Opa amigo…
para o desenvolvimento de aplicações desktop java usa-se o JSE … JEE (não mais J2EE) é utilizado para aplicações distribuidas. (Ex.: WEB)
O eclipse eu não sei como estão os plugins visuais para o desenvolvimento.
Já brinquei um pouco com o netbeans utilizando swing, e é bem legal !!! Mas pelo que eu ouço/ouvi das pessoas que trabalham com aplicações desktop, elas usam alguma ferramenta paga (Ex.: JBuilder, Oracle(não sei o nome), e acho q tbm o Red Hat Studio).
Agora qnto a utilizar Swing ou AWT, sinceramente não sei o que é melhor. Dizem que o AWT possui maior performance. Sempre utilizei o swing aqui nos meus estudos.
Ah lembrei, o bacana do swing é que este possui alguns frameworks para o desenvolvimento (Ex.: OpenSwing, JGoodies)
A tua duvida esta meio estranha, mas é o seguinte, se queres desenvolver desktop, arrisca e usa o open swing, dizem que é muito bom , mas eu nunca usei, eu uso apenas o swing ( e se for com o netbeans acho que sera mais produtivo , rapido e facil de desenvolver).
Meu brother, apesar de sua pergunta está um pouco vaga… mas se vc já utiliza o Eclipse, está acostumado com ele, então utilize-o.
A parte visual, é muito mais fácil fazer no NetBeans. No Eclipse, vc vai ter que DIGITAR TUDO. No NetBeans possui ferramentas, que você só clica e arrasta para sua view.
Porém, no Eclipse a parte lógica é mais consistente de se fazer do que no NetBeans.
Seu programa vai gravar informações aonde? Seria muito bom vc pensar em que banco de dados vai utilizar, tem muitas opções:
PostgreSQL, MySQL, Oracle, Firebird, SQLife(para linux), etc…
Como vc vai fazer os Requisitos do Sistema junto ao cliente?
Você pode utilizar a ferramenta FDD - Feature Driven Development que é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento de software, para maiores informações: http://www.heptagon.com.br/fdd
Você também pode usar o Jude-Community para lhe auxiliar no desenvolvimenta das Classes, etc…
Você pode usar o DBDesigner, para ter uma visão melhor do seu banco de dados, caso vc precise.
Enfim, é bastante trabalho pela frente… boa sorte.
Não sei se é isto mesmo que ele está perguntando, mas eu acho - e tbm é minha duvida - quais os padrões mais recomendados ao desenvolver para desktop? A minha história é parecida, pois tenho que fazer uma aplicação que rode em linux e windows. Logo pensei Swing ou Awt, mas ao criar um aplicativo no netbeans 6,9 ele informa:
[quote]Observe que o JSR-296 (Swing Application Framework) não mais é desenvolvido e não fará parte do Java Development Kit oficial como originalmente planejado. Você ainda pode usar a biblioteca do Swing Application Framework como está, mas nenhum desenvolvimento adicional é esperado.
Se você estiver procurando por um recurso de aplicativo com base no Swing, considere utilizar a Plataforma NetBeans platform.netbeans.org, que é uma plataforma com recursos completos adequada para criar aplicativos de desktop complexos e dimensionáveis. A plataforma contém APIs que simplificam a manipulação de janelas, ações, arquivos e muitos outros elementos típicos em aplicativos.[/quote]
Ai surgiu a minha duvida, se não utilizam mais isso o que usam agora? Andei vendo um pouco sobre javafx… mas só vendo.
Alguem aqui poderia me esclarecer o pq da mensagem? E principalmente quais os padrões mais aceito e/ou utilizados no mercado java desktop?