Java só serve para a masmorra da web?

Muito, se fala em JAVA, mas ainda há uma dúvida no ar. O java é linguagem de propósito geral? O java é linguagem só para a web? Mesmo tendo um ambiente para desenvolvimento desktop, ainda assim é vantagem construir aplicativos desktop, mesmo tendo ferramentas como o Visual Basic ou Delphi no mercado?

Não sou do lado esquerdo, só estou com dúvidas de iniciante.

Acho que esse fórum é para esclarecer dúvidas como essa.

A linguagem Java é de propósito geral sim, dá pra construir praticamente tudo com ela, de servidores web a processadores de texto. O que não é possível fazer (ou é bem mais complicado, pra não ser tão cético) com PHP, por exemplo.

O fato de Java ter muito mais aplicação para web segue uma tendência do mercado, que está virando as atenções para aplicações web-based, sendo Java o ambiente da moda atualmente, é natural que muita coisa seja desenvolvida usando esse ambiente.

Na minha opinião, a pergunta mais coerente não é se Java só serve pra web e não pra aplicações desktop, mas sim se ainda vale a pena desenvolver aplicações desktop (a lá VB, Delphi etc.).

Olá

Olhando rápido no meu desktop vejo as seguintes aplicações que acessam a web: Firefox, ReceitaNet, VolvoOceanRace, GoogleEarth e outras menos usadas como Internet Explorer e Outlook Express.

Sempre me pergunto: para que serve hoje em dia uma aplicação que não acesse a web? Por quais cargas d’água alguém contratari um programador para fazer uma porcaria como o antiquado Office que roda isolado do resto do mundo? Para mim masmorra é usar o Office.

Atenção que estamos no século 21. Para escrever código isolado a gente usa no máximo linguagem de script. Qualquer programinha com alguma serventia, seja ele escrito em Java, Delphi, VB ou Cobol, normalmente precisa acessar a web. Desde 1997 Java já faz isto com facilidade. Quanto ao Delphi e VB acredito que também o façam. Para mim o mal do VB é que no fim o programa geralmente fica ilegível e difícil de manter. Com Java é mais fácil escrever código legível e administrável.

[]s
Luca

[quote=Spool]Só esclarecendo algumas coisas:
Aplicação WEB não quer dizer explicitamente que tem que rodar em um bronser.

Não vamos confundir as coisas.

Vejo muitos clientes de grande porte com sistemas internos que se utilizam da internet para transferencia de dados, mas nem por isso, obrigam suas aplicações a rodarem por cima de um Internet Explorer por exemplo.

[/quote]

É justamente isso que estou procurando. Quero saber se posso construir aplicativos que useem a internet, e não roda-lo somente num browser, mas que rodem como desktop que acessa a internet para enviar dados.

Vc quer fazer um cliente java. Ok, isso pode ser muito bom.

Podes usar swing, por exemplo.

[quote=Spool]Só esclarecendo algumas coisas:

Vejo muitos clientes de grande porte com sistemas internos que se utilizam da internet para transferencia de dados, mas nem por isso, obrigam suas aplicações a rodarem por cima de um Internet Explorer por exemplo.[/quote]
Hey! Aplicações Web são as que rodam em browser sim, você é quem tá confundindo as coisas. :wink:

Sistemas distribuídos/em rede que usam internet pra transferir dados não são necessariamente aplicações web. Pra mim é bem claro, web é o que se pode acessar de qualquer lugar que tiver um browser instalado.

Olá

[quote=ZehOliveira]
Hey! Aplicações Web são as que rodam em browser sim, você é quem tá confundindo as coisas. ;)[/quote]

Na teoria concordo ontigo. O termo certo seria aplicação Internet. Pensando de modo bem radical sobre a diferença entre Internet e web você tem razão.

O que é web? Antes a Internet não usava browser. A gente sofria um bocado até que o Tim usou um hype da época (hyper texto) e criou o conceito www (world wide web) com acesso gráfico à Internet. Sob este ponto de vista radical, web usa browser.

Mas aí veio o Java com suas applets. Applets usam browser mas nem sempre o usuário percebe isto. É o caso do Banco Postal e do SARA nos Correios. O que aparece na tela é uma aplicação Swing como outra qualquer. O mesmo ocorre com as aplicações usando Java Web Start.

Na prática discordo de você porque para todo mundo web virou sinônimo de Internet.

Há aplicações web que se comunicam usando o protocolo HTTP e que o usuário não percebe o uso do browser e aplicações Internet que não usam o browser. Na voz do povo todas são aplicações web ou Internet.

Espero ter jogado mais lenha na fogueira.

