Eu acho o segundo item dispensavel.
O forte do Java são os padrões, então se a Sun resolver cobrar pela JVM dela, é só utilizar a de algum outro fabricante (que poderia ser até mesmo open-source). JVMs como a da IBM, Oracle e BEA são certificadas como 100% compatíveis, se não me engano.
Concordo, se o código fonte for aberto, teremos alguns problemas como os existentes no Linux, pois as distros não são 100% compatíveis, um exemplo é o Oracle que não é homologado para todas as distros, no máximo 2 ou 3, e colocá-lo para rodar em distro não homologada é dose.
sou a favor da liberacao do codigo da jvm voces ja virao como ela trabalha internamente?
assim muitos desenvolvedores podem ajudar ma evolucao da mesma
mesmo porque o conhecimento deve ser de dominio publico e espaplhado aos 4 ventos so assim teremos um futuro melhor e uma jvm tambem
Qualquer implementação deve seguir a especificação da sun
Qualquer pode implementar a especificação, e fazer o que quiser com esta implementação
A implementação deverá ser aberta … tipo domínio público, spl.
1,2,3 devem ser irrevogáveis. irretorquíveis, etc.[/quote]
:? Olha,
Sou contra a abertura dos fontes de Java. Desculpem se estou sendo ignorante, mas acho que tudo pode virar um bagunça, literalmente. Com os códigos acessíveis para tudo e todos, quem sabe o que pode acontecer? Quem garante que isso não vai fugir do rumo certo e começar a se distorcer?
Deveria haver, então, pelo menos alguns termos(emitidos pela Sun) que restringissem as mudanças que poderiam ser feitas, como escreveu o amigo rodrigousp.
Vejam, a maior parte da core lib do java vem junto com o jdk, no src.zip… esta la, para quem quiser ver como eh feito, usar como ideias…
Ha um outro problema que grande parte do pessoal nao ve qdo se fala em licenciar tudo em uma licensa open source: algoritmos. O gerenciamento de memoria eh um exemplo disso… ha muita coisa projegida por patentes e mais patentes ( e a sun gosta disso ), e nao eh simplesmente “libera ai”…
A especificacao esta la para quem quiser ver e implementar… alem do mais, qualquer um pode participar do JCP.
[quote=“waa”]sou a favor da liberacao do codigo da jvm voces ja virao como ela trabalha internamente?
assim muitos desenvolvedores podem ajudar ma evolucao da mesma
mesmo porque o conhecimento deve ser de dominio publico e espaplhado aos 4 ventos so assim teremos um futuro melhor e uma jvm tambem
seja livre use ****?[/quote]
Conhecimento tem que ser livre, mas o código-fonte não. Liberar o código-fonte da JVM iria resultar em versões incompatíveis entre si e não em um futuro e jvms melhores Prefiro pensar que o acesso a comunidades de desenvolvimento de software livre devem possuir acesso irrestrito e facilitado à tecnologia Java (desde que estejam de acordo com a regras impostas pela JCP).
[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
Conhecimento tem que ser livre, mas o código-fonte não. Liberar o código-fonte da JVM iria resultar em versões incompatíveis entre si e não em um futuro e jvms melhores Prefiro pensar que o acesso a comunidades de desenvolvimento de software livre devem possuir acesso irrestrito e facilitado à tecnologia Java (desde que estejam de acordo com a regras impostas pela JCP).[/quote]
Se o TCK não for tão restrito quanto é isso NUNCA vai acontecer.
Entendam que somente uma VM que passa pelo TCK pode ser chamada de Java. Simples assim, isso não vai e não deve mudar. A coisa é simples, mudaram de forma a ficarem incompativeis com o java, sem problemas, mas NÃO É MAIS JAVA.
Arg, parece que ninguém entende. O problema todo é o fato que como está hoje a Sun proibe implementações OSS/FS do java. O fonte da implementação da Sun é irrelevante enquanto isso não mudar.
[quote=“louds”][quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
Conhecimento tem que ser livre, mas o código-fonte não. Liberar o código-fonte da JVM iria resultar em versões incompatíveis entre si e não em um futuro e jvms melhores Prefiro pensar que o acesso a comunidades de desenvolvimento de software livre devem possuir acesso irrestrito e facilitado à tecnologia Java (desde que estejam de acordo com a regras impostas pela JCP).[/quote]
Arg, parece que ninguém entende. O problema todo é o fato que como está hoje a Sun proibe implementações OSS/FS do java. O fonte da implementação da Sun é irrelevante enquanto isso não mudar.[/quote]
Como “acesso facilitado para as comunidades de desenvolvimento à tecnologia Java”, eu me refiro aos TCKs
[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
Como “acesso facilitado para as comunidades de desenvolvimento à tecnologia Java”, eu me refiro aos TCKs ;)[/quote]
Hoje o mundo resolveu conspirar para me sacanear, então me dou ao direito de ser injusto, mal educado, grosso, estar errado e ainda discordar de voce! :!: :!: :!:
[quote=“louds”][quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
Como “acesso facilitado para as comunidades de desenvolvimento à tecnologia Java”, eu me refiro aos TCKs ;)[/quote]
Hoje o mundo resolveu conspirar para me sacanear, então me dou ao direito de ser injusto, mal educado, grosso, estar errado e ainda discordar de voce! :!: :!: :!:[/quote]