Java... Qual o Futuro para os Programadores?

Ola pessoal,
Atualmente desenvolvo um Aplicativo Comercial em Java, mas faço por uma questão de conveniencia pois o mercado esta infestado destes aplicativos e acredito que isto ha muito tempo deixou de ser um bom negócio. Por outro O Java é uma linguagem poderosa e com muitos recursos. A pergunta que não consigo para de fazer: Em que segmento o Programador Autonomo ou que deseja montar uma empresa especializada em Java deve investir seu tempo e recursos?
Um Abraço a todos,
Ricardo Bezerra
ricardo@alvicom.com.br

…soluções com interface web e móveis.

Vc poderia citar algum exemplo de sistema deste tipo que o mercado esteja realmente precisando.

Daqui a alguns anos, tudo será móvel e prático, colocando na nossa linguagem, web e móvel, como o matheus mencionou.

Empresas com atividades nas áreas de vendas, restaurantes, hotéis e entre outras necessitarão de tecnologias que favoreçam suas atividades, como o uso da tecnologia móvel (hand-helds, PDA´s, Celulares e etc).

Empresas no ramo comercial ou em outras áreas, precisaram de sistemas que rodem 24hrs, com pouco custo, robusto e proativo, no caso, sistemas web.

Acho que isso acontecerá nos próximos anos, com o barateamento da tecnologia e o avanço de pensamento técnico/mental das empresas.

[]s

O que está acontecendo é que a empresa comercial precisa de mais um braço para expandir seus negócios. Assim como o telefone, o site, a visita do vendedor, ela também precisará de dispositivos móveis que de alguma maneira possam chegar ao cliente.

Os exemplos são inúmeros, desde garçons atendendo via PDA até controle de Banco de Dados da empresa pelo Palm, que a Oracle já tem uma solução parecida. Parece que a grande tendência é J2ME, mas o J2EE está a todo vapor nas empresas de telecomunicações, migrando velhos sistemas cliente-servidor (hard) para Java J2EE.

Acredito também no desenvolvimento de Jogos para celulares. Um mercado que poderá crescer muito aqui no Brasil quando acertarem a tecnologia GSM, que está em constante aperfeiçoamento. Só para se ter uma idéia, o mercado de Games fatura mais que a idústria do cinema no Tio Sam. É pagar pra ver.

Um Abraço,

Rodrigo Camargo.

j2me… vou apostar minhas fichar nessa area

mas é uma pena que java perde espaço para desktop… delphi\vb\c++ humillham java em numero de aplicações, mesmo java sendo melhor…

O java perde um pouco em um ambiente Desktop… por isso as outras linguagens dominam a área…
Mas como o pessoal falou… J2ME vai ter um grande futuro! J2EE já está num boom enorme, e não creio que vá cair também… Servidor de aplicação web é Java… não há comparações… e o mercado está vendo isso…

[]s

ERP é um exemplo

Eu aposto em moveis e back-end de grande corporações. A interface web feita em Java é muito pouco produtiva, .net :evil: está muito mais “madura” para essas facilidade. E isso não eh eu q estou falando, o mercado está falando e falando alto. Se Java não melhorar e muito a sua produtividade para fazer interface web o mercado irá fica bem dividido.

Acredito que vc esta se referindo ao VisualStudio. Bem, há muitas coisas q implicam nesta questão… Existe uma ferramenta muito boa para criar interface web para Java sim, o Java Studio Creator… mas, O LANCE É:

vc desenvolvendo em .net, esta amarrado a microsoft para desenvolver com a produtividade q diz ter, ou seja, tu tens q pagar pela tua ferramenta de desenvolvimento. É produtiva? Sim. Vale a pena? Não sei pois não conheço o preço nem a ferramenta em si.

Em Java, existe um conceito diferente, queremos independencia de OS e ainda independencia de fornecedor, tanto de SGBDR quanto de ferramentas quanto de container… Se eu for usar o Studio Creator para Java, estarei me amarrando a Sun, se eu for usar o JDeveloper estarei me amarrando a Oracle… são questões delicadas, onde oq vale é oq o cliente quer.

Por ex, se eu for usar o JDev para desenvolver meus sistemas, só serei produtivo se for usar Oracle, logo, meu cliente precisa pagar por um Oracle.

Se eu for usar .net, só serei produtivo se usar o VisualStudio, logo, eu ou o meu cliente precisa adquirir licenças de VisualStudio…

se o preço dessas ferramentas paga a produtividade, ja é outra questão, mas o lance é q tu vai se prender a um fornecedor, e em empresas não tem jeito de impor q elas devem pagar certas licensas para vc implantar seu sistema nelas…

concordo contigo quando a questão de ficar amarrado a um fornecedor ou ter q pagar para ter essa produtividade. Mas um cliente grande, que não se importa com $$, não está preucupado com isso, o q ele quer eh ter um cadastro pronto o mais rapido possivel não interessando. E hj, se o seu mercado for esse, a produtividade esta acima de tudo.
Eu pessoalmente prefiro continuar a saga Java/Linux, e fazer essas tecnologias evoluirem, mas preciso ter o meu ganha pão!!
Acho acima de tudo q Java precisa urgentemente ganhar produtivade para o que ela sabe fazer de melhor, sistemas WEB. O back-end está tão maduro e produtivo, pq não conseguem evoluir no front-end?

[quote=“giulianoribeiro”]concordo contigo quando a questão de ficar amarrado a um fornecedor ou ter q pagar para ter essa produtividade. Mas um cliente grande, que não se importa com $$, não está preucupado com isso, o q ele quer eh ter um cadastro pronto o mais rapido possivel não interessando. E hj, se o seu mercado for esse, a produtividade esta acima de tudo.
Eu pessoalmente prefiro continuar a saga Java/Linux, e fazer essas tecnologias evoluirem, mas preciso ter o meu ganha pão!!
[/quote]

Concordo com tudo.

[quote=“giulianoribeiro”]
Acho acima de tudo q Java precisa urgentemente ganhar produtivade para o que ela sabe fazer de melhor, sistemas WEB. O back-end está tão maduro e produtivo, pq não conseguem evoluir no front-end?[/quote]
Quando vc diz sistemas web, vc se refere a interface web sendo utilizada como cliente do sistema, certo? Vc se refere a ausencia de uma ferramenta que tu arraste um componente pro formulario html e ele escreva a taglib por baixo para vc? Então, existe o Sun Java Studio Creator, q faz exatamente isto e tem o JavaServer Faces como framework. :slight_smile: …também existem frameworks para a view muito simples, como o Velocity… mas td bem, eu ainda não conheço nd q escreva as tags pra mim sem ser o Studio Creator…

eh, nesse topico de drag’and’drop eu, as vezes, uso o jdeveloper para fazer cadastrinhos rapidos e depois edito o source colocando alguma tag do webwork, já o Java Studio Creator eu não levo muita fé por causa so JSF que até agora não “vingou”.

eu ja tenho preferencia pelo DreamWeaver para construir a minha view e depois substituir pelas tags…

Como assim nao vingou ? ta mais que na cara que JSF veio pra ficar. A maior prova disso e que seu maior “rival” o struts anunciou oficialmente que sua proxima versao sera toda baseada no framwerok JSF.
Vingar ele ja vingou ,e questao de tempo ate ele dominar o mercado , ou melhor, boa parte dele.

tbm prefiro o dreamweaver, e editar as tags…

vcs realmente acham que JSF vai dominar a área???

bom, ele é uma especificação do j2ee né… mas dominar não sei… não entendo do assunto…

Com relação ao J2ME. Atualmente algumas empresas utilizam o Pocket PC como sistema operacional em seus Palm´s, sendo que o mesmo já vem com .Net Compact Framework e pelo que andaram me falando eu terei maior produtividade com o Visual Studio para rotinas gerais e C++ para rotinas que necessitam de alto desempenho. O J2ME é viavel neste caso?

J2ME é simplesmente a melhor opção… tem mais recursos, e é portável para muitos dispositivos móveis… se resolverem trocar de aparelho pra um melhor\de outra empresa, provavelmente não sera uma dor de cabeça tão grande

Minha opnião…

J2ME vai ter sua época de explosão! ou está tendo, não sei direito, não acompanho este lado do java…

Porém, não vai ficar por muito tempo, o avanço da tecnologia vai permitir rodar um firefox da vida em celulares… pelo menos eu imagino… logo j2ee vai dominar…

Atn.
Dennys Fredericci