farei.
Pelo que estou sabendo, a Sun já está discutindo com a Big Blue sobre o assunto, certo? E também que seria criada uma versão open source do Java… O fato de ser uma versão que seria open source, e não o nosso Java atual, não mudaria a opinião dos que são contra a idéia?
A Sun disse que iria se encontrar com a IBM para discutir esse assunto, nao ha nada de concreto definido ( nem para o “sim”, nem para o “nao” )…
Se o Java virar Open Source, nao existira “o nosso java atual” e o “java open source”… sera tudo uma coisa soh, onde qualquer pessoa na face da terra podera usar as implementacoes de outros para fazer a sua propria versao ( melhor, pior, com mais coisas, com menos coisas, com features que soh existem na versao dela etc… )
E eh ai que mora o perigo… Atualmente o JCP que determina o que entra e o que sai ( com um “certo” poder de veto da Sun, eh claro ).
O pessoal do Free Software nunca vai estar plenamente satisfeito com o Java.
Por mais open source que seja, alguma padronização sempre vai ter que ser imposta, o que está restringindo “a liberdade do desenvolvedor de fazer qualquer coisa que ele queira”.
Se uma pessoa quer uma implementação que use a licença GNU, use a Kaffe. E se o programa dela não funcionar pelo fato dela não ser 100% compatível, bom, problema dela que fez essa opção. A Sun dá todos os recursos necessários para alguém fazer algo que funcione. Além das especificações, tem até livros de “como fazer uma JVM”. Então cada um que faça o que quiser e não fique reclamando que a Sun que tinha que fazer isso ou aquilo.
Observação pessoal: meu lado de teorias de conspiração ainda acredita que esse povo de free software fica pegando no pé do Java porque não gostam do James Gosling devido a histórias passadas com o Emacs. Fazendo uma busca no site do GNU dá para encontrar citações explícitas do Richard Stallman xingando o James Gosling.
Eu acho que essa história de abrir o fonte do Java não ia melhorar nada a vida de ninguém que desenvolve open source. Pelo contrário.
Uma das garantias que a gente tem hoje com o Java é que vc vai dar um JAR pro cara, e acabou o problema.
Imagina se vc começa a só poder instalar JBoss na máquina que tem a jvm X, mas vc quer integrar com um outro componente que requer a vm Y, vc tem que ter as duas coitadas na mesma máquina, e ainda tem que ficar brincando de socket pros dois conversarem, quando em tese o JBoss podia carregar seu componente na buena.
Aliás, 100% Java não ia querer dizer mais nada. Dá pra imaginar um caos maior?