Java pode ou vai acabar?

E ainda é moderador essa nhacka!
Ninguem merece, cara se nao acredita em java pede pra sair cara!pede pra sai,seu fanfarrão!

[quote=novatao][quote]

pcalcado
Moderador

ou melhor pcontrarialdo o homen dos contrarios

Sempre vai haver legado mas dificilmente tem alo interessante para fazer com ele.

[/quote]

E ainda é moderador essa nhacka!
Ninguem merece, cara se nao acredita em java pede pra sair cara!pede pra sai,seu fanfarrão![/quote]

Tenho experiência teórica e prática suiciente para saber do que falo. Não parece ser o seu caso.

Você provavelmente veio ao lugar errado se espera um lugar onde as pessoas idolatrem alguma tecnologia, por favor vá procurar a sua turma.

CAMARADA vc nao passa de + um falso profeta anunciando o fim do java, se tem tanta experiencia assim como diz coisa q acho nao ser tao verdadeira mas vamos relevar, deveria saber q uma linguagem nao se extingue assim!Acredito que apos a sua morte o java ainda vai estar sendo um sucesso.

PEDE PRA SAIR!PEDE PRA SAIR!
SEU FANFARRÃO!

Pessoal,

UM dia java vai ficar OBSOLETO…assim como RUBY vai ficar tb…

“nossa, o cara tá loko!! Ruby tá ai bombando…” mas assim como outras linguagens, elas saem para outras entrarem … mas nao eh possivel a gnt dizer “ah, vai acabar em 15 anos, 20…60”…só o tempo vai dizer…

na nossa área é assim e pronto!! Obsoleto nao eh sinonimo de acabarrr…

Ô novatão… você não acompanhou a discussão não??

c++ era imortal, cobol também, VB então era o fino da bossa… essas linguagens foram superadas por outras mais atualizadas (java, C#, etc).

Com essas linguagens vai ocorrer o mesmo, é a vida. Deal with it.

Sempre vai haver trabalho para essas linguages. Software legado é uma realidade.

Gostem ou não mais a realidade é que um dia (talvez daqui a muito tempo) nossa profissão ficara obsoleta.

Alguém discorda que Fazer software esta ficando cada vez mais fácil. :smiley: comparem com antes, tentem fazer uma aplicação com Interface gráfica em Assembly, era praticamente impossível hoje já não é tão complicado.

Chegará uma hora que os próprios usuários irão criar os programas, apoiados em ferramentas cada vez mais sofisticadas.

Gostem ou não mais a realidade é que um dia (talvez daqui a muito tempo) nossa profissão ficara obsoleta.

Alguém discorda que Fazer software esta ficando cada vez mais fácil. :smiley: comparem com antes, tentem fazer uma aplicação com Interface gráfica em Assembly, era praticamente impossível hoje já não é tão complicado.

Chegará uma hora que os próprios usuários irão criar os programas, apoiados em ferramentas cada vez mais sofisticadas.[/quote]

acho q atééé chegar lá eu já morri!!! e meus netos tb!!! já estarei na 5 geração e o caramaba a 4…

sei q está cada vez mais fácil fazer sw, e vai continuar assim…mas e toda a parte de análise, arquitetura, enfim, não creio que o usuário/cliente terá conhecimentos para fazer algo tão bm planejado…

pensando por esse lado que vc disse, ai poderíamos imaginar os usuarios/clientes desenvolvendo, mas contratando empresas de CONSULTORIA para “montar” uma base solida para o sistema - leia-se análise, arquitetura, e afins…

Programar é “fácil” e “rápido”…

:smiley:

Isso ja acontece amigo, com delphi pessoas com pouca experiencia e um cursinho basico de uns dois, tres meses desenvolvem sistemas de pequeno a medio porte.claro que o resultado final nao é la grandes coisas.
tenho amigos que estao se formando ano q vem e se dedicaram ao delphi, e estao ganhando salarios miseros de 700,800 reais por causa destes que fazem um cursinho basico e saem programando por ai.

tomara q não… pelo menos até os proximos 10 anos! :stuck_out_tongue:

Eu não seria tão assertivo. Não arriscaria um timeframe mas já temos plataformas suficientemente boas para qu a maioria das aplicacões desenvolvidas não necessitem de aluém altamente capacitado. Some uma linguagem de dominio e você tem um cenário bem promissor para essas idéias.

Jetbrains, Sun, Microsoft, IBM, OMG… todos ao seu modo estão investido neste cainho. Nenhum tem tanta pressa assim mas as novas versões do Vsual Studio já incluirão o DSL tools como add-on. Faça uma busca no Google por ‘domain specific languages’.

[quote=AndrewAguiar]Gostem ou não mais a realidade é que um dia (talvez daqui a muito tempo) nossa profissão ficara obsoleta.

Chegará uma hora que os próprios usuários irão criar os programas, apoiados em ferramentas cada vez mais sofisticadas.[/quote]

Sabe quando foi que disseram isso pela primeira vez? Quando sai o Cobol, quase 50 anos atrás.

Sabe o que aconteceu todas as vezes em que uma nova e maravilhosa ferramenta apareceu para aposentar os programadores? Perceberam que esses mesmos programadores conseguiam produzir com essas ferramentas coisas que os usuários nem sonhavam que era possível. Há dez anos atrás, escrever um servidor web era punk. Hoje em dia, qualquer segundanista de ciência ou engenharia da computação escreve um.

