Java SQL Sever

Vcs acham que hoje em dia java apena investir em java+sql server ou o mercado é muito mais amplo para java+oracle?

De que ponto de vista? Do desenvolvedor que procura emprego ou do fabricante que produz software?

Olá

Muitas empresas usam o SQL Server. Aprender a usa-lo não é tão dificil assim. Porém acho que existe mais demanda por quem conhece Oracle. Então aprenda Oracle. Por fim há empresas que usam outras bases e seus conhecimentos de bancos de dados serão apreciados pois os conceitos principais se parecem.

[]s
Luca

Só para descontrair: “Na falta de um BANCO, o SQL Serve!!!”.

Desculpem a brincadeira! Agora falando sério, acredito que o Desenvolvedor Java deve abstrair a persistência de seu foco. É possível que um cliente queira persistir em Oracle, outro já tenha comprado licenças do MSSQL e queira utiliza-lo, outro queira usar Prevayler, outro quer usar MySQL e por ai vai.
O interessante é se ter além da independência de plataforma, a independência também de banco.
Existem cada vez mais frameworks de persistência que buscam a independência de banco (Ex. Hibernate) e também Design Patterns para isto ( leia-se DAO ).

É claro que todo conhecimento é MUITO bem vindo, mas deixemos os bancos com os DBA’s !!!

Apesar de não estar muito a par sobre o mercado de trabalho, concordo com a opinião do rafabene.
Mas aconselho fortemente a saber pelo menos um pouco de sql em geral.

Olá,

Eu já não concordo com a opinião do colega rafabene.
Na hora de procurar trabalho por mais que a empresa use frameworks para a persistencia de dados, elas sempre pedem conhecimento em banco de dados, e obvio nessa hora quem conhece Oracle tem uma boa vantagem em relação com quem conhece SQL Server, pois como disse o Luca eciste mais demanda pra o Oracle do que para o SQL Server.
Até porque, por mais que seja usado framework de persistencia eu sinceramente ainda não vi um sistema totalmente longe dos SQL. Ou alguem aqui acha que escrever o HQL do Hibernate não é escrever SQL?
Se for usar EJB então a situação piora ainda mais.

É como dizem conhecimento nunca é demais, achar que nunca vai precisar de SQL é como achar que vai trabalhar só 8 horas por dia :stuck_out_tongue:

]['s

Infelizmente, pouco se houve falar da utilização de Hibernate em projetos desenvolvidos dentro das empresas.

Também há o fato de que a maioria das empresas/gerentes querem os funcionários curingas, que saiba tanto programar quanto usar o banco de dados, portanto, ficar só preso na linguagem e nos frameworks de persistência é está um passo atrás dos outros no mercado.

Vai ser difícil você consegui convencer um gerente a contratá-lo, mesmo dominando Hibernate, no lugar de um que sabe Java tanto quanto você e ainda domina Oracle.

[]s
Jose Oliveira

Opa pessoal!

Acho que fui mal interpretado!!! :shock:

Como disse: TODO conhecimento é MUITO bem vindo. Conhecer ANSI SQL e DDL é praticamente imprescindível. E há de se concordar que o mesmo ANSI SQL 92 é possível fazer tudo ( ou quase tudo ) nos diversos bancos ( Firebird, MsSQL, PostgreSQL, MySQL, Oracle, DB2, etc) .

Não quiz dizer que não devemos conhecer SQL em momento algum. Agora para se conhecer realmente 1 banco, é necessário conhecer sua parte administrativa. Ou seja, Rotinas de Backup e Restore, Replicação, Tunning, Crash Recovery, Import Export, etc. Coisas que mudam (e muito) de um banco para o outro.

Neste caso, foge-se ( na minha opnião ) do foco do desenvolvedor que já tem uma quantidade razoável de assuntos a estudar e que estão mais presentes no dia a dia do desenvolvedor Java ( UML, Design Patterns, EJB, JNI, JNDI, Java Web Start, Web Services, RMI, XML, Threads, metodologias de analise de risco, levantamento de requisitos, métricas, qualidade de software).

É claro que conhecer a administração banco de dados é um diferencial na hora de contratação. Trabalho, por exemplo, com um cara que é SCJP, SCWCD e tem uma certificação de DB2 ( não lembro o nome da certificação). Também já trabalhei com um cara que era OCP e SCJP. Agora conhecer SQL (repito) já é imprescindível e isto não depende de banco.

Em uma empresa ou corporação grande, que tenha muito serviço, se você for cuidar do banco, quase não vai sobrar tempo para desenvolver.
Em empresas pequenas, você levanta requisitos, programa, testa, documenta, implanta, dá treinamento e faz melhorias no sistema! São realidades diferentes.

Mas quer uma opnião: Participei da implantação do SAP R/3 com um banco que possui aprox. 13.000 ( treze mil ) tabelas e 126GB de dados. Só o Oracle deu conta do recado! :roll:

E mais uma vez: TODO CONHECIMENTO É VALIDO !!! :twisted: