Java, vale a pena ? Iniciante

De inicio não me massacrem. Mas observo muitas opiniões em relação a linguagem Java, os quis falam que Java já “morreu”, que não vale mais apena focar em Java, que tem varias outras tecnologias que estão superando e se aparecendo mais que o Java etc. Mas por que estou falando, estou no 4º semestre de Sistema de Informação, e minha facu aborda mais esse lado da programação, fui bombardeado com muita informação e queria focar apenas em uma neste momento de aprendizagem, já vi um pouco de JavaScript, PHP, C++, bem pouco de Python e por ai vai. O que vocês me recomendam e suas opiniões referentes essa falácia da FAMA DO JAVA.

1 curtida

Você já se respondeu. É uma falácia.

Digo com tranquilidade que eu e você morreremos antes do Java. Java foi a última grande GPL. Tem Java no carro, na geladeira, no celular, em tudo. Se nem COBOL está completamente extinto, você acha que o Java vai?

Não tome como verdade absoluta a opinião das pessoas. Forme a sua própria. Pesquise, corra atrás e descubra se o Java está morto.

Eu continuo recebendo meu salário todo mês, e parece que todo dia eu descubro algo novo da linguagem. É, portanto, absurdo dizer que Java está morto (ou até mesmo morrendo).

Lembro quando Python estourou. Todo mundo dizia que Java iria morrer em detrimento do Python. Bem, eu costumo receber diversas vagas sobre Java, enquanto Python posso contar nos dedos de uma mão quantas vagas já vi.

Entenda uma coisa: Linguagem de programação não é religião. Você não tem que escolher só uma e ficar com ela o resto da vida. Linguagens de programação são ferramentas, e como toda ferramenta, tem seus casos de uso. Você usaria uma chave de fenda para serrar uma árvore?

O cara que fala “NÃO USA JAVA PQ JAVA TÁ MORTO” provavelmente não tem a menor noção de como funciona o mercado de trabalho. Se você escutou isso na faculdade, justifica muito.

É bem simples. Imagine que você vai fazer um site. Você vai usar Java para o front-end? Não, porque existem ferramentas melhores para isso (vide Vue.JS, Angular, React etc etc). Mas pode fazer o back-end com java!

“Ai, mas existe Node!!1!” e isso não desqualifica o Java. Em minha opinião, o Spring é infinitamente superior ao Node. Existem inúmeras vagas para Java, como pode ser uma linguagem morta?

Enfim, bota na cabeça que linguagem é ferramenta. O que importa, de verdade, é ter lógica o suficiente para se adaptar com qualquer linguagem que for necessária. Não seja o cara que critica a linguagem alheia ou que fecha os olhos para inúmeras possibilidades de desenvolvimento que vem com o uso de mais de uma linguagem. Seja inteligente.

[]'s

3 curtidas

@FearX
Maravilha, sempre é bom ouvir uma opinião de alguém que já trabalha na área. Você sabe algum curso que me daria uma boa fonte de conhecimento inicial em Java ? Me dar um rumo um plano de estudos.

Obrigado pela resposta !

Sei, sim.

Tenha em mente que o mundo do mercado de trabalho é bem diferente do mundo acadêmico.

Com isso em mente, te recomendo os seguintes cursos gratuitos:

  • Canal da Loiane Groner.
  • Maratona de Java, do DevDojo
  • CursoEmVideo

Também tem os cursos pagos. Eu, sinceramente, recomendo que você procure lá na Alura. Foi onde aprendi bastante coisa.

2 curtidas

Não, java não vale a pena.
Nem C#, nem php, nem essas modinhas javascriptianas como Angular e nodejs.
Nem cobol.
Nem c. Muito menos python.
Tampouco perl.
O que vale a pena é você buscar algo com que se identifique. Dinheiro é uma consequência, principalmente quando trabalhamos com algo que nos faz feliz.
“Ah, esse papo de fazer o que gosta não rola”. Bom, rola sim. Pode ser difícil e pode não te fazer um milionário, mas é bacana poder levantar e ir ao trabalho sem ficar com aquela sensação de “pqp, mais um dia”.

