Java pode ou vai acabar?

[quote=Luca]Uma dúvida que me aflige há tempos: porque os alunos de faculdades da área de informática se preocupam tanto com o aprendizado de linguagens?

Não seria mais lucrativo em termos de futuro aprender desenvolvimento de sistemas como um todo lendo livros clássicos ao invés de aprender framework da moda? Quem vocês acham que ganha mais: um programador ou um Scrum Master?

Será que tem neguinho que faz faculdade só para pegar um estágio de code monkey? Precisa de faculdade para isto?
[/quote]
Luca vou falar qo vejo/sinto de amigos e conhecidos que se formaram a pouco tempo, na verdade, “acompanhei” alguns que se formaram em datas diferentes, então sempre tem um formado saido do forno.

O que eles querem é preencher as trocentas vagas de programadores que tem por ai, seja java, .net, php, porque passaram a faculdade fazendo estágios idiotas e sem ganhar nada, e quando ouvem falar em “valor hora” aqui fora, eles ficam doidos, acham que vão virar o Bill Gates de tanto ganhar dinheiro, que não importa mais nada, só o valor hora x qtas horas eu aguento trabalhar por dia.

E o “compromisso” das faculdades é exatamente preencher essas vagas, pra mostrar que sua faculdade capacita os alunos para o mercado, e blablabla e blablabla.

Depois que alguns anos eles caem na real e ai pouquíssimos desses tentam “recuperar” o tempo perdido.

Olá

[quote=Luiz Aguiar]E o “compromisso” das faculdades é exatamente preencher essas vagas, pra mostrar que sua faculdade capacita os alunos para o mercado, e blablabla e blablabla.

Depois que alguns anos eles caem na real e ai pouquíssimos desses tentam “recuperar” o tempo perdido.[/quote]

É exatamente esta minha impressão. E trabalhando feito escravo mais de 8h/dia e cursando a faculdade quando dá, acho impossível que um cara normal (não super dotado) consiga tempo e saco para ler aquelas coisas essenciais que o Phillip há anos insiste que todo desenvolvedor deveria ler. Resultado: o cara se forma programador e olhe lá.

[]s
Luca

Então vamos começar a fazer com que eu me experte e goste das duas “áreas”.

Só uma pergunta: isso o que vocês falam de PMP, PMI e coisarada serve pra desenvolvimento de Jogos também? Afinal, um Jogo é um software, não é? Pra celulares também?

Pode me dar um exemplo, Luiz?

Gerenciar projetos é gerenciar pessoas, tempo e outras coisas - não importa se você vai construir uma casa ou desenvolver um jogo.
È claro que gerenciar programadores de jogos e designers gráficos é um pouco diferente de gerenciar programadores Cobol - são tipos de loucos diferentes, que requerem relacionamento diferente - mas custos, prazos e qualidade não mudam.

A.nh…
Eu li o livro do Ian Sommerville no ano. Alguém já ouviu falar dele? Eu gostei do livro, me abriu a cabeça para essa área de gerenciamento.

Shoes,

Já que você tocou no assunto do C#, o que você acha da Plataforma .Net, do ponto de vista do desenvolvedor e do ponto de vista comercial?
Com a briga da Sun e Microsoft para suportar cada vez mais linguagens (vide JRuby e IronRuby, Jython e IronPython) daqui algum tempo não faz diferença se você usa dotnet ou java. Já que você vai poder programar em python ou ruby nas duas plataformas (esse raciocínio é correto?).

PS: atualiza o blog. sou leitor assíduo dele.

dedejava,

Eu ainda não vi funcionando direito nem para software -comum-.

Acho normal essa ânsia toda por um emprego, certificações e afins. Mas veja bem, essas coisas, com o passar do tempo (digamos 2 anos) se tornam comuns, é simples para obter. È extremamente importante que você nesse primeiro momento adquira conhecimento (mesmo que superficial) e senso crítico.
É muito importante saber criticar, analisar e elogiar tecnologias é metologias.

Eu acho que falta, e muito, senso crítico nos peritos da computação.

AS PREVISÕES SERIAM QUE O JAVA ACABARIA NESSE DIA

[quote=sergiotaborda][quote=dedejava]É uma pergunta que eu tenho “medo” que a resposta seja SIM.
[/quote]

Vamos pensar que a Sun acaba. Java não é da Sun. O copyright é deles, foram eles que inventaram, mas eles não são mais os donos. Ha muita gente (leia-se empresas e particulares) envolvidos com Java. Ou seja, à muito dinheiro investido e isso leva a que seja dificil de exterminar. Claro que pode aparecer algo melhor…

Existem muitas linguagens, mas quais são as que o mercado usa para projetos comerciais ? Concerteza ninguem faz sites com assembly. Até poderia, mas não é viável comercialmente. Então, comercialmente Java vai dar cartas por muito bom tempo. Lembre-se sempre que a microsoft cirou o .NET porque viu que a ideia do java era boa. Eu so me arrependendo de não ter aprendido java mais cedo.
Tem coisas que não da para fazer em java ? tem. Mas são coisas muito especificas e cada vez mais existem menos porque a comunidade inventa uma forma de fazer em java ou em jni.
É dificil pensar numa razão para abandonar java.

