Eu havia inicialmente escrito este post na seçao Java Básico, mas acho que aqui no avançado os usuarios terão mais experiencia, inclusive em outras linguagens, e poderão me dar respostas mais esclarecedoras.
Antes de tudo peço desculpas por mais um post desse tipo … entendo que esse é um assunto bem irritante e que ja foi abordado diversas vezes tanto aqui como em outros foruns … eu mesmo já me cansei de ler essas mesmas perguntas, “qual linguagem aprender” ou “java ou C++?”, porem todas as respostas que li nao tinham muito a ver com minha realidade e muitas vezes mais atrapalhavam que ajudavam …
Bom, vamos lá … sou estudante de Engenharia Civil, e já programo em C e sei um mínimo de C++ (orientação a objetos e etc). Atualmente utilizo C para fazer alguns programas na minha área, nada muito complexo, alguns cálculos, interfaces graficas e etc. Futuramente pretendo fazer coisas mais complexas como desenhos 3d, provavelmente em OpenGL, e cálculos mais avançados, e é ai que as dúvidas começam a surgir. Seria o Java uma boa linguagem pro que eu quero? Seria o Java uma boa linguagem para programas de engenharia (performance, facilidade, produtividade e etc) … o Java é uma boa opção para quem pretende desenvolver apenas para Desktop, softares mais tecnicos com uso de bibliotecas graficas (como OpenGL), softwares estilo CAD e realizar muitos calculos complexos? E qual das duas linguagens agregaria mais valor ao curriculo de um futuro engenheiro o C++ ou o Java? E na questão de softwares comerciais como eh o merdado do Java em relacao ao C++? Li em algum lugas que os .class do Java podem ser facilmente “descompilados” …
Qdo ouço falar das vantagens do Java sempre caio na portabilidade, o que pra mim nao faz tanta diferença pois o meu alvo é mesmo o Windows, e na programação Web que pro meu caso tbm nao é muito interessante mas tbm sei que Java é uma linguagem mais simples de se trabalhar que C++, para se fazer uma simples GUI em C/C++ é um custo. Acredito que a curva de aprendizado do Java seja menos penosa que a do C++. E por nao ter a intenção de trabalhar diretamente com programação, e sim querer complementar o curriculo da melhor maneira possivel, fico meio indeciso, pois nao quero “perder” tempo aprendendo Java e dps ver que C++ era uma melhor opção, ou vice-versa.
Desde já obrigado e peço desculpas novamente pelo tópico!