drigo.angelo:
Não entendi.
Você não insere formatado, a idéia de formatar é justamente para exibição, você não vai exibir seus dados no banco, ou vai ? :shock:
O banco apenas “guarda” a informação que foi no dia tal, as tal horas/minutos/segundos/etc o formato que as informações estão no banco não devem interferir em nada, até porque diferentes bancos formatam datas/dados de diferentes maneiras e quanto menos você (você = sua aplicação) se importa em como os dados estão representados no banco, mais flexível sua aplicação fica (só pra constar, flexibilidade é bom ).
Na hora que você for exibir a data que ela deve ser formatada 
[]'s
Desculpe drigo.angelo, mas a data a ser inserida é informada pelo usuário ou o sistema pega a data atual.
Bem, sendo assim, como você “guarda” a data atual? Passando direto um new Date()?
Ou você força o usuário a digitar a data no formato ISO, apenas para não convertê-la?
O usuário vai informar a data no formato que ele reconhece como tal (no caso do Brasil, dd/MM/yyyy), não?
Se eu informar isso ao banco de dados, qualquer que seja ele, ele vai entender como erro (a não ser que estejamos passando para uma procedure que esteja apta a converter, aí é outro esquema… Aliás, poderíamos até passar símbolos quânticos que não haveria problemas).
Código bonitiho, sim, nos padrões, ótimo.
Mas o nosso amigo não consegue inserir o dado.
Se é string ou não, se é uma árvore binária ou rubro negra, tanto faz, resolve o problema?