Java (verificar números primos)

13 respostas
J

Sou novo no GUJ e novo nesse mundo de linguagem java,
Então muito bem, eu gostaria que alguém me ajudasse com essa atividade aqui:
Crie um número inteiro e verifique se ele é primo.
Eu queria um código com for será que é possível?

13 Respostas

E

Procure aqui no GUJ, tem um monte de código pronto, você pode tentar entender o código.

No Google, digite:

primos site:guj.com.br

Vai achar várias coisas interessantes

J

Eu já tinha procurado mas não tinha achado nada, mas agora eu encontrei valeu

Rodrigo_Sasaki

Seguindo essa linha, entanglement,

Você confia nos métodos que implementam técnicas de “probablePrime” ou prefere utilizar métodos mais concretos?

E

Se for para checar se um determinado número muito grande talvez seja primo e não está realmente querendo saber se é realmente (100% de certeza) que é primo, normalmente probablePrime é suficiente.

Se for para resolver um daqueles problemas do Project Euler, normalmente você precisa de uma tabela grande de primos, então é melhor calcular uma tabela com o Crivo de Eratóstenes ou outro crivo da sua escolha.

Rodrigo_Sasaki

Nossa, não conhecia esse Crivo de Eratóstenes (ou nenhum outro Crivo, aliás).

Descobri que os meus algoritmos do ProjectEuler são muito mais “brute force” do que eu imaginava :slight_smile:

Rodrigo_Sasaki
Só pra deixar um exemplo no post, fiz um exemplo de implementação do Crivo de Eratóstenes.
public class Crivo{

public static void main(String[] args){
		System.out.println(crivo(120));
	}

public static List<Integer> crivo(int max){
		List<Integer> list = createList(max);
		int limitCheck = (int) Math.round(Math.sqrt(max));

for(int i=2 ; i<limitCheck ; i++){
			removeMultiples(list, i);
		}

return list;
	}

private static List<Integer> createList(int max){
		List<Integer> list = new ArrayList<Integer>(max-2);

for(int i=2 ; i<max ; i++){
			list.add(i);
		}
		return list;
	}

private static void removeMultiples(List<Integer> list, int i){
		Iterator<Integer> ite = list.iterator();
		while(ite.hasNext()){
			int num = ite.next();
			if(num != i && num % i == 0){
				ite.remove();
			}
		}
	}

}
E

Faz 6 anos que o Thingol postou isto aqui.

import java.util.*;  

class Sieve {  

private BitSet bs;  
    private int n;  
    public Sieve (int n) {  
        this.n = n;  
        bs = new BitSet (n);  
        bs.flip (2, n - 1); // 1 é primo?  
    }  
    public BitSet sieve() {  
        int sqrtN = (int) Math.sqrt (n);  
        int j = 2;  
        while (j <= sqrtN) {  
            for (int i = j + j; i < n; i += j) {  
                bs.clear (i);  
            }  
            j = bs.nextSetBit (j+1);  
        }  
        return bs;  
    }  

public static void main(String[] args) {  
        Sieve s = new Sieve(Integer.parseInt (args[0]));  
        long t = System.currentTimeMillis();  
        BitSet bs = s.sieve();  
        System.out.println (System.currentTimeMillis() - t);  
        System.out.println (bs.cardinality()); // números de primos entre 1 e n - 1  
    }  
}

Um BitSet pode conter até 2 bilhões de elementos (gastando 1 bit por elemento, o que daria um tamanho máximo de memória de 256 MB, o que não é nada absurdo.

E

Fica como exercício modificar a solução do Thingol para suportar 4 bilhões de elementos (lembrando que os pares, exceto o número 2, não são primos). Para modificar o crivo para cada bit indicar apenas números ímpares não deve ser muito difícil.

E

Esqueci de mencionar que o BitSet retornado por essa classe do Thingol indica se um número n é primo se o elemento n estiver setado, e não é primo se o elemento n desse bitset não estiver setado.

jaissonduarte

Pessoal essa é lendária, quem nunca fez esse exercício de algoritmo que atire a primeira pedra.
Muito boa para quem vai começar a estudar programação básica e entender laços de repetição e estrutura condicional

Desafio: quero ver quem cria um código que não exija muito do processador para achar os 30 primeiros números perfeitos

Rodrigo_Sasaki

Deixa eu ver se eu entendi. Esse BitSet verifica quantos primos existem dentro da faixa especificada, mas não guarda os números em si, correto?

jaissonduarte

Opa, então vamos a fonte dos desejos
http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/util/BitSet.html

E

Pessoal essa é lendária, quem nunca fez esse exercício de algoritmo que atire a primeira pedra.
Muito boa para quem vai começar a estudar programação básica e entender laços de repetição e estrutura condicional

Desafio: quero ver quem cria um código que não exija muito do processador para achar os 30 primeiros números perfeitos

O trigésimo número perfeito tem 79502 dígitos.

Uma forma trivial de ir listando os números perfeitos é recorrer à Wikipedia e saber que um número perfeito é da forma

2^(p-1) * (2^p - 1)

quando 2^p - 1 é primo (chamado “primo de Mersenne”).

Portanto, basta descobrir como achar os primos de Mersenne e calcular a expressão acima.

O problema então é outro: saber como um número de 39750 dígitos (que seria o trigésimo primo de Mersenne) é primo.

O crivo de Eratóstenes (com a otimização que indiquei) só acha os primos que têm até 9 dígitos - ou seja, com essa tabela de primos poderia determinar se um número de até 18 dígitos é primo.

Você pode usar aquele método “isProbablePrime” para saber se um número dado “pode ser primo”, mas para efeitos desse seu problema, você quer um número que é “primo de forma matematicamente provada”.

Criado 25 de outubro de 2012
Ultima resposta 26 de out. de 2012
Respostas 13
Participantes 4