Java vale a pena?

Ultimamente ando estudando Spring boot e JavaFX, e já passei por várias e varias dores de cabeça e pra mim tá sendo difícil aprender Spring boot, e eu vejo que o Java é uma linguagem muito odiada, muitas pessoas preferem javascript ou qualquer outra linguagem que não seja Java, e até entendo isso , e também fico pensando mas vagas de emprego. Porém eu estudo Java faz 1 ano e meio e já aprendi até que muita coisa e não sei oq fazer se desisto de Java e passo mais um tempão aprendendo outra linguagem ou continuo passando raiva com Java mas não tanto pq tô acostumado
Meu ponto é:
Por que esse ódio todo por Java?
Pq Spring Boot é tão difícil?
Vale a pena deixar o Java e migrar pra outra linguagem?
Java vale a pena ?

Java é improdutivo por natureza, podendo escolher tem opções mais produtivas. É muito ruim por exemplo toda hora ter que usar método pra comparar datas, números decimais com precisão, entre outros tipos de dados, senão me engano até texto dependendo do caso.

Isso é só 1 exemplo. Mas sobre sua decisão, depende do objetivo, se for emprego o que manda é a demanda do mercado, não se limite a tecnologias.

Então se for emprego, se liga no que pedem nas vagas das empresas que gostaria de trabalhar, independente se pedem Java, .NET Core, PHP, Nodejs, Python, R, SAP/ABAP, VBA, etc. Importante nesse caso vai ser o salário. Se a empresa usa tecnologias mais complicadas vai ser problema dela em gastar mais com tempo com desenvolvimento, você receberá do mesmo jeito.

Se for pra freela, escolha o que for mais confortável pra você. Eu prefiro o C# com ASP.NET Core.

E por que a razão de ter tanta gente odiar uma linguagem? Eu vejo programadores que não gostam nem de ouvir falar dessa linguagem

Isso depende da tribo. Mas provavelmente estão trabalhando/ganhando com uma linguagem mais limpa, expressiva e produtiva.

Importante é ganhar dinheiro, já trabalhei com diversas linguagens/ferramentas, Java só foi mais uma. Então se conseguir uma ótima oportunidade em uma linguagem mais evoluída, ótimo, caso contrário não deixe de ganhar dinheiro por isso.

Mas você acha que vale a pena migrar pra alguma outra linguagem mesmo tempo uma certa experiência com Java?

É normal aprender e trabalhar com outras linguagens ao longo da carreira. Não fique preso à uma só. Como o javaflex disse (e sempre diz), você precisa focar nas vagas que te interessam, e em paralelo pensar em objetivos de médio e longo.

Não sei se você é formado e/ou já está trabalhando, mas algo que ajuda muito é ter contato com projetos reais, com prazos e requisitos. Ajuda a sair desse ciclo de só estudar sem ver muito resultado.

Abraço.

1 curtida

Como te falei, depende do seu objetivo, que você não relatou ainda. Aprender X ou Y só por aprender não vale de nada.

Bom, pretendo ir pro mercado de trabalho e pretendo me tornar fullstack (React e Spring)

Simula como se fosse procurar emprego hoje e estuda o que pedirem nas oportunidades que achar melhor. Se tiver boas vagas em outras linguagens, ótimo, caso contrário encara o Java mesmo. Quanto a Java está na linha certa em estudar Spring Boot. JavaFx é perda de tempo, fora de cogitação no mercado.

Full-stack é muita ralação, mas pra iniciar no mercado vale tudo, depois é só ficar ligado em melhores oportunidades pra ganhar mais e trabalhar menos/mais focado, em grandes equipes cada um com sua especialidade.

Sim, eu deixei o JavaFX, pq vejo que o forte do Java é Web, ando com dificuldade imensa em aprender Spring Boot, eu to lendo livros, vendo vídeos mas continua complicado, mas mesmo assim eu sempre vejo que o Java é uma linguagem muito procurada no mercado de trabalho e que nunca demorei pra aprender coisas novas (Tirando Spring Boot agora).
Enquanto a Full-stack, já imagino que não seja algo de 2 anos, só ultimamente ando em dúvida mesmo, porque eu vejo tantas pessoas odiando essa linguagem e eu tendo dificuldade nesse framework que cheguei a cogitar ir pra outra linguagem

(linha 6) ando tendo dificuldade*

No início é assim mesmo. Começa por um hello world pra pegar confiança, depois vai avançando.

@Biribs, Indo direto ao ponto, não sei dos meus outros colegas de fórum, tenho todo respeito por eles, cada um vai responder de acordo com suas próprias experiências de vida, isso não irá significar que cada um de nós poderá ser o caminho certo ou a única verdade, não deixe esse fórum fazer você ter a ultima tomada de decisão, existem outras comunidades como o quora que poderá lhe ajudar a forma um conceito sobre aquilo que você está em dúvida. Eu conheço cada um daqueles que deram suas opiniões nessa postagem e são pessoas com experiência profissionais reconhecidas pelo mercado de trabalho, por esse motivo eu estranho que algumas opiniões foram divergentes ao extremo de como o mercado de trabalho funciona na prática. Preciso lhe dizer que sou programador Java júnior, tenho pouca experiência técnica, porém tenho amizade com os melhores programadores do mundo, isso independente da linguagem que eles utilizam. Então vamos para as dicas que lhe tornará um Samurai em qualquer linguagem de programação.

  1. Você sabe orientação a objeto?
  2. Conhece Design Pattern da linguagem que você vai escolher para estudar?
  3. Conhece as boas práticas de programação da linguagem?
  4. Sabe aplicar Test Driven Development?
  5. Sabe aplicar Domain-Driven Design?

Se a resposta for sim para todas essas perguntas que foram feitas acima qualquer linguagem de programação que você usar não terá dificuldade para mexer. Não existe linguagem programação ruim ou que seja pouco produtivo. Todo programador que não conseguir responder sim para todas as perguntas terá dificuldade com qualquer linguagem que seja. Há um esforço precipitado de rotular e generalizar as coisas que se manifestam de um lado e do outro, por isso mantenha distância de pessoas que façam isso, elas não merece sua atenção. Não se contamine com pessoas que encontram lado negativo das coisas.

Vale a pena estuda Java? Sim vale a pena, como também vale a pena estudar qualquer linguagem, quem faz o sistema ser pouco produtivo não é a linguagem de programação e sim o programador.