Uma coisa em que essas ferramentas ajudaram foi criar uma curva de aprendizado mais suave. Se o sujeito precisa fazer alguns cálculos simples mas tediosos, ele não precisa escrever em Fortran, compilar num minicomputador, e levar os cartões perfurados para o mainframe. Ele só abre o Excel e cria uma macro. Isso tem o seu lado ruim, no entanto, que é fazer as pessoas pensarem que não existe segredo na programação, e existe sim. Por trás da programação existe este ramo da matemática chamado ciência da computação, e quem conhece um pouquinho que seja vai sempre surpreender quem não conhece.

Shoes, Algum livro para indicar??

Ow, colocar c++ e cobol na mesma frase não pode. :slight_smile:
C++ era imortal ??

Quando eu ver Kernels, sistemas embarcados, drivers, sistemas de alto desempenho em Ruby, Java ou Brainfuck, ai pode-se dizer que C++ morreu. Até lá …

[quote=xandroalmeida][quote=bandrade]

c++ era imortal, cobol também

[/quote]

C++ era imortal ??

Quando eu ver Kernels, sistemas embarcados, drivers, sistemas de alto desempenho em Ruby, Java ou Brainfuck, ai pode-se dizer que C++ morreu. Até lá …

[/quote]

Poizé, esses são contextos mais especializados… voc~e não entendeu o que eu quis dizer… a gandre maioria dos sistemas NOVOS não são feito sem C++, e isso era realidade algum tempo atrás… nunca + vi pra vender um C++ GUI programming guide… );

Acho que você quis dizer há mais tempo, há dez anos já era simples escrever um servidor web básico, mesmo em Java. Mas ok.

Contraponto: Há este mesmo tempo atrás (seja qual for) era muito dificil usar um computador. Hoj em dia miha mãe sabe fazer macros no excel (que é uma DSL). Aliás, ha não muito tempo atrás digitar um documento ou cadastrar coisas era tão complexo que havia um departamento só para isso nas empresas. Hoje uma menina que de tecnologia não sabe nada fica rica escrevendo templates em HTML pro myspace. A tecnologia para desenvolver software está ficando cada vez mais acessível e cada vez mais os usuários estão desenvlvendo seus softwares, sejam macros, personalizações de template ouregras de negócio em DSLs.

Quanto ao livro, este ano deve sair o do Fowler e o do Neal Ford. A literatura atual e bem fraquinha. Talvez aqui você encontre algo que te seja útil http://fragmental.tw

Acho que você quis dizer há mais tempo, há dez anos já era simples escrever um servidor web básico, mesmo em Java. Mas ok.

Contraponto: Há este mesmo tempo atrás (seja qual for) era muito dificil usar um computador. Hoj em dia miha mãe sabe fazer macros no excel (que é uma DSL). Aliás, ha não muito tempo atrás digitar um documento ou cadastrar coisas era tão complexo que havia um departamento só para isso nas empresas. Hoje uma menina que de tecnologia não sabe nada fica rica escrevendo templates em HTML pro myspace. A tecnologia para desenvolver software está ficando cada vez mais acessível e cada vez mais os usuários estão desenvlvendo seus softwares, sejam macros, personalizações de template ouregras de negócio em DSLs.

Quanto ao livro, este ano deve sair o do Fowler e o do Neal Ford. A literatura atual e bem fraquinha. Talvez aqui você encontre algo que te seja útil http://fragmental.tw[/quote]

ok, vou passar no seu blog. Esse ano -2007??

Vou aguardar …

[quote=bandrade][quote=xandroalmeida][quote=bandrade]

c++ era imortal, cobol também

[/quote]

C++ era imortal ??

[/quote]

Poizé, esses são contextos mais especializados… voc~e não entendeu o que eu quis dizer… a gandre maioria dos sistemas NOVOS não são feito sem C++, e isso era realidade algum tempo atrás… nunca + vi pra vender um C++ GUI programming guide… );[/quote]

Nunca mais viu? Amazon!

Java é o futuro Cobol…ela foi homologada em grandes corporações como quase todos(se nao todos) os bancos, como camada de front end, alem de empresas securitarias, editoras, e-commerces, empresas de cosmeticos, telecom, etc…impossivel java morrer!!!

:lol: :lol: :lol:

[quote=bandrade]Ô novatão… você não acompanhou a discussão não??

c++ era imortal, cobol também, VB então era o fino da bossa… essas linguagens foram superadas por outras mais atualizadas (java, C#, etc).

Com essas linguagens vai ocorrer o mesmo, é a vida. Deal with it.

Sempre vai haver trabalho para essas linguages. Software legado é uma realidade.[/quote]

Como assim C++ já era??

Quem disse que C++ foi feito para fazer sistemas comerciais da forma como é feito em linguagens como Java?

O segmento de C++ é quase que por completo diferente do de Java, e é ainda uma das linguagens mais usadas no mundo.

Olá

Concordo que Java não vai morrer e tem enorme base instalada. Muitas novas aplicações ainda precisarão ser em Java. Java tem potencial de crescimento e ainda não virou legado.

Para desenvolvimento web, RoR é mais fácil na maioria dos casos mas há algumas poucas coisas que é muito difícil fazer com RoR.

Se eu fosse começar uma empresa nova, com certeza adotaria RoR. Se fosse criar uma nova aplicação dentro de uma empresa com muito conhecimento de Java, dificilmente recomendaria RoR. Mas se o projeto exigisse prazo curto então a alternativa RoR levaria vantagem.

Há que reconhecer a solução mais adequada em cada caso. Quem adota tecnologia como quem escolhe religião ou time de futebol, não saberá escolher a melhor opção de forma isenta.

[]s
Luca (que ainda programa em Fortran que ainda não morreu e ainda tem circunstâncias onde é a melhor opção)