Gostaria de agradecer primeiramente a todos que puderem me ajudar a entender e a escolher a melhor tecnologia/linguagem/framework.
Já ouvi dizer que Spring/Spring boot são MUITO difíceis de configurar e de se entender.
Gostaria de saber em comparação com outras linguas, como C# e .NET CORE, a dificuldade é a mesma ou mais fácil?
Caso seja mais fácil, porque Spring é mais difícil, porque faz mais coisas, é mais robusto?
Só é indicado para grandes e complexos sites e web apps?
Eu acho bem confuso o mundo javascript usando webpack e diversas outras ferramentas externas, é assim com Spring MVC, boot, se formos fazer uma comparação?
Em suma, gostaria de entender as dificuldades/complexidades e os porquês disso do Spring vs Laravel vs Ruby on Rails por exemplo que todos falam super bem e se consegue ter resultados rápidos, mas estes são robustos, seguros e de fácil manutenção se comparados com a mesma coisa feita no universo Spring?
Discordo quanto ao Spring Boot.
Claro, se vc está cru quanto ao desenvolvimento web, mtas coisas n serão fáceis.
*Provavelmente PHP seja mais fácil.
Quanto a facilidade + java + web, JSF talvez seja oq vc procura, mas ainda recomendo (em java) Spring boot.
Td tbm vai depender pra q tipo d projeto vc qr.
Não acredite em tudo o que falam.
A complexidade do Spring Boot está na criação do projeto: maven ou gradle?
Se você já está familiarizado com uma delas, não tem complexidade alguma para configurar, afinal, toda configuração pode residir no arquivo application.properties.
Depois disso, é implementar as regras de negócio, modelos, etc.
Quando eu comecei (tudo isso aqui era mato/) a desenvolver em java, numa época em que internet ainda era muito restrita, havia pouca informação sobre Spring Framework e tudo dependia de configurações por xml, sim, era complexo. Hoje, não mais.
Eu não desenvolvo na plataforma .NET, porém, sei que os recursos que a linguagem oferece é muito maior que as do java, isso com certeza.
Mas, ainda acredito que tudo depende do quão familiarizado você está com essa ou aquela linguagem.
@darlan_machado: Gostaria de saber mais sobre essa sua afirmação:
_Eu não desenvolvo na plataforma .NET, porém, sei que os recursos que a linguagem oferece é muito maior que as do java, isso com certeza.
Porém, o java é bem engessado, por conta da sua (inútil) necessidade de manter retrocompatibilidade, sem falar no fórum que determina o que vai e o que não vai entrar nas versões vindouras, que, em geral, bloqueia muito do que o java poderia ganhar de novidades.
Como o .NET framework não se prende à retrocompatibilidade, já tem um ganho enorme em coisas interessantes.
Se estivermos falando das linguagens, realmente o C# tem mais recursos que Java. Porém isso não significa que com uma é possível fazer coisas que a outra não permite. Quer dizer apenas que C# oferece facilidades a mais na hora de alcançar os mesmos objetivo que Java.
Aqui está uma lista de recursos do C# que ainda não tem no Java:
Java roda em cima da JVM. Embora o C# rode sobre a .NET framework, ainda assim, a “distância” entre um e o outro é grande.
Eu sugeriria ir de C# direto.
Mas, vai de quanto você conhece das duas linguagens.
Como a stack oficial do Java sempre teve uma má direção, surgiram infinitas ferramentas de terceiros para ajudar nessas deficiências. As ferramentas da Pivotal são as melhores e mais difundidas que vai encontrar nesse mundo Java, a exemplo do Spring MVC com Spring Boot. Então soa estranho reclamar do Spring Boot, não vai encontrar algo melhor (que seja bem difundido) para ajudar na natureza complexa do Java.
Já trabalhei com diversas tecnologias, VB, Delphi, Java, PHP, .NET, ajudo colegas a manter legados Java, mas dificilmente escolheria Java para criar uma nova aplicação. Lógico, quem só tem experiencia em Java e precisa atender um projeto de imediato, é mais prudente fazer em Java.
Na verdade está bem diversificado, você pode avaliar cada uma delas para saber qual pode atender melhor seu caso. Se pra minha equipe é .NET, pra outra pode ser Java, outra PHP e por ai vai.
Nenhuma delas é mágica, talvez voce esteja pulando etapas buscando algo mágico sem estudar o básico antes de tecnologia da informação.
Senhores, a solução seria criada por mim, sozinho, sem equipe, sem empresa, no meu tempo livre.
Qual dessas opções me deixaria mais produtivo e me daria melhor resultado?
Em sites gringos, pessoal fala que o C# está mais desenvolvido que o Java, porém não há comparações com Spring e .net core quanto a funcionalidades e etc…
Obrigado.
Você mesmo pode fazer essa comparação experimentando as duas tecnologias pra saber qual vai atender melhor seu caso. Ambas plataformas/linguagens atendem bem requisitos para back-end HTTP. Na minha experiencia C# é mais produtivo do que Java, mas não custa muito você mesmo experimentar um pouco dos dois lados. Incluiria até PHP nesses estudos, atende muito bem pequenas e médias aplicações e foi a tecnologia com menor curva de aprendizagem que já utilizei.