Java para WEB ou DESKTOP

Bom dia amigos,

Sou programador desde 2001, já trabalhei com C,ASP, PHP, COBOL, COLDFUSION e VISUAL BASIC com FIREBIRD/MYSQL.

Achei muito interessante esta comunidade, pois estou iniciando meus estudos em java (até meio tarde… rsss) agora, e para ser sincero estou meio “perdido”, gostaria de saber se algum participante desta grande comunidade poderia esclarecer algumas dúvidas de um programador ASP/PHP que está migrando para java…

[b]1º Para desenvolver páginas web eu poderei usar alguns código de java ou terei de saber JSP, ou os dois são uma só coisa?

2º Há alguma diferença entre uma aplicação “web java” o tal de servlet e uma página JSP, ou a única maneira de construir uma página em java é através do JSP?

3º Porque algumas páginas em java terminam com *.JSP e outras terminam com *.Do?[/b]

4º Meu foco em java, a principio seria para WEB, então eu deveria usar NETBEANS/ECLIPSE ou algum editor JSP (Se existe)?

Desculpe se perguntei alguma “barbárie”, mas é o costume com linguagens de programação simples (php, asp) e agora estou vendo que java tem inúmeras ramificações… :roll:

sua pergunta é valida, mas existem milhoes de topicos desse no guj já

como diria o maquiavelbona:

salvem as araucárias

1 Você pode usar somente JSP mas não é o recomendado, portanto estude os 2, geralmente a JSP só deve conter resultados e nada de regra de negócios, essas regras devem estar em classes Java, pesquise por MVC.

2 Um Servlet nada mais é que uma classe java, todo JSP vira uma Servlet para o container(Tomcat etç),a parte de visualização não necessariamente precisa ser um JSP, nada te impede de ser um HTM se tiver usando Ajax, além de possuir alguns outros tipos com Velocity,Freemaker que são menos populares.

3 Você consegue definir a extensão que quiser no web.xml, onde estão as configurações de uma aplicação web java, *.do geralmente é usado em sistemas desenvolvidos com um framework Struts.

4 Quanto a IDE eu prefiro o Eclipse 3.3 com WTP.