Engraçado, estava lendo no site de empregos, busquei a palavra JAVA e encontrei bastante emprego… mas um porem só tinha para curso superior. O Java só server para quem tem curso superior? Os profissionais de curso de 2º não são aproveitados porque? Será que a falta de profissionais no mercado está ligado a isso?
Nao adianta pega cara que manje de Java no segundo grau… aih o cara nao teve aula de algoritmos, SO, compiladores, analise de algoritmo, todas essas materias que tem nos cursos da area de TI que sao importantes pro cara ter nocao de mais coisa, nao somente duma programacaozinha basica, até mesmo pq nao querem q o cara fique parado… hoje em dia quem tem soh segundo grau nao é ninguem
[quote] Os profissionais de curso de 2º não são aproveitados porque? Será que a falta de profissionais no mercado está ligado a isso? [/quote]Porquê não há um interesse nas instituições de ensino em criar cursos (técnicos) de capacitação profissional voltada para essa área.Algumas poucas cidades possuem iniciativas mais são particulares ou ligadas ao município.
Se pensarmos na iniciativa JEDI (www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp ) hj. com + de 22.000 usuários fazendo cursos a distância e estudando por conta própria e com material homologado pela própria SUN e podendo futuramente tirar certificação gratuitamente, veremos que esse universo tende a sofrer uma grande mudança.
Eu acho que isso errado.
porque e maioria dos tecnicos agora estao sim com OO , JAVA, UML…
eu acho que falta profissional… qualificado sim!!! nao importando o grau de escolaridade!
Eu tenho certeza que um bom colégio pode formar um bom programador! Já vi muito técnico programar melhor do que muito formado por aí… Talvez parte do problema esteja relacionado ao perfil (pessoal) do técnico, e não com a capacidade técnica…
Abs!
Danilo
2° Grau é muito relativo, tenho certeza de que o profissional possa ser muito capacitado sem
ter ensino superior (embora este dê estatus e conhecimento), porém isso deverá ser mostrado
para o empregador de forma que ele te enchergue como um promessa.
Ainda existem outros caminhos, como certificações e curso técnico.
O que considero o ponto fundamental é mostrares para o empregador que tu tens capacidade,
já trabalhei em muitas empresas, e algumas delas grandes, já tive colegas sem curso superior
e além de tudo, sem até estar cursando ensino superior.
Acesse meu blog Felipe Lopes
[quote]2° Grau é muito relativo, tenho certeza de que o profissional possa ser muito capacitado sem
ter ensino superior (embora este dê estatus e conhecimento), porém isso deverá ser mostrado
para o empregador de forma que ele te enchergue como um promessa.
Ainda existem outros caminhos, como certificações e curso técnico. [/quote]Depende de vários fatores e não esquecendo que a “capacitação != qualificação” e, é independente de certificação ou curso técnico.
Agora é de fundamental importância quê vc. tenha um curso a nível de 3º grau ( a maioria dos “caras” que fazem a minha cabeça largaram a universidade no meio do caminho, mais isso é outra história) ,e posteriormente uma especialização. Digo isso porquê de nada adianta vc. questionar, escrever ou colocar seu parecer sem um conhecimento teórico-prático e acadêmico como referência, ai o profissional seria famoso “papagaio de pirata”, pois o que não falta na Web é material sobre algoritmo,lógica,estrtura de dados,etc. Inclusive tem uma porção de professor-meia-boca recortando e colando esse material dizendo que é criação sua.
Mais e o resto, será que é somente esse o caminho para se ser um bom profissional, acho que devemos parar e pensar…???
sds.
uma coisa a se considerar, é que tem mto moleque de 2 grau ai com capacidade e até habito de “pesquisar”…
mtos terminam uma facudade sem esse habito…
infelizmente mtos só olham se o individuo tem diploma ou não…
[quote]uma coisa a se considerar, é que tem mto moleque de 2 grau ai com capacidade e até habito de “pesquisar”…
mtos terminam uma facudade sem esse habito… [/quote]
Continuo afirmando que não é necessário ter o ensino superior para ser um bom profissional,
entendo e concordo também que o ensino superior só virá a agregar e se possivel SIM, deves ter um diploma
seja ele de arquiteto, administrador, ou mesmo de cientista da computação. O que vale não é o diploma em sí,
mas qualquer ensino superior agregará muito conhecimento e se for da área em que atua, melhor.
Não existe profissional completo, mas tudo que puderes fazer para chegar perto disso deverá ser feito.
Abraço e não esqueçam de acessar meu blog Felipe Lopes.
Na minha humilde opinião, todo BOM profissional deveria começar com um curso superior sim.
Tudo bem que mesmo fora de uma faculdade muitos aprendem bastante como programar, além de aprender muitas outras coisas importantes.
Mas acho extremamente complicado um profissional não ter nunca ouvido falar sobre conceitos acadêmicos básicos, e é isso que acontece com quem estuda “por conta”.
Engenharia de Software, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, TEORIA DA COMPUTAÇÃO, Algoritmos e Estruturas de Dados, Análise de Algoritmos, BANCO DE DADOS… enfim, estas e muitas outras disciplinas deveriam ser básicas e obrigatórias para quem quer trabalhar na área.