Java - sistema simples

Bom dia,

Estava com a missao de criar um sistema para um consultorio psiquiatrico,
seria só cadastro de pacientes, uma agenda e um leve controle financeiro… Coisa bem simples.

Usando java desktop, qual seria o jeito mais simples de fazer essa implatação?
Qual banco de dados e como fazer essa integração com o banco?

Teria que ser feito backup dos dados diariamente.
Seria necessário pagar um servidor para realizar esse backup? Qual a media de preço?

Você confundiu um pouco as coisas em dizer java desktop e pagar servidor. Quando se vai pagar um servidor, significa que está online, logo não é para desktop. Mas já que é desktop, entendi que sera usado localmente. Você pode simplesmente comprar um computador e usa-lo como seu servidor. Vou te explicar como funciona:
Você precisa de algumas coisas:
1° Um computador com memoria para armazenar e servi seus dados.
2° Nesse computador você terá um banco de dados instalado. Usa um open-source e gratuito, como o Postgresql.
3° Você terá que desenvolver sua aplicação para comunicar com o banco de dados e trazer o que precisa.
4° Você pode renderizar todos os seus dados em um navegador, escrevendo seus dados em paginas html. Que é o que o navegador entende.
5° Você precisa de um software conhecido como servidor de aplicação que ligara a interface do navegador a sua aplicação java.
6° Tem que entender dos protocolos HTTP… STOP!
Melhor eu resumir. Você estará ‘perdido’ se fazer isso em java. Meu concelho é procurar uma tecnologia como PHP, pois é um sistema muito simples e pequeno, o PHP será ótimo para sua necessidade. Ou então contrate um programador ou empresa por fora que ele fara isso para você. Pois acho que você ainda não é programador, se você for aprender JAVA apenas para um sistema pequeno desses, você perderá o maior tempão para isso. Até para fazer um Hello World! no navegador usando java, já exige bastante conhecimento em java.

Estava pesquisando e vi que o melhor jeito seria desenvolver essa aplicaçao em java, pois ja conheco alguma coisa…
Acessar o banco via local mesmo, e fazer o backup dele diariamente.
Estava pensando em usar mysql e fazer backup diariamente no DropBox mesmo.

Alguma sugestão?

O cara acima em vez de ajudar acabou criticando, bom vamos lá se você quer produtividade utilize a IDE NETBEANS (https://netbeans.org/), para facilitar a criação de telas, para integração com banco de dados você pode utilizar banco de dados open source, como por exemplo, firebird 2.5 com ide ibexpert, postgreesql, mysql, tem vários conteúdos na internet que em menos de 10 minutos você cria uma classe de conexão

Exemplo de uma classe de conexão com Firebird 2.5

para fazer a conexão você necessitará de uma drive de conexão referente ao banco de dados escolhido é importa-lo para seu projeto, como por exemplo o drive de conexão para o servidor firebird

*Caso queira um ORM http://www.devmedia.com.br/orm-object-relational-mapping-revista-easy-net-magazine-28/27158 , sugiro utilizar o Hibernate cuja a ide netbeans auxilia da criação de classes utils, classes de configuração etc. https://www.youtube.com/watch?v=bSFCQHuUBFI

Ao final do seu desenvolvimento você vai querer gerar um aplicativo executável

Espero ter ajudado.

Att Luram Archanjo, www.luramarchanjo.com.br

Luram, Criticar não foi minha intenção. Você deu um exemplo de como conectar com o banco de dados usando JDBC e depois sugeriu Hibernate?. Com o Hibernate, você mapeia suas classes entidades em um arquivo persistence.xml e o Hibernate gera suas tabelas quando for persistido no banco. É nesse próprio arquivo que você gera a conexão com o banco. E outra, só conectar com o banco de dados não é suficiente para se ter uma aplicação funcionando. Você deve saber configurar seu servidor, configurar o arquivo web.xml, tratar erros, manter uma segurança no sistema, trabalhar com servlets, e mundarel de coisas… Isso contando que o cara vai fazer só a parte do servidor, o que não parece ser o caso. Se ele for fazer tudo sozinho, então deve saber javascript/HTML/CSS e modelagem de dados.

Quando eu disse ‘perdido’, foi porque eu vejo muita gente que acabou de aprender java básico, mau mau JSF, e foi logo desenvolvendo aplicação para os outros. Sem antes aprender Servlets. Sem aprender Design patterns. Depois fica perdido e desesperado procurando soluções com os outros, achando que o mundo esta contra ele.

Pegar exemplos na internet para fazer, é uma das piores praticas que alguém pode usar. Quem faz isso não é programador, é copiador de código.

Por isso eu aconselhei ele a usar uma tecnologia com uma curva de aprendizagem menor, já que pela necessidade dele, como a aplicação é pequena, o php funcionaria tão rápido quanto Java. Como ele quer usar é java mesmo, eu passo um tutorial que eu já fiz. Nesse site www.tutorialspoint.com, tem ótimas apostilas, tanto para experientes, quanto para iniciantes. Apostilas que vão desde HTML/CSS/JavaScript/Jquery passando por Java/JPA/Servlet/JSP/Hibernate/BancoDeDadosRelacionais até BancosNoSQL/BigData/MotorDeBusca como Lucene, e tudo isso gratuitamente.
Sugiro estudar Modelagem de dados, SQL, JDBC, JPA, Servlets e JSP. Necessariamente não nessa ordem. E aprenda design patterns, principalmente o MVC e o DAO.

Se vc quer desenvolver um sistema desktop, nao necessariamente precisa ser web local como diz o amigo acima, ou seja, nao precisa saber nada de JSF, HTML, CSS… nem configurar web.xml, servidor de aplicacao ou coisas do tipo.

Voce pode criar um sistema desktop com Swing ou JavaFX (mais recomendado) e rodar na maquina local e não em um servidor. Procure algo sobre,

Perfeito meu amigo, então acho que ele está com boas dicas suas so quesito java web ou mesmo web, e umas dicas minhas sobre java se.

Desculpe minha colocação.

Abraços

Complementando, sugeri usar a IDE Netbeans pois já vem integrado SWING e drag and drop, caso queira mais alguns componentes extras da uma pesquisada em SWINGX

Abraços

Realmente para desktop eu não posso falar muito(nada na verdade). Tinha proposto desenvolver e rodar em cima de um Browser. Configurando e rodando localmente mesmo.
De qualquer maneira, fica minhas dicas caso alguém queira iniciar e desenvolver alguma aplicação java web.

Realmente, a minha itençao é criar um sistema Desktop com o banco instalado na maquina do cliente.
A Conexao com o banco dessa forma é bem simples
Vou usar o hibernate, e o banco de dados mysql.

Farei um backup diario do banco em uma conta no Dropbox, utilizando o mysqldump
Dessa forma acho que fica o mais simples e agil possivel