Java Pago?

Galera !
Bom dia, estou ha algum tempo sem trabalhar com java, e semana passada me pediram um projeto em java. Porem um amigo comentou comigo por alto, que java agora é pago !

Confere ? É isso mesmo ?
Vlw

1 curtida

Acredito que não, na verdade esse tema ja apareceu outras vezes logo quando a Oracle adquiriu a Sun. Geralmente a oracle cobra por suporte/ferramentas, principalmente se você tem um produto de larga escala. O java em si, é free.

1 curtida

Complementando um pouco:

https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/overview/oracle-jdk-faqs.html

1 curtida

O Java oficial da Oracle se tornou pago sim, com o Oracle JDK LTS a empresa garante todas as atualizações para a versão usada em produção. Fora isso, tem que buscar distribuições alternativas também baseadas no OpenJDK ou a empresa ficar descoberta das atualizações depois de um tempo.

https://www.hardware.com.br/comunidade/java-jdk/1493817/

Se não quer correr riscos, existem várias tecnologias totalmente free e sem restricoes de atualizações nas distribuições oficiais, como por exemplo .NET Core, PHP, Nodejs, Electron etc.

1 curtida

Java não é pago.
Se você desejar por LTS tem a versão free tambem na

Em relação a Oracle ou mesmo a outras empresas que mantem o LTS elas podem cobrar e paga quem queira, mas o java em sí em 100% free.

Essa versão da jvm Open-j9 simplesmente está deixando o Hotspot de joelhos.
Incrivel como consume menos memoria;

E mesmo as LTS pagas, se orientam e orientarão pelo Open JDK. Bem vindo ao mundo Java, onde compatibilidade, estabilidade, portabilidade, segurança não são simples palavras jogadas ao vento, e olha que não sou funcionário da Oracle e nem estou recrutando programadores para desenvolver em java, pois que já tem muito.

Fica tranquilo, na versão LTS a Oracle ou qualquer outra empresa que cobra por LTS, não vai criar nenhuma classe nova sem ter passado pelo orgão regulador da padronização do Java. Isso sim é importante.

1 curtida

Ja aproveitando a duvida to colega, qual a probabilidade dessas tecnologias que você citou tambem ficarem pagas? Ou a tendencia sera sempre algo free porem com opções premium da mesma tecnologia?

1 curtida

Sempre se cogitou da Oracle cobrar pelo Java. Sobre as tecnologias que citei não há nada a respeito. A Microsoft por exemplo foi no caminho inverso, .NET Core oficial da Microsoft é totalmente free e open source. Microsoft ganha mais com serviços de nuvem, independente de qual tecnologia.

2 curtidas

Em um curso que estou fazendo na Udemy, o instrutor avisou que o Java a partir de uma determinada versão, acho que a 12, passou a ser pago, por parte das empresas, mas continuando gratuito para um usuário comum. De qualquer forma a versão 8 é LTS(Long Term Support) que é a que estou estudando.

Caso deseje uma resposta completa. ^^ :smiley:

Resposta curta: Java é pago ou gratuito?

Depende. Existem as versões do Java: Oracle OpenJDK 11 , Oracle JDK 11. A versão Oracle OpenJDK 11 é gratuita, porém a versão Oracle JDK 11 possui uma licença comercial.

Apenas as versões do Java qualificadas como LTS do OracleJDK serão pagas. O resto continuará sendo tudo gratuito! A Oracle vai passar a liberar o Java LTS (Long Term Support) a partir da versão 11.


Resposta longa: Java é pago ou gratuito?


Qual motivo desse tema ser recorrente?

Esse tema é sempre foi recorrente quando a Oracle adquiriu a Sun. E também por causa que a Oracle cobra por suporte/ferramentas, principalmente se você tem um produto de larga escala. Mas, o Java em si continua gratuito.


Como começou essa confusão? Versões Java vs Licenças Específicas

  • Versão Oracle OpenJDK 11
    Os usuários podem fazer download dos arquivos binários do Oracle OpenJDK de acordo com o contrato de licença GPLv2 e licenças relacionadas opcionais.

  • Versão Oracle JDK 11
    Os usuários podem fazer download dos arquivos binários do Oracle JDK, obedecendo ao Contrato de Licença do OTN (Oracle Technology Network) relativo ao Oracle Java SE. A Licença do OTN permite que você faça download do Oracle JDK 11, sem pagar nenhuma tarifa, para desenvolvimento, teste, criação de protótipo e demonstração de seus aplicativos Java SE. O uso do Oracle JDK na produção requer uma licença comercial. "Por causa disso que algumas pessoas acham que o Java vai ser pago! "


c) Considerações finais

O contrato de licença muda para cada versão?
Em relação a Oracle ou mesmo a outras empresas que mantem o LTS elas podem cobrar e paga quem queira, mas o java em si em 100% free.

Fica tranquilo, na versão LTS a Oracle ou qualquer outra empresa que cobra por LTS, não vai criar nenhuma classe nova sem ter passado pelo orgão regulador da padronização do Java. Isso sim é importante. E mesmo as LTS pagas, se orientam e orientarão pelo Open JDK.

