Java vs. Mandrake 10.0

Olá a todos.
Sou novo tanto em Java quanto em Linux. Acabei de instalar o Mandrake 10.0 e não estou conseguindo me entender direito com o Java.
Primeiro: Eu não consigo instalar o JM para que as páginas de internet rodem scripts java (por exemplo, o teclado virtual do Banco do Brasil).

Segundo: No console, quando eu digito “java”, sempre dá o equivalente a “comando ou nome de arquivo inválido”. Apenas funciona quando eu acesso o arquivo na pasta onde está instalado
/j2sdk_1.4.1 - se não me engano
Eu instalei o j2sdk_1.4.2 com o NetBeans.

O que mais está faltando ou o que mais eu preciso fazer para configurar decentemente o Java no Linux??

Agradeço qualquer ajuda.

Paulo.

cara, acho que pode ser as variáveis de ambiente.
vc as setou?
[]s

Bom Paulo, respondendo suas duvidas:

Aquilo nao eh um “script java” e sim um applet. Vc deve instalar o plugin do java necessario para q seu browser entenda… Na instalacao do java (JRE ) ele costuma perguntar c vc quer associar o plugin em seu(s) browser(s)

Vc deve adicionar o java no seu PATH

Blz, vamos por partes.

Como eu faço para setar o path no Linux??? :slight_smile:

Segundo: então, tenho que baixar o JRE para que funcione devidamente?? E em que diretório eu o instalo? No mesmo que o j2sdk está instalado??

Obrigado pelas respostas.

Paulo

Olha, nao manjo muito de linux ( ainda to no mundo M$, portando essa eu fico devendo )

Qd vc está instalando o JSDK ele pergunda c vc quer instalar a JRE tb, nao pergunta? Uma dica para ver c a JRE ja foi instalada eh verificar c existe uma pasta chamada JRE dentro do seu j2sdk

Blz então, isso eu ainda sei fazer … :slight_smile:
Se ela não existir, então eu simplesmente baixo o JRE da Sun ??

Paulo

[quote=“Pechula”]Blz então, isso eu ainda sei fazer … :slight_smile:
Se ela não existir, então eu simplesmente baixo o JRE da Sun ??

Paulo[/quote]

Entao… No Windows, qd vc esta instalando a JDK, ele pergunta c vc tb quer instalar a JRE… Inicia a instalação da JDK novamente e v qual eh o comportamento… Caso ele nao pergunte nada, baixa a JRE pra testar ! :smiley:

Obrigado pelas dicas.
Vou tentar isso …

Até mais.

Paulo

talvez esses topicos ajudem

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=12945&highlight=plugin+applet+linux

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=11831&highlight=profile

teh mais

Pechula,

Para setar o path faça assim :

set JAVA_HOME=<caminho que vc instalou sua jdk>
set PATH=$PATH;$JAVA_HOME/bin
set CLASSPATH=$CLASSPATH;$JAVA_HOMEjrelib
t.jar
export PATH JAVA_HOME CLASSPATH

Vc deve colocar estas linha no “/home/pechula/.profile” para que elas executem sempre que vc iniciar o linux

é isso…
MedioCore

acho que não precisa do set…isso é pro Windows
e faltou trocar as virgulas por dois pontos

JAVA_HOME="<caminho que vc instalou sua jdk>"
PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin"
CLASSPATH=".:$CLASSPATH:$JAVA_HOMEjrelib t.jar"
export PATH JAVA_HOME CLASSPATH

[quote=“rodrigo_gomes”]

JAVA_HOME="<caminho que vc instalou sua jdk>" PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin" CLASSPATH=".:$CLASSPATH:$JAVA_HOMEjrelib t.jar" export PATH JAVA_HOME CLASSPATH [/quote]

A vida é mais facil sem classpath…
Mas se você fizer absoluta questão de ter uma variável de ambiente chamadada classpath, melhor que seja apenas com o “.”.
Colocar coisas do diretório lib do classpath não faz o mínimo sentido.

Com o set funciona tb…

Com “coisas” do diretorio lib funciona tb

Tá, o “;” tá errado… ninguem é perfeito… :slight_smile:

Bani, tem alguma outra maneira de compilar as paradas sem o maldito classpath ?

concordo com vc…soh tinha pego o exemplo que o MedioCore deu =)))

Sim, claro, mas é como se estivesse duas vezes no classpath, porque o Java já considera aquilo no classpath automaticamente.

Bom, implicitamente o classpath sempre existe, mas o que eu quis dizer é que ter a variável de ambiente permanentemente setada diretamente no sistema operacional costuma mais atrapalhar do que ajudar.
Se você não está usando nenhuma lib externa, você não precisa de classpath para nada. Então nesse exemplo, que não tem nenhum jar além do próprio do Java, não ter classpath nenhum daria no mesmo.
Agora para o caso que você precisa de algum jar (driver do banco de dados, jar do j2ee ou j2me, etc), temos as seguintes opções:
:arrow: fazer um scriptzinho para setar classpath e compilar tudo que você precisa na hora
:arrow: usar as opções -classpath ou -cp dos comandos java
:arrow: usar uma IDE decente, que sempre tem a opção de você setar o classpath para o seu projeto
:arrow: usar o diretório lib do que você estiver usando (para aplicações “especiais”, como por exemplo de J2EE ou J2ME, está previsto na especificação que você poderá ter um diretório lib que o conteiner que for executar deve incluir seu conteudo no classpath)

Claro que usar as duas últimas (para compilar e para executar) é a melhor alternativa.