Escolha uma das duas e vá fundo. Quando digo uma das duas penso que se em Cuiabá lhe parece que Java tem menos campo (coisa que acho difícil), então escolha C# ou VB. Mas nunca C# e VB que são 2 coisas completamente diferentes.
Mas antes de tudo aprenda lógica de programação e orientação a objeto. Para isto VB seria uma péssima escola.
[quote=Nayton Batista][quote=Felagund][quote=Luca]
Para isto VB seria uma péssima escola.[/quote]
VB é uma pessoa escolhe para qualquer coisa :)[/quote]
Ow pq o VB é ruim?.. ele parece ter algumas ferramentas interessantes…
não sei né ? vcs é que são feras…[/quote]
VB é terrível para aprender lógica de programação e orientação a objeto. Pensei que isto estivesse claro na minha resposta.
Se por aí as vagas são de VB, vai fundo. Mas continuo dizendo que o melhor seria começar com lógica de programação e orientação a objeto (sem tentar começar por VB)
Eu, em particular, acho mais difícil VB.NET que C#, mas é devido ao meu costume de 20 anos de linguagens orientadas a colchetes ("{ }"). Quando vejo algo em Vb.NET meu impulso é tentar ver qual é o equivalente em C#.
Luca, acho que você está confundindo o VB até o 6.0 com o VB.NET que de igual só tem a sintaxe. VB .NET é plenamente orientada a objetos e acessa os mesmos recursos que outras linguagens do .NET.
Se o objetivo é aprender Java e .NET, eu até recomendo o VB para o .NET, pois o cara fica menos bitolado em linguagens estilo C-like, e vai precisar pôr em prática o que aprendeu com lógica de programação.
Provavelmente estou mesmo porque não conheço nada de VB.NET. Realmente parei no VB 6.0 e fiquei meio vacinado pelo jeito macarrônico de fazer as coisas em VB. Na época achava VB a pior linguagem para alguém começar a programar. E acompanhei o nascimento do Basic em 1969/1970 justamente sendo apregoada como a linguagem ideal para iniciar estudantes na programação.
O único defeito na linguagens C-like é contar até 10 assim: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9… ainda bem que quem pagava meu salário não contava assim.
Bem, o VB6 eu conheço bem. E é uma das poucas linguagens que considero um lixo completo.
E ainda há muitas empresas que se referem a VB6, quando o assunto é “contratação com VB”. Não necessariamente o .net.
Por isso, a opinião é válida. É bom que ele esteja informado que trabalhar com VB6 é, no mínimo, uma grande fria.
Como diria um ex-chefe meu “Java é commodity”, ou seja linguagem se aprende.
Complementando o que disse o Luca, tenha um forte e sólido conhecimento de POO e Lógica de programação, se quiser amanhã ou depois aprender Java, é só ler o tutorial da própria Sun ou no pior dos casos comprar um livro Java para programadores C#, pois é mais difícil ensinar os conceitos do que ensinar uma determinada tecnologia.
Se o mercado está bom para C#, não tenha dúvida!
Boa sorte!
Na verdade devem ser quase todas. Geralmente quando uma empresa quer um programador .Net, raramente especificam uma linguagem, algumas dão uma certa preferência, mas de regra preferem que conheçam mais o framework.
E eu não tenho absolutamente nada contra linguagens no estilo C, só acho sempre bom o programador conhecer mais de uma forma de se fazer as coisas.
Quanto à VB6, bom, concordo com o bKn e não vou falar do que não conheço.