Desculpe novamente pessoal, mas se vocês leram a mensagem que deixei antes, não abri o tópico pra gerar discussão, mas sim pra poder discutir sobre as duas tecnologias e poder mostrar para meu chefe qual a melhor (eu sou java), mas não posso simplesmente chegar pra ele e falar que Java é melhor, por que gosto de Java, por que não gosto do .Net, por que odéio o Bill Gates.
Um projeto de grande porte será migrado pra uma das duas tecnologias, e acredito que Java é a melhor opção. Gostaria da ajuda de vocês pra provar pro meu chefe que realmente é.
Como já disse, achei alguns artigos sobre o tema, posso disponibilizar aqui se alguém tiver interesse.
Cara, o Java e o .Net são similares no que fazem. Talvez o .Net tenha uma melhor produtividade “out of the box” com o Visual Studio, mas se você usar as ferramentas corretas com o Java você conseguirá produtividade similar.
O Java é mais escalável, mas isso só será importante para projetos grandes. Outro ponto positivo é que o Java tem compromisso em manter a compatibilidade com versões anteriores.
Uma das principais vantagens do Java é rodar em mais de um SO, mas isso depende do objetivo da sua empresa. Isso dá flexibilidade tanto para o cliente quanto para a empresa.
Cara, o Java e o .Net são similares no que fazem. Talvez o .Net tenha uma melhor produtividade “out of the box” com o Visual Studio, mas se você usar as ferramentas corretas com o Java você conseguirá produtividade similar.
O Java é mais escalável, mas isso só será importante para projetos grandes. Outro ponto positivo é que o Java tem compromisso em manter a compatibilidade com versões anteriores.
Uma das principais vantagens do Java é rodar em mais de um SO, mas isso depende do objetivo da sua empresa. Isso dá flexibilidade tanto para o cliente quanto para a empresa.
[/quote]
o visual studio eh bastante bom para quem esta comecando, mas depois que vc pega o jeito do eclipse ou idea, fica impossivel utilizar o vs…
[/quote]
Opa cara, nisso eu discordo. Tinhamos um projeto com .NET 1.1. Com a chegada do .NET 2.0, e todas as suas novas facilidades, nos vimos muito tentados a migrar para que as novas aplicações fosse desenvolvidas, mas tinha coisa utilizando 1.1, rodando neste servidor. Resolvemos arriscar, migrando todo o ambiente para 2.0. Resultado: O 1.1. continua funcionando sem problemas. Retro-compatibilidade total![/quote]
sim mas vc nao pode aproveitar, por exemplo, as Collections Generics que ficam em um namespace diferente…
Recentemente, uma outra grande incompatibilidade do Java de uma versão para outra foi a mudança no foco do Java 1.4 em relação ao 1.3. Esta realmente impossibilitava a migração pois a aplicação parava de funcionar.
O Java 1.2 também trouxe muitas mudanças radicais.
O Java não mantém 100% de compatibilidade mas é menos radical do que a Microsoft (antiga). O VB, pelo menos até o VB6, a cada versão nova era necessário rodar um programa de migração para adaptar os fontes para a nova versão.
O que me aborrece um pouco acompanhar ao evolução do Java é ver que alguns teóricos da Sun não estão nem aí para o uso do Java. Um exemplo de como alguns caras ignoram o que acontece lá fora é que para o Netbeans, o Hibernate não existe e é capaz do Visual Studio lançar suporte antes.
Certo, acho que utilizei termos radicais demais, retiro o que eu disse.
Contudo, acho que ninguém discorda de que tem-se mais garantias de retro-compatibilidade na plataforma Java do que no .NET (não que seja uma vantagem… em muitos aspectos, é justamente o contrário).
(obs 1: desculpem a citação errada feita no post anterior - corrigida)