Olá, galera eu fiz um projeto bem simples em java, no qual
o mesmo salva no banco de dados db4o. Agora eu estou
querendo fazer um outro projeto para salvar em PostgreSql
porem eu não sei nem por onde começar, não sei conectar
o banco com java, tipo os SQL’s tranquilo, porem como que eu
faço a a conecção com o postgreSql?, se alguem puder me ajudar
ou indicar algum tutorial completo.
Então, para se conectar ao postgresql não tem muito segredo, porque na verdade você irá utilizar JDBC que é generico para qualquer banco de dados, a unica coisa que irá mudar vai ser o driver do postgresql que você irá precisar colocar em seu classpath, abaixo vou colocar uma classe basica para conexão com banco de dados:
packagebr.com.exemploDAO.conexao;importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;publicclassServiceLocator{privatestaticfinalStringSTR_DRIVER="org.postgresql.Driver";privatestaticfinalStringSTR_CONNECTION="jdbc:postgresql://localhost:5432/nome_base";privatestaticfinalStringSTR_DATABASE_USER="usuario";privatestaticfinalStringSTR_DATABASE_PWD="senha";privatestaticServiceLocatorinstance=newServiceLocator();static{try{Class.forName(STR_DRIVER);}catch(Exceptione){System.out.println("Erro ao carregar driver JDBC: "+STR_DRIVER);e.printStackTrace();}}privateServiceLocator(){}publicstaticServiceLocatorgetInstance(){returninstance;}publicConnectiongetConnection()throwsException{returngetConnectionManual();}privateConnectiongetConnectionManual()throwsException{Connectionconn=null;try{conn=DriverManager.getConnection(STR_CONNECTION,STR_DATABASE_USER,STR_DATABASE_PWD);}catch(Exceptione){thrownewException("Erro ao obter conexão via DriverManager: "+STR_CONNECTION);}returnconn;}publicvoidclose(Connectionconn,PreparedStatementpstmt,ResultSetrs)throwsSQLException{//Fecha o resultset abertoif(rs!=null){rs.close();}//Fecha o preparedstatement abertoif(pstmt!=null){pstmt.close();}//Fecha a conexão abertaif(conn!=null){if(!conn.isClosed()){conn.close();}}}}
Falou.
Jonatas_Emidio_de_So
Basicamente é só ter o jar do postgres = EX: postgresql-8.3-603.jdbc4.jar
apontar para o drive do postgres
apontar para o dialeto do postgres
apontar a url para o banco
informar o usuário
informar a senha
A forma como é feito vai tambem depender se vc esta usando JDBC ou alguma framework
Um exemplo :
connection.driver_class = org.postgresql.Driver – aponte para o drive do postgres
dialect = org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect – aponte para o dialeto do postgres
connection.url = jdbc:postgresql: /nome do banco / – aponte a url para o banco
connection.username = postgres – informe o usuário
connection.password = post – informe a senha
Favor informar se vc utiliza JDBC ou o FrameWork para que os usuários do guj ajudem melhor!