Java[x]delphi

[quote=Longino][quote=juliocbq]
Da mesma maneira que você escreve utilizando OO em java também é possível com ObjectPascal e c++. Se o software antigo não foi modelado corretamente como você está fazendo agora foi um erro de quem desenvolveu o produto.[/quote]

Possível é, mas também é mais caro e mais bugado.

Linguagens como o Java são excelentes porque não forçam o desenvolvedor a lidar detalhes de baixo nível que seriam potenciais fontes de bugs.

Gerenciar memória é trabalho braçal e repetitivo, logo uma máquina pode fazê-lo muito mais eficientemente do que um humano. Que tal usarmos aquelas CPUs multicores de GHz para aliviar o nosso trabalho?[/quote]

Forçar a desenvolver em OO? Isso não existe. Ou você usa ou não usa. Se for escrever software para microcontroladores a última coisa que irá usar é orientação a objetos. Cada tipo de solução pede um tipo de metodologia.

Se você pensar dessa maneira, para integrar uma web cam num sistema java já vira martírio para a grande maioria aqui do guj. É só procurar no histórico dos posts.

[quote=juliocbq]Forçar a desenvolver em OO? Isso não existe. Ou você usa ou não usa. Se for escrever software para microcontroladores a última coisa que irá usar é orientação a objetos. Cada tipo de solução pede um tipo de metodologia.

Se você pensar dessa maneira, para integrar uma web cam num sistema java já vira martírio para a grande maioria aqui do guj. É só procurar no histórico dos posts.[/quote]

A prova de redação da USP deve ter decaído muito, pois a sua interpretação de texto é péssima.

O autor do tópico citou “DESKTOP” especificamente.

Fora isso microcontroladores é um nicho muito específico. O que diz a respeito de desenvolvimento de software? Nada.

[quote=Longino][quote=juliocbq]Se você está duvidando da minha formação posso lhe apresentar alguns artigos que escrevi para usp em simpósios internacionais e outras universidades.
https://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineAutorOrientadorListar?tipoParticipacao=A&numeroEdicao=13&print=S
.[/quote]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

Eu não duvido, é óbvio que você não faz a mínima idéia sobre o que fala.

Não vou nem comentar mais nada, porque essa foi feia demais.[/quote]

quem citou questão de universidade aqui foi você com:

Só estou te respondendo na mesma moeda. E estou te mostrando que sei sim muito bem do que estou falando.

Eita o nivel ta caindo bastante hem…xingamentos a rodo. Onde estao os moderadores? = /

Nao sei porque esses flames defendendo linguagens com uso de tantos xingamentos. Uso java para programar desktop. Gosto da linguagem e ela atende as minhas necessidades. Nao idolatro java. No dia que algum aplicativo nao for viavel do ponto de vista de performance nao penso duas vezes em usar outra linguagem. Linguagens sao apenas ferramentas. Não vale a pena ficar nesses xingamentos pra defender uma bobagem dessas.

a profissao de programador ja e uma profissao totalmente marginalizada… imagine um programador delphi??? faltam rir da sua cara…
nem os programadores respeitam… pq o analista de rh respeitaria??

E se fosse pra programar em delphi preferia utilizar .net
muito mais pratico e facil.

WEB é com o java mesmo… Desktop nunca parei pra ver… nao conheco

[quote=faeldix]a profissao de programador ja e uma profissao totalmente marginalizada… imagine um programador delphi??? faltam rir da sua cara…
nem os programadores respeitam… pq o analista de rh respeitaria??

E se fosse pra programar em delphi preferia utilizar .net
muito mais pratico e facil.

WEB é com o java mesmo… Desktop nunca parei pra ver… nao conheco[/quote]

Concordo, delphi e pra muleke, criancas que querem brincar de fazer sisteminhas.

cansei com os memories leak que dava no delphi… soh dava a memoria subindo e subindo e subindo sem parar…
ai tinha que achar onde faltou dar o .free… isso quando nao faltava em componentes de terceiros…

[quote=Longino][quote=juliocbq]Forçar a desenvolver em OO? Isso não existe. Ou você usa ou não usa. Se for escrever software para microcontroladores a última coisa que irá usar é orientação a objetos. Cada tipo de solução pede um tipo de metodologia.

Se você pensar dessa maneira, para integrar uma web cam num sistema java já vira martírio para a grande maioria aqui do guj. É só procurar no histórico dos posts.[/quote]

A prova de redação da USP deve ter decaído muito, pois a sua interpretação de texto é péssima.

O autor do tópico citou “DESKTOP” especificamente.

Fora isso microcontroladores é um nicho muito específico. O que diz a respeito de desenvolvimento de software? Nada.[/quote]

É ótima, pois eu respondi a pergunta dizendo que java não é a melhor alternativa para desktop. E postei as razões disso.
Quem não concorda só precisa responder tecnicamente. Não fui eu quem gerou flame, foram os fanboys.

No caso java não tem suporte multimidia. Estou esperando javafx ter suporte a captura de vídeo a muito tempo. Jmf só suporta vfw, uma api de captura criada no windows 3.11 e que foi descontinuada com o xp.
Se quiser usar precisa escrever jni.

Eu citei a questão do microcontrolador para ilustrar que as ferramentas tem uso específico para cada plataforma, e para as pessoas pararem de generalizar questões de que a plataforma java está presente em todos os dispositivos, pois isso é mentira.

[quote=igor_ks]cansei com os memories leak que dava no delphi… soh dava a memoria subindo e subindo e subindo sem parar…
ai tinha que achar onde faltou dar o .free… isso quando nao faltava em componentes de terceiros…[/quote]

se você herdasse suas classes de TInterfacedObject isso não aconteceria, pois seu software utilizaria reference counting. É como se fosse um coletor de lixo.
É um smart pointer

Bom primeiramente gostaria de agradecer a todos os comentários, deu pra intender bastante os prós e contras das 2 linguagens.