A versão LTS é uma versão focada em empresas, que buscam estabilidade, não podem ficar a cada 6 meses mudando a versão dos seus sistemas e que querem suporte da Oracle por mais tempo. Neste caso, serão 3 anos.

Java LTS será uma modalidade exclusiva do Oracle JDK (e não do OpenJDK, que é e sempre será gratuito), e as empresas terão que pagar por essa versão LTS .


d) Opiniões finais

  1. O Java oficial da Oracle se tornou pago sim, com o Oracle JDK LTS a empresa garante todas as atualizações para a versão usada em produção. Fora isso, tem que buscar distribuições alternativas também baseadas no OpenJDK ou a empresa ficar descoberta das atualizações depois de um tempo.

  2. Bem vindo ao mundo Java, onde compatibilidade, estabilidade, portabilidade, segurança não são simples palavras jogadas ao vento, e olha que não sou funcionário da Oracle e nem estou recrutando programadores para desenvolver em java, pois que já tem muito. Essa versão da jvm Open-j9 simplesmente está deixando o Hotspot de joelhos. Incrível como consume menos memoria "

f) Informações úteis

  • Java a partir de uma determinada versão, talvez a versão 12, passou a ser paga, por parte das empresas, mas continua gratuito para um usuário comum.
  • Embora a licença não mude com cada release, é possível que ela sofra alterações de uma release para outra. Você deve analisar a licença atual antes de fazer download de qualquer versão nova. A partir da versão 11, a Oracle oferece o Java em duas distribuições binárias com licenças diferentes para que desenvolvedores e empresas façam sua escolha:

g) Algumas alternativas

Se não quer correr riscos, existem várias soluções ou alternativas como: .NET Core, PHP, Nodejs, Electron etc. Geralmente, essas tecnologias possuem licenças sem restrições, algumas são abertas, livres, gratuitas ou públicas incluíndo atualizações, modificações, uso comercial, científico. E podem ser encontradas através das distribuições oficiais.

Qual a probabilidade dessas tecnologias que você citou ficarem pagas ou melhor - a tendência de algo gratuito, mas com opções premium?

Sempre se cogitou da Oracle cobrar pelo Java. Sobre as tecnologias que citei não há nada a respeito. A Microsoft por exemplo foi no caminho inverso, .NET Core oficial da Microsoft é gratuito e possui licença open source. Microsoft ganha mais com serviços de nuvem, independente de qual tecnologia. De qualquer forma a versão 8 é LTS(Long Term Support) que é a que estou estudando.


h) Algumas soluções

Java não é pago. Se você desejar por LTS tem a versão livre.


Agradecimentos aos comentários ou informações gerais:

@fventurajr @javaflex @Luciano_Lopes @j-menezes @michaeldasilvases @Danielzilli
@FearX @rmendes08 @marcosalex
@ wldomiciano @ Error @ marciosantri @ fabiorecife @ darlan_machado @ Juliano_s

Referências

4 curtidas

A Oracle também comprou o banco de dados MySQL, que continua gratuito. A Microsoft comprou o repositório GitHub, que continua gratuito e está pensando em lançar um sistema operacional alternativo baseado no Linux.

Acho que o fato de ser pago não deveria ser um problema, visto que os produtos/serviços têm um custo e, de um jeito ou de outro, alguém está pagando. Nós como profissionais trabalhando em troca de uma remuneração.

Algumas opiniões boas do @ javaflex sobre isso:

" E muitas empresas já tem grandes contratos com a Oracle ou alguma empresa também pode não confiar em certas distribuições alternativas e preferir pagar pelo Oracle JDK. "

Referência:

Oferecer uma resposta completa baseada nas opiniões gerais pode tornar o GUJ melhor?.

O GitHub com esse enorme investimento vai investir em projetos livres, gratuitos, abertos ou públicos?

que continua gratuito e está pensando em lançar um sistema operacional alternativo baseado no Linux.

Mas, qual sistema operacional; você sabe? Interessante :smiley:

Acho que o fato de ser pago não deveria ser um problema, visto que os produtos/serviços têm um custo e, de um jeito ou de outro, alguém está pagando. Nós como profissionais trabalhando em troca de uma remuneração.

Softwares são produtos ou serviços?

Desde sempre a J9 é mais rápida e consome menos memória.
Lá em 2003~2004 eu utilizava em Pocket PC’s com Windows CE 4.0 uma versão da J9 pra J2ME com Personal Profile, era incrivelmente menor e mais rápida que a JVM da SUN.

2 curtidas

Agora imagina o Open-J9 com modularização, tô usando aqui e simplesmente tá incrível.

2 curtidas

Ainda estamo no java 8 pensando em atualizar. Você viu diferença significativa em consumo de memoria?

Sim, mas com o Open-J9 e o jdk 12, no HotSpot estava consumindo 600M e Open-J9 caiu para menos de 200M, já em relação a velocidade o HotSpot é um pouco mais rapido em algumas coisas, mas pra mim isso não foi relevante, já a memoria sim.