Java para WEB ou DESKTOP

Bom dia amigos,

Sou programador desde 2001, já trabalhei com C,ASP, PHP, COBOL, COLDFUSION e VISUAL BASIC com FIREBIRD/MYSQL.

Achei muito interessante esta comunidade, pois estou iniciando meus estudos em java (até meio tarde… rsss) agora, e para ser sincero estou meio “perdido”, gostaria de saber se algum participante desta grande comunidade poderia esclarecer algumas dúvidas de um programador ASP/PHP que está migrando para java…

[b]1º Para desenvolver páginas web eu poderei usar alguns código de java ou terei de saber JSP, ou os dois são uma só coisa?

2º Há alguma diferença entre uma aplicação “web java” o tal de servlet e uma página JSP, ou a única maneira de construir uma página em java é através do JSP?

3º Porque algumas páginas em java terminam com *.JSP e outras terminam com *.Do?[/b]

4º Meu foco em java, a principio seria para WEB, então eu deveria usar NETBEANS/ECLIPSE ou algum editor JSP (Se existe)?

Desculpe se perguntei alguma “barbárie”, mas é o costume com linguagens de programação simples (php, asp) e agora estou vendo que java tem inúmeras ramificações… :roll:

sua pergunta é valida, mas existem milhoes de topicos desse no guj já

como diria o maquiavelbona:

salvem as araucárias

1 Você pode usar somente JSP mas não é o recomendado, portanto estude os 2, geralmente a JSP só deve conter resultados e nada de regra de negócios, essas regras devem estar em classes Java, pesquise por MVC.

2 Um Servlet nada mais é que uma classe java, todo JSP vira uma Servlet para o container(Tomcat etç),a parte de visualização não necessariamente precisa ser um JSP, nada te impede de ser um HTM se tiver usando Ajax, além de possuir alguns outros tipos com Velocity,Freemaker que são menos populares.

3 Você consegue definir a extensão que quiser no web.xml, onde estão as configurações de uma aplicação web java, *.do geralmente é usado em sistemas desenvolvidos com um framework Struts.

4 Quanto a IDE eu prefiro o Eclipse 3.3 com WTP.

1 curtida

[quote=java]Bom dia amigos,

Sou programador desde 2001, já trabalhei com C,ASP, PHP, COBOL, COLDFUSION e VISUAL BASIC com FIREBIRD/MYSQL.

Achei muito interessante esta comunidade, pois estou iniciando meus estudos em java (até meio tarde… rsss) agora, e para ser sincero estou meio “perdido”, gostaria de saber se algum participante desta grande comunidade poderia esclarecer algumas dúvidas de um programador ASP/PHP que está migrando para java…

[b]1º Para desenvolver páginas web eu poderei usar alguns código de java ou terei de saber JSP, ou os dois são uma só coisa?

2º Há alguma diferença entre uma aplicação “web java” o tal de servlet e uma página JSP, ou a única maneira de construir uma página em java é através do JSP?

3º Porque algumas páginas em java terminam com *.JSP e outras terminam com *.Do?[/b]

4º Meu foco em java, a principio seria para WEB, então eu deveria usar NETBEANS/ECLIPSE ou algum editor JSP (Se existe)?

Desculpe se perguntei alguma “barbárie”, mas é o costume com linguagens de programação simples (php, asp) e agora estou vendo que java tem inúmeras ramificações… :roll:[/quote]

1 - Você poderá e com certeza irá usar código Java para desenvolver suas aplicações web. Nos moldes modernos de desenvolvimento de aplicações java para web é desencorajado o uso de código java puro dentro dos JSPs ou mesmo a utlização de servlets para fazer o controle da aplicação.

2 - Um JSP na verdade será traduzido para um servlet e será compilado pelo container de servlets, mas isso é transparente para o desenvolvedor. Como falei, hoje em dia não se usa mais servlets, e sim um framework MVC que faz o controle das requisições. Um framework MVC é responsável em ligar as camadas de modelo (M) (suas classes java) e visualização (V) (normalmente arquivos jsp) através da camada de controle © (configurada normalmente por uma xml “linguiça” em alguns frameworks ou via programação ou “padrões” em outros). Hoje em dia existem muuitos frameworks que fazer a mesma coisa (struts, jsf, vraptor, mentaway, etc etc etc), cada uma falando que é melhor que o outro, o que faz o aprendizado do desenvolvimento de aplicações java para web um pouco confuso, mas nada impossível. O interessante é aprender bem o conceito de servlets, jsps e depois quando for implementar algo real você aprende um framework, ou dois se possível, e utiliza o que mais te agradar.

3 - O .jsp é um arquivo jsp mesmo, enquano o .do é uma action do framework struts. É possível “alterar” as extensões dos arquivos quando eles são executados fazendo um mapeamento do web.xml de sua aplicação. Normalmente um .jsp é um jsp, mas devido ao mapeamento talvez um .jsp pode não ser um jsp de fato… Confuso né? Vá se acostumando… Existem muitas discrepâncias quanto a nomenclatura na API de servlets, elas são apontadas no Head First JSP & Servlets… É um ótimo livro para se tomar como ponto de partida.

4 - O NetBeans edita arquivos JSP bem como o Eclipse. Eu particularmente gosto muito do NetBeans e utilizo o mesmo apra desenvolvimento. Normalmente você não precisará de nenhum outro editor além do editor do NetBeans. Mais uma coisa, no NetBeans vem TUDO pronto para o desenvolvimento… Sem frescura
No Eclipse você precisa baixar zilhões de plugins para ele funcionar da forma que você quer. Existem “distribuições” do eclipse que vem com a maioria das coisas prontas, mas mesmo assim eu não gosto.

Ajudou? Espero que sim!

Até mais!

fabiocsi, sei das regras do fórum, sei que antes de postar é necessário que o usuário faça uma “pesquisa” sobre o assunto, eu já estou 35 minutos pesquisando no GUJ e não estou conseguindo achar.

Se tiver alguém que puder me dar essas orientações eu agradeço muito!

Alguém pode me dar um help…

David e pedrosa…
Obrigado pelas considerações…

espero algum dia ter tanto conhecimento quanto vcs…

Para se aprofundar mais no assunto de uma olhada nessas apostilas.



http://www.motorway.com.br/usr/daniel/java/CursoJavaWeb.zip

Bons estudos!

Disponha!

Bons estudos :smiley:

Até mais!

IDE

Para iniciante, Netbeans é melhor. Mais simplificado, unificado e intuitivo.

Depois, com mais experiência, certamente Eclipse. Tem uma infinidade de plugins.

Alguém ja ouvio falar do context ?

muito bom também tem até esquema de tecla de ação que com um F9 F10 e etc voce manda ele executar qualquer programa como o javac.exe ou java.exe

Acho que este é o melhor para quem esta aprendendo.

pois não é nem tão facil como as IDE’s e não tão chato e demorado como o notepad.

Eita povo duro na queda…
valeu pessoal…
Pedrosa, estou baixando as ap´s… valeu
Andrew já estou baixando o contextc.cx uma pena que não existe highlight´s para java… mas deve ser melhor que o notepad… vou testar…

a todos muito obrigado!!!
falow!