Java hoje seria uma boa linguagem para cair de cabeça? Em questão de mercado, nao em questão de tecnologia… Estou estudando Java e estou fascinado, nao consigo parar… mas enfim… qual seria mais lucrativa?
Muita gente ainda fala do Velho COBOL… porque? Java não faria a mesma coisa que o COBOL talvez? porque os bancos nao mudam de sistemas? porque nao Java e Oracle, ao inves de COBOL? Ou tipo… sem pedrada por favor… .Net, VAMOS FAZER O MAIS RAPIDO POSSIVEL E OQUE IMPORTA É O RESULTADO. Hoje parece que o mercado da muito valor a isso.
E para o cara ter um lugar destacado em Java ele precisa ter conhecimento em que? Até onde seria bom?
VLW
Bom, quanto ao motivo dos bancos não migrarem para Java é bem claro: a estabilidade e confiabilidade do sistema não justifica o alto risco e custo envolvidos na migração.
Não que o Java não dê conta do recado, mas sim porque o COBOL também dá conta (e muito bem). O que acontece nos bancos é a criação de uma ponte entre o COBOL (chamado de alta plataforma) e o Java (baixa plataforma).
Eu sugiro que você estude mais de uma linguagem porque isso vai te dar uma visão muito mais ampla do que pode ser feito com linguagens de programação.
Não fique preso a linguagens, se prenda a ideias. Estas sim são as coisas lucrativas.
Java hoje seria uma boa linguagem para cair de cabeça? Em questão de mercado, nao em questão de tecnologia… Estou estudando Java e estou fascinado, nao consigo parar… mas enfim… qual seria mais lucrativa?
Muita gente ainda fala do Velho COBOL… porque? Java não faria a mesma coisa que o COBOL talvez? porque os bancos nao mudam de sistemas? porque nao Java e Oracle, ao inves de COBOL? Ou tipo… sem pedrada por favor… .Net, VAMOS FAZER O MAIS RAPIDO POSSIVEL E OQUE IMPORTA É O RESULTADO. Hoje parece que o mercado da muito valor a isso.
E para o cara ter um lugar destacado em Java ele precisa ter conhecimento em que? Até onde seria bom?
VLW
Ola, como vai?
Sim… Eu por exemplo gosto de programar em Java e no sentido lucrativo também tenho gostado, ganhar dinheiro com Java é um fator que depende do seu conhecimento vs. sorte vs. não ser acomodado vs. ser bom de lábia rs.
Olha, seu eu tivesse começando do “zero”, neste momento, talvez eu fosse para SAP, sei lá, acho que dá mais dinheiro rs e eu gosto
de ERP rs…
Java é sinônimo de Web, logo, é neste espaço que o mercado está acirrado…
A proposta do Cobol é diferente da do Java, e os bancos não querem se submeter à riscos para “tentar” o Java 100% nos sistemas
de missão crítica…
Se você tiver começando agora, vale a dica: Java Web -> 1º Java/OO + Lógica 2º SQL 3º JSF/Struts 4º JPA/Hibernate 5° HTML/JavaScript/CSS 6º AJAX, eu estudaria por esta sequência matadora rs…
abs,
Desta Lista só tenho o 1º(Desktop) e o 5º. Oque seria JSF/Struts? e JPA/Hibernate?
as duas linguagens que mais recomendaria algum iniciante de estuar agora seriam java e c#… especialmente java. Por quê me parecem pagar bem comparado com outras (sim poderia citar abap como linguagem que paga melhor mas é uma questão de oportunidade poder estudar isso, nem sempre da), por que tem um mercado muito bom hoje e por que nos próximos sei la, 2 anos ao menos acho difícil esse mercado cair, então não seria um investimento perdido.
[quote=andredecotia]
…
Se você tiver começando agora, vale a dica: Java Web -> 1º Java/OO + Lógica 2º SQL 3º JSF/Struts 4º JPA/Hibernate 5° HTML/JavaScript/CSS 6º AJAX, eu estudaria por esta sequência matadora rs…
abs,[/quote]
eu mudaria essa ordem colocando jpa/hibernate imediatamente depois de sql e HTML/JavaScript/CSS antes de JSF/Struts (com um servlets/JSP entre eles)…
JSF e Struts São frameworks que implementam o Padrão MVC que é utilizado no Desenvolvimento Web.
JPA e Hibernate São frameworks de persistência de dados, os famosos ORM’s.
Eu indicaria estudar VRaptor prioritariamente, logo apos JSP/Servlets. JSF também é muito importante por causa do mercado. Mas eu particularmente prefiro o VRaptor. Mas isso é outra discussão.
Abraços e boa sorte.
Esses frameworks sao oque? coisas prontas? da pra fazer com “Java puro” ou é melhor ir pelo framework mesmo?
Pois, nao gosto muito de depender de algo que ja fizeram… em questao de suporte…
Viajando? espero que nao rs rs rs. Mas tive experiencias com a microsoft em .net, e… sei la… nao sei se seria a mesma coisa com Java… (creio que nao) mas por via das duvidas prefiro nao esperar mais nos outros.
Antes de mais nada, sugiro: http://www.caelum.com.br/apostilas/
Se esta começando agora, tente aprender outras linguagens também como Ruby e Python. em termos de mercado, Java e .Net tem mais vagas, mas não que seja impossível trabalhar com outras linguagens, alias, os amigos sêniors que conhece que trabalham com Ruby e Python ganham igual ou mais aos de Java.
Dinheiro por dinheiro, SAP paga por baixo 5x mais que qualquer desenvolvedor vai conseguir ganhar sendo empregado, pra quem não liga em trabalhar em coisas mais burocráticas e andar engomadinho, financeiramente é de longe a melhor opção.
[]s
[quote=denisspitfire]Esses frameworks sao oque? coisas prontas? da pra fazer com “Java puro” ou é melhor ir pelo framework mesmo?
Pois, nao gosto muito de depender de algo que ja fizeram… em questao de suporte…
Viajando? espero que nao rs rs rs. Mas tive experiencias com a microsoft em .net, e… sei la… nao sei se seria a mesma coisa com Java… (creio que nao) mas por via das duvidas prefiro nao esperar mais nos outros.[/quote]
O problema dos frameworks Java é que pra qualquer problema cria-se um framework, e a comunidade em geral estimula esse comportamento com receitinhas de bolo “matadoras” que consiste em uma combinação aleatória de frameworks tidos como “caminho a ser seguido” e que implementam acrônimos de tres letrinhas no lugar de boas práticas de programação.
No ambiente microsoft como não existe um mercado de desenvolvedores frameworks tão grande querendo empurrar todo tipo de framework (e cursos, livros, para esses frameworks) as pessoas tendem a escolher quando realmente precisam deles.
Tirando essa diferença entre as plataformas, toda a indústria é baseada em cima do que já foi criado, não precisamos ficar reiventando a roda e isso é bom!
Java e uma linguagem de baixo desempenho o que a certo tempo era um problema mas atualmente com o barateamento e evolução do hardware passou a ser uma solução viável em muitos casos, por outro lado java é uma linguagem que ganha disparada no quesito portabilidade já que é uma linguagem emulada sobre VMs, lembrando que atualmente há uma visão do mercado para dispositivos móveis de diversas plataformas então o java é uma linguagem compensativa.
Java é uma linguagem fácil de programar muito rica em frameworks, mas que acaba limitando o programador já que você tem o controle apenas das funções sem nível de ação crítica.
“Java é como uma mãe”, te ajuda a fazer tudo oque precisa, te tira de perto de tudo que pode ser perigoso e te avisa de tudo que pode dar errado e ainda conserta seu malfeito vez ou outra.
Comecei a programar com java e ele me fez gostar muito de programação; se quer aprender uma linguagem sozinho o java é uma linguagem boa e com muitos leques para web, embarcados, etc, mas se tiver alguém para te ensinar Assembly cola nele pois essa é a tata…tata…tata…tataravó de todas as linguagens e se entender como ela funciona facilmente vai aprender todas as outras.
Creio ser a sequência mais rápida para se ter um conhecimento em diversas linguagens de programação:
assembly -> C -> C++ -> Java ou C#(o java da microsoft)
Linguagens ditas mortas como Cobol, Pascal, Ada e etc, podem ser grande fonte de lucro já que quase não se tem programadores nessas áreas e muitos sistemas de grandes empresas foram desenvolvidos nestas linguagens.
Sinto dizer que mesmo com a extrema vantagem em utilizar java para web o php ainda domina maior parte do mercado em parte por ser livre enquanto o java tem “dono”.
“Não se prenda a códigos ou tipos de codificação, qualquer “macaco” pode programar, mas só pessoas com inteligência podem gerar algoritmos e boas soluções para problemas.”
“Não existe um melhor em contexto genérico mas sim o melhor para devido problema e situação”