Sempre tive muito interesse em aprender java, não pelo só pelo mercado de trabalho pois programo em outras linguagens e já participei de alguns projetos, o problema é que estou muito desanimado com alguns fatos que constatei, desculpem os que programam e tem experiência, mas estou tentando aprender a linguagem a mais de um ano estudando a apostila da caelum, o livro da Katy Sierra, aqui no guj e tutoriais, enfim todas as fontes onde supostamente posso ter alguma ajuda, e nada continua muito difícil, e ninguém, eu quiz dizer ninguém mesmo, ajuda, pois não existe um fórum objetivo com ajuda por parte dos programadores mais experientes, todos são sempre superficiais e até mesmo um pouco arrogantes, agora com a fusão Sun e Oracle, ninguém sabe o que vai ser da linguagem, voce não sabe se pode continuar estudando isso, se vai ter apoio por parte da Oracle ou não, todas as informações são baseadas em achismos por parte dos otimistas, se voce aplica um tempo se preparando para uma certificação que não sabe o quanto vai valer no futuro, tenho certeza que vão descer a lenha em meu comentário mas a verdade é que existem muito projetos por terminar em java pelo mundo ou rodando com muitas falhas para serem corrigidas, e que, por falta de profissionais ficam sempre na mesma, rodam mas sempre falta algo, outras linguagens voce pode aprender em menos tempo, são menos burocráticas, tem mais ajuda por parte das comunidades, podem até não ser tão boas como o java, mas rodam, e se voce começar agora mesmo a estudar voce vai aprender em menos tempo e vai conseguir colocar algo em prática, e ficar feliz porque voce finalmente saiu da teoria e foi para a ação, vou citar um exemplo real, está na internet para quem quiser conferir, voce pode começar agora com o .net da microsoft(c#,asp.net tanto faz) os exemplos são práticos, webcasts, tutoriais, a comunidade é grande e se ajuda, e se voce pergunta por algo eles responde publicamente( pelo menos quem sabe responde ) não é como no guj que postam um outro link ou dizem mande seu e-mail e mandarei a resposta para você, ou então mandam “pense bem nisso e naquilo para achar a solução”, às vezes voce precisa olhar a resposta(vizualizar mesmo) várias vezes para entender, em outros fóruns para outras linguagem você tem 500 soluções diferentes postadas para o mesmo tópico enquanto no guj e outros fóruns java umas 5 e todas dúbias(infelizmente).
Particularmente não gosto das ferramentas microsoft mas o java está só me trazendo decepções, vou tentar aprender por mais um tempo e juro para vocês, que quando aprender esse jóia valiosa, vou desenvolver um método para ensinar e ajudar os interessados em programar(sair da sua interminável teoria, expressões e siglas que visualmente funcionam da mesma maneira que qualquer outra aplicação feita em outra linguagem menos burocrática e glamurosa) em java e ser realmente útil para o mercado de trabalho.
desculpem pela sinceridade.