[quote=emailwss]Muito, se fala em JAVA, mas ainda há uma dúvida no ar. O java é linguagem de propósito geral? O java é linguagem só para a web? Mesmo tendo um ambiente para desenvolvimento desktop, ainda assim é vantagem construir aplicativos desktop, mesmo tendo ferramentas como o Visual Basic ou Delphi no mercado?
Não sou do lado esquerdo, só estou com dúvidas de iniciante.
Acho que esse fórum é para esclarecer dúvidas como essa.[/quote]
Pessoal! Voces tao complicando demais. Filosofando sobre o que é Internet. Ao meu ver, o cara quer saber, como ja foi citado aqui, se vale a pena fazer sistema que tenha o lado cliente com interface win32 e nao web. Como convencao, é usado o termo “sistema web” para diferenciar de “sistema win32”. O sistema win32 não é acessao pelo browser, tem sua propria tela swing, ou awt, ou outra qualquer. E não quer dizer que nao acesse a internet ou que tenha apenas duas camadas.
Antes, eu quero dizer que se voce ja programa em Delphi, e vem da analise essencial, a maior dificuldade vai ser mudar de paradigma. Vai levar um tempinho pra se acostumar a programar totalmente orientado a objeto. Se vai começar a programar, parta de vez para o java. Alem de poder fazer tudo que as outras podem (tem IDE’s cada vez mais parecidas com a programação Delphi), voce tera muito mais possibilidades. Java roda ate em microondas.
E por fim, uma aplicacao bem feita para uma rede interna, com uma camada de persistencia de dados, uma camada de negocios e uma camada cliente swing, pode muito bem ter espaço mais tarde para um cliente web, sem nenhuma (ou quase nenhuma) mudança nas outras duas camadas. E mantendo os clientes swing na rede interna, que tem uma aparencia mais confortavel para o usuario do que a tela do browser. E se usar swing ao inves de awt, voce podera abrir sua aplicacao cliente, em windows ou linux, sem ter que compilar outra vez, e sem problema nenhum. Se colocar para usar a apernecia do windows, quando estiver no windows, voce notara a adaptacao para a aparencia do java, quando estiver no linux. Se nao quiser mudança nenhuma, use a aparencia java mesmo no windows.