Mas se vc não quer seguir o ramo comercial, então sim, aprender java não vai ser muito importante não. Aprender a fazer compiladores pode ser muito mais util no ramo académico ou até no cientifico onde linaguagens mais exoticas tem predominancia.
[/quote]

Se nao me engano se a Sun falir o JCP se mantém, alem do q o patrocinio vai acabar vindo de outras empresas interessadas p/ q a tecnologia nao morra.
Basicamente nenhuma linguagem morre, pode ser mais raro ter sistemas, mas sempre se acha…
:smiley:

Nao so o java como o mundo vai acabar!!! Pra que SCJP?
Melhor eh tirar o certificado de conclusao da fogueira santa de israel da Universal e quem sabe se salvar!

Acho importante isso de estudar conceitos e não se preocupar em aprender frameworks.

Porém na pratica é outra história. :smiley:

Ninguém vai ser contratado porque conhece muito de OO mais não sabe implementar em linguagem alguma.
ou então conhece muito de Teoria de Banco de dados Relacionais, álgebra relacional porém não sabe usar banco algum.

É claro que aprender conceitos é ótimo, ajuda até mesmo na hora de aprender tecnologias especificas, porém se você só souber os conceitos não irá conseguir trabalho.

Minha dica é a seguinte:

Divida seu estudo em 2 partes:

Estudar conceitos: ( Para ir crescendo Profissionalmente e formando uma base sólida ).
Estudar tecnologias: ( Para ganhar dinheiro agora ).

Exemplo: Estudar a fundo Design Patterns (Conceitos) e também JSF (Tecnologias).

:wink:

[quote=windsofhell]
Nao so o java como o mundo vai acabar!!! Pra que SCJP?
Melhor eh tirar o certificado de conclusao da fogueira santa de israel da Universal e quem sabe se salvar![/quote]

Sacanagem isso hein… :twisted:

Meu único problema com .Net é o fato de só haverum vendedor na pratica e de eu não confiar neste. C# está ficando uma piscina de funcionalidades desconexas mas até alguas versões atrás era tão arecida com java que não dá ara afirmar muito sobre qualdiades de ambas. Os artigos que escrevi para a Mundo .Net, por exemlo, foram escritos no Eclipse usando o JDT mesmo.

Ai vamos para de questionar Isso.

Que medo é esse?

Quanta pessoas ja perguntaram se Delphi vai acabar ?

Delphi, CLIPPER continua ai sendo usado.

Olha a resposta do windsofhell. O cara falo tudo.

Daqui uns 1000 anos Java acaba e o mundo tambem.

Ainda Existe as aplicações para Celular, SmartCard e outros dispositivos para serem implementadas em Java.
:smiley:

Olha a quantidade de Pessoa programando em Java no Brasil e no Mundo.

Que vai esquecer dessa Linguagem ??

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Pra pegar um emprego. É muito dificil “em tempo de faculdade” perceber que aprender uma linguagem pura e simplesmente, a longo prazo não faz muito sentido. Mas depois a pessoa aprende. Eu larguei minha pós de Gestão de Qualidade de Software em dois meses, quando percebi que era um curso de RUP sob outro diploma.

Não, porque livros clássicos são chatos e em 98% das entrevistas por aí ninguém vai perguntar se eu li um livro velho e chato, eles vão perguntar se eu sei usar o framework da moda. (sim, é ironia)

A propósito, Java deve acabar, sim. Mas como diz a última frase do ótimo “Gladiador”: “…but not yet, not yet…

O grande problema é que as certificadoras e os McDonalds da vida, fazem marketing em cima da linguagem do momento. Já vi muita faculdade fazer marketing por ensinar a linguagem X.

Já tive que discutir com uma pessoa dizendo que o McDonad que ele frequentou era bom pois ensinava Java. Qdo disse a ele que no curso que fiz (UFSCar) não tinha matéria especifica de uma ferramenta ou linguagem. A maioria dos professores orientavam e exemplificavam usando C ou Java,mas muitos deixavam vc entregar os trabalhos na linguagem ou ferramenta que vc achasse melhor. Ele ficou horrorizado…

Acho que além dos livros e matérias sobre Engenharia de Software e Gestão de Projetos, o pessoal tem que estudar e muito para ser um bom desenvolvedor, matérias como Construção de Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais Distribuidos, Estruturas de Dados, Grafos, Máquinas de Estado, IA,…

Isso é o ideal, a faculdade ensinar conceitos e a pessoa aprender sozinha ou com cursos o que precisa para trabalhar. Infelizmente são raras faculdades assim. :?

Isso é o ideal, a faculdade ensinar conceitos e a pessoa aprender sozinha ou com cursos o que precisa para trabalhar. Infelizmente são raras faculdades assim. :? [/quote]

Concordo totalmente… Eles demora pra parar de ensinar linguagens e firulas (aqui param com C na metade do segundo (um pouco antes) e Java acaba no final do segundo).

Abraço.

Não que Java vá acabar semana que vem mas pense em linguagens de mainfram. Todo mundo usava este tipo de tecnologia á alguns anos atrás, hoje em da elas não morreram mas você acha que exste muita coisa nova sendo desenvolvida? Coisa interessante? Sempre vai haver legado mas dificilmente tem alo interessante para fazer com ele.

O povo acha Java vai acabar?
Nossa, se Cobol até hoje tá ai. E mais, um bom programador de Cobol ganha mais que bons programadores de Java (juntos). Vai diminuir o mercado, mas em menos de 2 anos, desacredito.
Eu apostei atualmente no RoR, mais especificamente no JRuby on Rails. Mas o JVM vai se adaptando. No fim, a simplicidade vai imperando. Não foi assim com a adoção do Groovy como segunda linguagem do JVM?
Acho que no futuro muitos falarão o tal “Javanês” em diferentes linguagens (tudo rodando sobre JVM).