E para aproveitar o topico e ruby desktop alguém já teve esta experiencia?

e outra coisa que vocês falaram que me intrigou o que é olivete? hahahaha

[quote=samuelM]Bom primeiramente gostaria de agradecer a todos os comentários, deu pra intender bastante os prós e contras das 2 linguagens.

[/quote]

Discutir esse tipo de tema é muito complicado. É como discutir sobre times de futebol. Normalmente as pessoas acabam sendo muito parciais.

Nunca usei ruby profissionalmente para desktop. Só em projetos meus para resolver problemas com alguns algoritmos. Embora a solução se torne fácil o resultado não é bom. Consome muita memória e tem processamento ruim.

As duas linguagens são muito boas, sabendo à qual público você quer atingir.
O grande diferencial em toda área da tecnologia da informação não está nos recursos,
mas sim no profissional.
Vocês vão encontrar pessoas que fazem coisas com Delphi, que outras em Java, nem sonham em fazer,
assim vice-versa.
Abcs!

Agente é pago pra escrever sistemas e não aplicações pra consumidor, Java é completamente viável pra isso, e até bem indicado pq um fato crucial em sistemas corporativos é a empresa conseguir achar facilmente gente para manter o código futuramente

Além disso aplicações corporativas não tem problema ocupar tanta memória pois é uma ferramenta de trabalho. Eclipse e Netbeans são ferramentas também e muita gente usa mesmo gastando muita memória

Sobre Swing, se você usar o Look and Feel do Nimbus e os layouts corretos, a aplicação vai sim ser perfeitamente portável sem esforço nenhum. O mesmo jar que vc produzir para um SO vai funcionar no outro. Se usar o Look and Feel do Sistema ainda assim vai ser portável, só vai dar um pouco mais de trabalho emular para ficar parecendo um aplicativo nativo de verdade

Montar Telas em Swing é moleza de se fazer na mão. Dica: Aprendam MigLayout

Vendo esse festival de babaquice que estão fazendo com o juliocbq, eu concordo inteiramente com ele. Julio, esse GUJ já não é mais o mesmo, não fica dando a cara a tapa pq essa cambada de moleques e novatos não merece e nunca não aprender nada.

Ele não está falando nada de errado… Acordem, amadores. Vão estudar.

[quote=AUser]Vendo esse festival de babaquice que estão fazendo com o juliocbq, eu concordo inteiramente com ele. Julio, esse GUJ já não é mais o mesmo, não fica dando a cara a tapa pq essa cambada de moleques e novatos não merece e nunca não aprender nada.

Ele não está falando nada de errado… Acordem, amadores. Vão estudar.[/quote]

Falou tudo agora. Além do mais o Julio não é nenhum amador, é um dos caras que mais manjam de programação entre os membros atualmente ativos no fórum. Mas fazer o quê, embora o GUJ esteja infestado de amebas que leem o Deitel e já se acham experts em programação, ainda tem muita gente boa com vontade de aprender.

Nunca li tantas pérolas…

juliocbq

Ignore! :wink:

Há muito preconceito envolvendo o Delphi, mas sabe o que é mais engraçado: eu conheço algumas pessoas diretamente que ficaram ricas com, adivinha o quê? Delphi.

Eu trabalhei com Delphi um bom tempo, e no final acabei indo pro Java porque me era mais interessante naquele momento. No que diz respeito ao desenvolvimento desktop, lembro que ele dava um banho tanto no Java quanto no seu maior concorrente da época, que era o VB. E recentemente dei uma olhada no Delphi XE2, que achei MUITO interessante. Inclusive entrei em contato com a Embarcadeiro pois fiquei interessado em comprar.

A questão da portabilidade, que todo mundo fala pra daná, na prática é quase desprezível, porque quando você está desenvolvendo um produto, ainda hoje a plataforma que reina é Windows (pro desktop). Sim, você pode desenvolver alguma coisa pro Mac ou pro Linux, mas no final do dia, 90% das empresas que precisam de um sistema de gestão de estoque (que é aonde o Delphi reina) usam o Windows mesmo. Linux tá crescendo? Com certeza, mas escuto isto há no mínimo uns 7 anos. E sabem o que é legal? O XE2 não é o fracasso do Kylix, gera binários usando o FireMonkey (acho que é este o nome do framework) pra Mac OS, iOS, Linux e um tal de Windows ai :smiley:

(aliás, um BOM sistema tira proveito dos detalhes do ambiente em que está executando, e a partir dai, o papo de portabilidade vai pro saco também)

Agora, voltando à questão: Java ou Delphi pro seu projeto desktop.

Possui base de código legada em Java? Vai de Java, não é tããããão horroroso como todo mundo prega. Aliás, digo mais: 90% das reclamações que vejo são decorrentes do reclamante não saber usar o Swing. E não gosta do Swing? Experimenta o SWT, se bobear te atende. Não gosta do SWT? Experimenta o GTK, que tem bindings pra Java também.

Ou então, você pode também implementar só um cliente muito simples em Delphi mesmo acessando um servidor central com alguma forma de integração. Há diversos padrões pra isto.

[quote=AUser]Vendo esse festival de babaquice que estão fazendo com o juliocbq, eu concordo inteiramente com ele. Julio, esse GUJ já não é mais o mesmo, não fica dando a cara a tapa pq essa cambada de moleques e novatos não merece e nunca não aprender nada.

Ele não está falando nada de errado… Acordem, amadores. Vão estudar.[/quote]

www.longino.com.br

Esse é um dos meus projetos.

Por experiência e conhecimento sei que o juliocbq falou bobagem.