Bom dia galera.
Estou iniciando em java micro edition e estou com dificuldade em saber qual plataforma java devo utilizar no net beans para uma aplicacao a ser desenvolvida para pocket pc (windows mobile 5.0).
Tentei utilizar a plataforma “Sun Java Toolkit 1.0” e a “CrE-ME 4.12”, porém com estas ainda nao consegui.
Você não colocou a sua real necessidade, mas a caráter de testes já fiz o seguinte:
desenvolvi um aplicação J2SE (para desktop comum), essa aplicação tinha os seguintes recursos:
Swing;
SwingX;
Gerar e ler XML;
Acessar banco de dados Oracle.
Para tudo isso rodar (estava utilizando um pocket igual ao seu) eu fiz isso: http://www.viamais.net/blog/?p=56, depois coloquei para executar.
Usando Swing fica um pouco lento, mas é utilizável. Fica legal por poder usar todo o poder do Java para desktop em um ambiente embarcado.
Faz um teste aí, eu gostei dessa KVM.
Com certeza vai rodar sim. É bem simples.
Caso o seu aplicativo fique muito grande tem que configurar o MySaifu para que ele seja executado corretamente. Qualquer coisa posta aí que eu te ensino a configurar ele.
Veio ta Funfando Certinhoooo…
É como esta falando no blog! Referente a pocket pc é mto dificil encontrar alguma coisa e o maximo que eles falam é que da suporte para Java.
Tinha encontrado um tutorial mto bom só que era para C#.
Um pouco antes de vc. me responder estava mto chateado mas ja estava terminando de instalar o c# para tentar fazer usando ele…
Era mto bom se tivesse um tuto falando sobre esta VM.
Vou ver se faco um. Com certeza irá ajudar mta gente, assim como vc. me ajudou tb.
Bem, eu utilizo aqui o Netbeans 6, se vc baixar a versão full já vem com o ambiente de programação J2ME.
Dá para desenvolver (tem até uma ferramenta exclusiva para desenvolvimento de games), testar e compilar.
Achei bem produtivo e simples trabalhar com ele.
Pois é. Quando li o tópico achei na hora que era em CLDC e MIDP. Existe grande diferença em desenvolver em CDC? No caso, pra usar o CDC eu só poderia usar ele conectado à energia, e quando estivesse fora de energia eu usaria os CLDC e MIDP (e ainda assim, usando os 2 últimos eu poderia usar ele conectado na energia)?
Realmente não entendi a sua preocupação por estar ou não conectado a uma fonte de energia, para falar a verdade um pocket tem bateria própria então para a sua aplicação não importa se está ou não com a fonte conectada na tomada.
Toda a energia do pocket provem da bateria e não da fonte.
Ah! Mancada minha.
Tinha aprendido de maneira errada. Então, generalizando, tudo o que for desenvolvido pra CLDC serve pra CDC, mas não o contrário. Certo?
Basicamente (existem exceções) vc pode partir do seguinte principio:
Tudo que for desenvolvido para um hardware mais leve vai rodar se o hardware for mais potente. O contrário não funciona.
Desenvolvimento para dispositivos móveis tem essa preocupaçõ: o hardware. No desenvolvimento desktop ou para web não pensamos nisso (ou quase não).
Pois é. A grande preocupação é a restrição imposta, né?
E o J2ME consegue lidar com essa restrição? Digo… rodar a máquina virtual é algo pesado… como um celular consegue fazer? E os programas desenvolvidos em J2ME devem ser desenvolvidos com base na restrição imposta pelo hardware, certo?
Sim, apesar da KVM abstrair bastante da preocupação de hardware, para J2ME é preciso pensar em que hardware irá rodar.
Pense da seguinte forma: minha aplicação vai rodar em dispositivos de gama baixa (celulares mais simples, setup box, etc) ou em dispositivos de gama alta (PDA, Smartphone, celulares top de linha, etc), pensando assim vc pode definir qual o público da sua aplicação em vez de ficar preocupado com o hardware de cada dispositivo, o hardware em geral é linear e pode ser dividido como sugeria acima.