[]s
Luca

Olá

Só para ficar claro: eu estava discordando do Zé e concordando contigo que para o povo web e Internet é tudo a mesma coisa. Hoje ninguém usa mais Gopher e outras tranqueiras da era Internet pré Tim Berners-Lee

[]s
Luca

[quote=Spool][quote=ZehOliveira]Hey! Aplicações Web são as que rodam em browser sim, você é quem tá confundindo as coisas. :wink:

Sistemas distribuídos/em rede que usam internet pra transferir dados não são necessariamente aplicações web. Pra mim é bem claro, web é o que se pode acessar de qualquer lugar que tiver um browser instalado.[/quote]

Hummm…
Então quer dizer que se eu acessar um “site” via ftp não estou na internet??
[/quote]

Ele não falou Internet, falou Web o que significa, neste contexto WWW.

Mas acho que isso tá ficando pedante demais.

Tá na internet, não na web.

[quote=emailwss]Muito, se fala em JAVA, mas ainda há uma dúvida no ar. O java é linguagem de propósito geral? O java é linguagem só para a web? Mesmo tendo um ambiente para desenvolvimento desktop, ainda assim é vantagem construir aplicativos desktop, mesmo tendo ferramentas como o Visual Basic ou Delphi no mercado?

Não sou do lado esquerdo, só estou com dúvidas de iniciante.

Acho que esse fórum é para esclarecer dúvidas como essa.[/quote]

Pessoal! Voces tao complicando demais. Filosofando sobre o que é Internet. Ao meu ver, o cara quer saber, como ja foi citado aqui, se vale a pena fazer sistema que tenha o lado cliente com interface win32 e nao web. Como convencao, é usado o termo “sistema web” para diferenciar de “sistema win32”. O sistema win32 não é acessao pelo browser, tem sua propria tela swing, ou awt, ou outra qualquer. E não quer dizer que nao acesse a internet ou que tenha apenas duas camadas.

Antes, eu quero dizer que se voce ja programa em Delphi, e vem da analise essencial, a maior dificuldade vai ser mudar de paradigma. Vai levar um tempinho pra se acostumar a programar totalmente orientado a objeto. Se vai começar a programar, parta de vez para o java. Alem de poder fazer tudo que as outras podem (tem IDE’s cada vez mais parecidas com a programação Delphi), voce tera muito mais possibilidades. Java roda ate em microondas.
E por fim, uma aplicacao bem feita para uma rede interna, com uma camada de persistencia de dados, uma camada de negocios e uma camada cliente swing, pode muito bem ter espaço mais tarde para um cliente web, sem nenhuma (ou quase nenhuma) mudança nas outras duas camadas. E mantendo os clientes swing na rede interna, que tem uma aparencia mais confortavel para o usuario do que a tela do browser. E se usar swing ao inves de awt, voce podera abrir sua aplicacao cliente, em windows ou linux, sem ter que compilar outra vez, e sem problema nenhum. Se colocar para usar a apernecia do windows, quando estiver no windows, voce notara a adaptacao para a aparencia do java, quando estiver no linux. Se nao quiser mudança nenhuma, use a aparencia java mesmo no windows.

Bom, quem usa o Azureus ou o Limewire (e baixou suas músicas ou torrents :stuck_out_tongue: ) sabe bem que ambas são aplicações Java Desktop que acessam a Internet.
Portanto não é impossível escrever uma aplicação desktop em Java.

Só esclarecendo algumas coisas:

Vejo muitos clientes de grande porte com sistemas internos que se utilizam da internet para transferencia de dados, mas nem por isso, obrigam suas aplicações a rodarem por cima de um Internet Explorer por exemplo.

Não só pode como deve. Java disponibiliza diversas “ferramentas” para desenvolvimento com suporte a WEB.

Vide o opensource COMPIERE que pode ser utilizado totalmente on-line.

Pesquise um pouco sobre RMI, JINI para ver o “poder” de JAVA.

[quote=ZehOliveira]Hey! Aplicações Web são as que rodam em browser sim, você é quem tá confundindo as coisas. :wink:

Sistemas distribuídos/em rede que usam internet pra transferir dados não são necessariamente aplicações web. Pra mim é bem claro, web é o que se pode acessar de qualquer lugar que tiver um browser instalado.[/quote]

Hummm…
Então quer dizer que se eu acessar um “site” via ftp não estou na internet??

Interessante…

Preciso rever meus conceitos sobre o que significa web…

A proposito, encontrei esse link http://www.aisa.com.br/basico.html que pode me ajudar um pouco…

Logo no trecho inicial tem a seguinte sentença:

Abraços.

Nem sempre “A voz do povo é a voz de Deus!”

:stuck_out_tongue:

[quote=Luca]Olá
Só para ficar claro: eu estava discordando do Zé e concordando contigo que para o povo web e Internet é tudo a mesma coisa. Hoje ninguém usa mais Gopher e outras tranqueiras da era Internet pré Tim Berners-Lee

[]s
Luca[/quote]

Sim!!! eu entendi os teus comentarios!!!

Só falei isso porque me deu vontade e tal!!!

HauhuhuhAHuA
Vai entender!

Abraços!