Java SE + Hibernate

Galera ja postei um topico parecido com esse antes, para coletar informações de desenvolvedores que ja usaram ou tentaram usar o hibernate em aplicações desktop.
Bem… estou novamente tentanto coletar experiencias de outros desenvolvedores, pq com as dicas q obtive aqui no forum nao consegui implementar uma aplicação crud completa… imcopetencia minha mesmo! rsrsrsrs

Minha maior duvida é em relação ao uso da jTable e do TableModel. Tipo… como eu faço pra popular uma jTable com uma List com os resultados da pesquisa vinda do banco atraves do hibernate?
Quem puder postar algum codigo que me de a luz fico agradecido. :smiley:

Sergio,

Enxergue os dados do TableModel e os dados vindos do Hibernate como coisas diferentes. Primeiro você deve escrever um código que exponha um método do tipo getDados() que retorne um List (este método deve ficar preferencialmente fora do seu TableModel). Este método vai acessar o banco através do Hibernate, colocar os dados em uma lista e retornar para quem chamou (imagine isto como se você a implementação de um DAO. Se você não se sente a vontade com o termo DAO, sugiro que você estude o design pattern Data Access Object, que vai te ajudar muito neste caso).

Num segundo momento, você pode passar esta lista de dados no construtor do seu TableModel, ou criar um método setter no seu TableModel para fazer isso. Fazendo esta separação, você vai usar o seu TableModel do mesmo jeito que você usaria sem o Hibernate porque você não está criando essa dependência.

Se ainda assim você tem dificuldades, sugiro que primeiro você estude bem o Hibernate e também estude bem como implementar um TableModel corretamente. Juntar os dois depois é a parte mais fácil, acredite.

Abraço

seria algo assim veja:

[code]//classedao.java

public List consultar(String letter){
session = ConexaoFactory.getInstance();
/*para entender o HQL o from abaixo será seu bean
* o l eh como se fosse o ? que temos o sql usando o PreparedStatement
* apos o where temos o campo de pesquisa que eh a coluna na tabela
* paraemtro da query para pesquisa do hibernate
*/
Query query = session.createQuery(“from NewsLetter l where l.nome like :letter”);
List list = query.setString(“letter”, “%”+letter+"%").list();
return list;
}
[/code]

...
public DataModel getBuscar(){
		NewsDAO newsdao = new NewsDAO();
		/* chamando o metodo de pesquisa 
		 * e passando o valor da campo digitado
		 */
		model = new ListDataModel(newsdao.consultar(keynome));
		return model; 
	}

veja se ajuda… esse codigo ai pesquisa no bd um campo digitado em um input, porem eu tenho um select da base de dados em um List.

sergio_java,

Eu uso BeansBiding ele funciona que é uma beleza caso queira saber mais da uma pesquisada no google que vc vai achar bastante coisa tem uma revista que explica bem também que a java magazine na edição 70 com ela acho que vai clariar sua ideia.

fui…

Galera vou tentar implemetar algo simples pra ver se consigo!
Atualmente estou programando para web e ja esqueci quase tudo sobre TableModel e jTable, por isso estou
com tanta dificuldades! :smiley:

"