Java SE - Aplicações desktop - Realidade ou Mito?

O que vocês acham do Java no campo de desenvolvimento de aplicações desktop? Se gostam, qual framework utilizam (SWT ou Swing)?

At

Ola,

Desenvolvimento de Desktop em Java é uma área que cresce a cada dia, JSE é bastante rico para esta finalidade.

Em relação ao uso de Swing ou SWT… isto vai muito do cliente, mas lembrando que p Swing é padrão, ou seja, se tem JVM tem o Swing disponivel… no caso do SWT é necessário uma dll extra…

Enãto que tipo de cliente necessitaria de SWT e qual necessitaria de Swing?

Ola,

Bom, isto depende muito do cenário, não é simples dizer que este ou aquele necessita deste ou daquele… um cenário, o cliente diz pra vc que o sistema rodará em maquinas desconhecidas, e que terá que ter rodar em todas… vc pode usar somente o swing, configurando a distribuição atraves de JavaWebStart, assim vc pode garantir uma JVM minima…

Sou mais o SWT. Mais rápido e com a cara do SO. Ter que usar uma biblioteca nativa não me incomoda.
Em relação à produtividade, não posso falar muito, mas creio que não haja muita diferença.

[quote=“Schuenemann”]Sou mais o SWT. Mais rápido e com a cara do SO. Ter que usar uma biblioteca nativa não me incomoda.
Em relação à produtividade, não posso falar muito, mas creio que não haja muita diferença.[/quote]
Colocar o swing com a cara do SO é simples, só setar o look and feel… que já vem implementado na api mesmo…
Em relação a ser mais rápido… bom, levando em consideração que os caras sobrescreveram a api básica, não tudo, claro… mas tem o problema de até quando ele darão suporte as novas versões.
Produtividade… eu não tive uma boa experiencia com o SWT, sendo que já desenvolvo a alguns anos em swing. Mas tenhos conhecidos que dizem que é a mesma coisa…

[quote=“BrunoCarlo”][quote=“Schuenemann”]Sou mais o SWT. Mais rápido e com a cara do SO. Ter que usar uma biblioteca nativa não me incomoda.
Em relação à produtividade, não posso falar muito, mas creio que não haja muita diferença.[/quote]
Colocar o swing com a cara do SO é simples, só setar o look and feel… que já vem implementado na api mesmo…
Em relação a ser mais rápido… bom, levando em consideração que os caras sobrescreveram a api básica, não tudo, claro… mas tem o problema de até quando ele darão suporte as novas versões.
Produtividade… eu não tive uma boa experiencia com o SWT, sendo que já desenvolvo a alguns anos em swing. Mas tenhos conhecidos que dizem que é a mesma coisa…[/quote]
Me corriga se eu estiver errado: as informações do LAF são “hard-coded” no Java, então se você usar uma versão “antiga” no Vista (por exemplo), a aplicação continuará com a cara do XP. Além disso, independente de versão, ela não copia as preferências do usuário, ficando sempre com o LAF default do SO. Se o cara colocou um degradê diferente do default na barra de título, ainda aparecerá o original.

Sobre sobrescrever a API básica e suporte, tem ainda um detalhe que esqueci de falar: o SWT tem componentes/diálogos que o Swing não tem (bom, talvez o 6 tenha, então me corrija novamente). Exemplos: FontDialog, FileDialog, ColorDialog, etc, tudo igual ao SO nativo.

Realmente, para vc alterar o L&F tem que ser hard-code, mas pode-se configurar para que o usuario selecione… e alterar em runtime.

Em relacao a ele mostrar as janelas com as preferencias do usuario, ele “pega” o padrao de janelas do SO entao se as janelas estiverem com degrade, cores diferentes, ele vai mostrar assim… so nao posso confirmar em relacao a fontes… mas o padrao de janelas ele fica igual.

Em relacao aos components extras que o SWT tem, digamos que ele deu uma melhorada, mas a API padrao tem eles sim, o JFileChooser e o navegador do filesystem… e na maioria das veses ele fica igual ao do SO, o JColorChooser. para cores… mas com certeza que ele tem alguns components ja implementados, nao sei listar quais, que a API padrao nao tem…

Não, eu quis dizer que as informações do L&F estão no próprio JRE. Se você usar Java 1.4 (talvez 1.5), não poderá ter a cara do Vista na aplicação, pois o Vista veio depois dessas versões.

Sério? Inclui ProgressBar animada, efeitos de botões, essas coisas (ex: Beryl/Compiz do Linux)? Se sim, é novidade pra mim.

Hmmm… eu acho que os diálogos não ficam iguais, não. Vez ou outra, até aparece alguém por aqui perguntando como alterar os textos do JFileChooser. Eu sei que o do AWT (FileChooser) fica igual, mas o do Swing também?

O que eu acho meio tosco no SWT é a API. Acesso direto a atributos, reutilização de classes sem sentido (Point para indicar o tamanho de um componente), etc.

Não entendo por que a Swing não tem uma implementação nativa como o SWT… :???: