Java X Dot Net

Galera, faz uns 2 meses que estou estudando para certificação java. No entanto tenho lido bastante sobre dot net e seus benefícios, que nada mais é que uma cópia da idéia do java de ter uma plataforma para rodar em qualquer sistema, no entanto a plataforma dot net suporta mais de 20 linguagens de programação, inclusive java. Minha dúvida está se o tal dot net não vai atropelar java. O que vc acham sobre isso ??

Grande abraço.

O Dot Net está preso à plataforma Microsoft, o Java, pelo contrário é independente de plataforma. Uma diferença entre Dot Net e Java, se dá ao fato de o Dot Net ser multi linguagem. Já o Java é multi-plataforma. :wink:

E hoje em dia a plataforma Java já dá suporte a várias outras linguagens, como Ruby, Python e Scala.

Márcio, Código escrito em C# roda em mais plataformas que Java. Veja o JDK da Sun, roda em windows, linux e solaris. X86, AMD64 e sparc.

O mono funciona em windows, linux, solaris, OSX e freebsd. Arquiteturas, X86, AMD64, sparc, itanium, arm, s390, s390x, ppc e tem ports da comunidade para alpha e mips.

Mono hoje já funciona no IPhone e tem bindings para as bibliotecas específicas do dispositivo -como aquelas que envolvem multit-touch. Java para IPhone ainda é vaporware.

Cópia da idéia do Java? Linguagens que rodam em mais de uma plataforma usando uma VM existiam décadas antes de Java.

Bem pessoal, continuarei meus estudos em java, mas sempre com os olhos abertos para novas tecnologias. Grande abraço a todos.

[quote=fenemeth]Galera, faz uns 2 meses que estou estudando para certificação java. No entanto tenho lido bastante sobre dot net e seus benefícios, que nada mais é que uma cópia da idéia do java de ter uma plataforma para rodar em qualquer sistema, no entanto a plataforma dot net suporta mais de 20 linguagens de programação, inclusive java. Minha dúvida está se o tal dot net não vai atropelar java. O que vc acham sobre isso ??

Grande abraço.[/quote]

Na última revista da mundo Java tinha um artigo interessante sobre esse assunto do Cezar Taurion da IBM.

Vale a pena vc ler.

Eu acredito que haja espaço tanto para .net como para Java.

Mas há uma diferença aí… É a Sun que está por tras dessas várias plataformas do Java.
Não é a Microsoft que está por trás do projeto mono e sim a Novell. (isso seria positivo?)
http://www.mono-project.com/FAQ:_General#Mono_and_Microsoft

Até por isso, o Mono está sempre algumas versões atrás da última release do .net framework.

Só uma nota, o .net suporta J# e não java. embora a sintaxe seja a mesma não é Java.
(C# tb tem a mesma sintaxe e não é a mesma coisa)

A versão atual do Visual Studio (2008) não vem mais com o J#.

Esse software foi criado na Índia (com o nome código “Banjara”) para atender aos seguintes requisitos:

  • Dar motivação aos gerentes, diretores etc. para portarem seus sistemas de J2EE para .NET (teoricamente isso, mais um wizard criado pela Microsoft, iria facilitar a migração - é claro que isso foi só uma promessa. O tal wizard existe, mas na prática você ainda tem de fazer muito trabalho braçal. Lembram-se do wizard para converter código VB 6.0 para VB.NET? É algo semelhante.);

  • Atender aos currículos de diversas faculdades, que requerem o uso do Java em seus currículos. É por isso que embora não seja compatível com o Java 1.2 ou posterior, o J# contém suficientes classes de java.util para que possa atender ao currículo mínimo. Em particular, o J# tem as classes da Java Collections Framework e também as classes do namespace System.Collections.

O mono tem uma comunidade ativa de empresas e pessoas muito maior que a Sun com o OpenJDK.
Apesar da Novell ainda ser a maior patrocinadora do projeto não é como no caso da MS ou Sun em que
quase 100% é feito em casa a portas fechadas.

Mono permite uma significativa quantidade de aplicações .NET sem nenhuma alteração. Se isso não conta como .NET,
as VMs de outros fornecedores que não a Sun também não contam, pois elas também tem seus bugs.

Algumas versões? Em que ano você está? 2003? 2004?

Já fazem muitos releases que o mono suportar o .net 2.0, apesar de não estar completo. O maior problema sempre foi
o WinForms, que é uma API colossal; para desenvolver aplicações Gtk# ou ASP.NET já faz tempo que o 2.0 funciona.
A algumas semanas completaram a API do WinForms, que era o último impeditivo para suportarmos o 2.0 por completo.

Quanto ao 3.0 e o 3.5 a história é um pouco diferente. O 3.5 está em estágio avançado de desenvolvimento. O compilador
já suporta quase que LINQ por completo faltando apenas partes relativas a Expression Trees. As bibliotecas estão em pleno
desenvolvimento.

Em relação ao 3.0, um pacote de assemblies que podem ser usados a parte, estão em andamento, mas não com o
mesmo empenho do resto. Principalmente pq boa parte deles ter uma base de usuários muito pequena ainda. A única que
deslanchou mesmo foi a WCF, que é a única que realmente temos usuários pedindo.

E hoje em dia a plataforma Java já dá suporte a várias outras linguagens, como Ruby, Python e Scala.[/quote]

IronPython = .NET + python

E ja ate ouvi falar de Ruby e .NET tb

:slight_smile:

//Daniel

Cara, “atropelar o java” pode ter certeza que nao vai. Tanto é verdade que existe milhares de sistemas prontos feitos em java… quem vai dar manutenção neles…

Pensa assim, niguem conseguiu “Atropelar” o COBOL ainda, uhaeuhaeuhaue !!

[quote=ViniGodoy]
Mas há uma diferença aí… É a Sun que está por tras dessas várias plataformas do Java.
Não é a Microsoft que está por trás do projeto mono e sim a Novell. (isso seria positivo?)
http://www.mono-project.com/FAQ:_General#Mono_and_Microsoft

Até por isso, o Mono está sempre algumas versões atrás da última release do .net framework.[/quote]

A Sun não está atrás das plataformas, ela suporta algumas delas fazendo coisas como contratar profissionais envolidos. De qualquer forma isso não é um problema porque assim como o Mono não é a Sun ou IBM ou aluém que mantêm essas iniciativas e sim comunidade.

[quote=louds]Já fazem muitos releases que o mono suportar o .net 2.0, apesar de não estar completo. O maior problema sempre foi
o WinForms, que é uma API colossal; para desenvolver aplicações Gtk# ou ASP.NET já faz tempo que o 2.0 funciona.
A algumas semanas completaram a API do WinForms, que era o último impeditivo para suportarmos o 2.0 por completo.

Quanto ao 3.0 e o 3.5 a história é um pouco diferente. O 3.5 está em estágio avançado de desenvolvimento. O compilador
já suporta quase que LINQ por completo faltando apenas partes relativas a Expression Trees. As bibliotecas estão em pleno
desenvolvimento.

Em relação ao 3.0, um pacote de assemblies que podem ser usados a parte, estão em andamento, mas não com o
mesmo empenho do resto. Principalmente pq boa parte deles ter uma base de usuários muito pequena ainda. A única que
deslanchou mesmo foi a WCF, que é a única que realmente temos usuários pedindo.
[/quote]

Não, não estou em 2004, e não precisava ser rude. Aliás, o que você falou até confirma o que eu disse: Ele está, sim, algumas versões atrás. A versão atual não é a 2.0, mas a 3.5.
E, como você mesmo disse, a 2.0 não está completa, porque falta uma API. Colossal ou não, ela é usada no desenvolvimento .net e não está no mono.

Citando suas próprias frases:
“Já fazem muitos releases que o mono suporta o .net 2.0, apesar de não estar completo.
“Quanto ao 3.0 e o 3.5 a história é um pouco diferente. O 3.5 está em estágio avançado de desenvolvimento.

Acho que há uma grande diferença quando a Sun usa o seu nome, e disponibiliza o produto em seu próprio site. Ela apoia a comunidade, fomenta isso. Muito diferente da MS, que apoiou o mono um pouco a contra gosto.

Não estou criticando a iniciativa mono, mas a postura da MS. Ela deveria era começar a dar um apoio mais direto, e mais intenso, como a própria sun faz.

Meu argumento continua o mesmo, Vini: se Java fosse uma plataforma cujo ecossistema é controlado pela Sun esse argumento faria sentido mas não é. Quem faz java são os JBoss, Apache e SpringSource da vida, a Sun (e o JCP por extensão) apenas corre atrás.

Ter toda API implementada tem pouco valor. Oque importa é ter aquilo que 90% usa, que já tem a muitos releases. Como te falei, o mono já tem isso a muitos releases.
Assim como o último release do Java é o 6 e pouquíssimas empresas migraram, tem mais gente no .net 1.1 que usando algo 3.X.

[quote=DaviPiala][quote=fenemeth]Galera, faz uns 2 meses que estou estudando para certificação java. No entanto tenho lido bastante sobre dot net e seus benefícios, que nada mais é que uma cópia da idéia do java de ter uma plataforma para rodar em qualquer sistema, no entanto a plataforma dot net suporta mais de 20 linguagens de programação, inclusive java. Minha dúvida está se o tal dot net não vai atropelar java. O que vc acham sobre isso ??

Grande abraço.[/quote]

Na última revista da mundo Java tinha um artigo interessante sobre esse assunto do Cezar Taurion da IBM.

Vale a pena vc ler.

Eu acredito que haja espaço tanto para .net como para Java.[/quote]

Ehh kra, o jeito eh eu assinar alguma revista do gênero para me manter informado sobre assuntos como esse…

Grande abraço, vlw pela dica.

Cara, “atropelar o java” pode ter certeza que nao vai. Tanto é verdade que existe milhares de sistemas prontos feitos em java… quem vai dar manutenção neles…

Pensa assim, niguem conseguiu “Atropelar” o COBOL ainda, uhaeuhaeuhaue !![/quote]

Hum ta certo kra…Mas assim, queria estudar a tecnologia que irá evoluir, não a que ficará para dar manutençaõ. Mas como tecnologia eh coisa de loco, cada hora vai surgindo uma nova, fica difícil saber. Bem, deixo continuar com a kathy, grande abraço, vlww.