Boa. Estou me sentido assim! No trabalho que estou. Vamos a luta, eu sempre quis aprender java, então vou focar e me direcionar ao estudo dele!

Fazer o que gosta depende de um monte de fatores. Depende, por exemplo, de como a economia da sua região absorve os tipos de profissionais. Pense no seguinte: Imagine que você se formou em engenharia elétrica com especialização em geração de energia hidrelétrica. Suponhamos que você more no sertão da Paraíba. Qual é a chance de você conseguir um emprego na sua área de formação? O que você deveria fazer então para conseguir trabalhar na sua área de interesse? A resposta é procurar um lugar onde esse tipo de trabalho possa ser desempenhado. Talvez você devesse sair do sertão da Paraíba e se mudar para Altamira, no Pará, por exemplo, ou para Três Marias, em MG.
Por exemplo, se ao invés de formados em área de TI vocês fossem formados em física nuclear e quisessem trabalhar com isso, ou vocês teriam que morar próximo a algum centro de pesquisa ou em Angra dos Reis ou teriam que se mudar para o exterior. Não daria para vocês morarem em Rio Branco e querer trabalhar nessa área. Assim como se vocês trabalhassem com agronomia, não seria a cidade de São Paulo seu mercado de trabalho. Consegue compreender o que eu falo de absorção de profissionais?
Quanto ao curso que você vai iniciar, foque em conseguir todo o conhecimento possível. Torne-se um bom profissional e siga em frente.

Falando sobre o mercado de informática, os gestores e donos de empresas não querem saber o esforço que foi feito para resolver o problema, só querem ver tudo funcionando e depois te dá um tapinha nas costas, e dizem a velha frase: " faça aquilo que gosta, não faça pelo dinheiro", isso é papo de rico querendo que pobre fique satisfeito com pouco.

Pois todo mundo sabe que o importante é o valor em dinheiro ($$) que você leva para sua família, nesse país, onde você precisa ter plano de saúde para não morrer na fila do SUS, precisa ter seguro no veículo para evitar dor de cabeça com o alto índice de roubo, precisa gastar dinheiro com segurança eletrônica em sua casa ou morar em condomínio.

E ainda tem alguns que acham que um chefe de família consegue viver com R$ 1.200,00, pois com toda experiência que exigem e cursos, dificilmente um jovem consegue acumular toda essa bagagem.

1 curtida

Os sinais do apocalipse são cada vez mais evidentes.

Pesado !! :sweat_smile::sweat_smile:

Java tem muito mercado de trabalho, e tem muito código na net pra se basear também, vale a pena estudar sim, mas como você falou e não tiro tua razão, me formei em área de TI a um ano e também tinha essa visão do Java que era ruim e blá blá, e hoje estou aqui, em uma empresa trabalhando com Java e te digo que não tem igual, empresas grandes que tem sistemas de grande porte e bem específicos feito em java jamais vão trocar por outra linguagem só por que a comunidade disse que é melhor, sem falar que isso ia resultar em tempo jogado fora e recursos que é $$, se quer ingressar no mercado de trabalho estuda Java, acho que a maioria das empresas de grande porte tem sistemas feito em Java, e são sistemas que tu não faz ideia to tamanho.Java vale a pena sim!

1 curtida

Eu acho que pra saber se vale ou não a pena é procurar entender quais são as vantagens que Java tem sobre outras línguas. O que possibilita fazer. O quão facil oi difícil é. Isso vale pra tudo. Se for de acordo com os teus desejos, então vale sim a pena. Se não for de acordo esqueça e procure outra coisa.

1 curtida

Para iniciar um projeto pode não valer a pena, pois existem linguagens mais limpas e produtivas. Para o mercado veja a demanda da região que pretende trabalhar, se for Java aprende Java.

2 curtidas