Java x .Net

31 respostas
diego2005

Olá pessoal, será vocês poderiam fazer um comparativo entre o Java e .Net??? Quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Grato…

31 Respostas

J

Da uma procurada no forum vai, isso já gerou diversas discussões acaloradas.

Se não achar no forum, vai no google… tem milhares lá.

ps: Fazer esse tipo de pergunta em um fórum de java, que tem peças tipo thiagosc e etc, me parece apenas um problema de tédio.

[editado]
Fui procurar no GUJ e não retornava nada, então no Google digitei “java .net guj” e retornou alguns, segue aqui um deles para dar uma mãozinha.

http://www.guj.com.br/posts/list/29251.java

[/editado]

thokk

Olha acho que ferramenta que te favorecer melhor!!!
Tem situações que java é uma ferramenta dos deuses e outras não.
A mesma coisa com dotnet.

chun

Minha opiniao:

Se sua plataforma alvo for apenas o Windows entao voce deve ficar com .Net … não porque ele é melhor… mas sim porque você vai poder tirar proveito das milhoes de dll’s que ele oferece… ( em java voce até aproveita tambem… mas eh mais chato… JNI consegue ser um pé no saco quando quer… )
Seja objetivo… escolha a ferramenta de acordo com a necessidade…
A maior desvantagem que vejo no .Net é que a MS controla tudo… o que não é legal… e isso esta aparecendo agora no C# , a versão 3.0 vai ttrazer um monte de bujigangas que vão deixar os programas cada vez mais complexos e dificil de serem debugados…
Já com Java voce tem a JCP controlando… a MS até tentou cagar com a plataforma Java… porem foi barrada.

thokk

Sim concordo com vc plenamente!!!
Mas tbm concordo que se a pessoa tem facilidade, para trabalhar com java ou net. Continua a trabalhar com ela!!!

jaboot

Mano, são milhares de comparações… Acho que se você procurar no Google vai tirar suas conclusões mais facilmente do que entrar aqui em um fórum de java, que o pessoal “tende” ao tema do site.

juzepeleteiro:
Da uma procurada no forum vai, isso já gerou diversas discussões acaloradas.
Até mais do que acaloradas…

Cuidado cara!
http://www.googlefight.com/index.php?lang=en_GB&word1=juzepeleteiro&word2=thiagosc
:lol:

esb

balarini:

Cuidado cara!
http://www.googlefight.com/index.php?lang=en_GB&word1=juzepeleteiro&word2=thiagosc

Huahuahuahuahuahua…

esb

Mas falando sobre o tópico… de novo? Sem ofensas, mas o pessoal parece que gosta de incitar esse tipo de tópico que tem 101% de gerar flames.

Daqui umas duas semanas alguém abre um tópico sobre regularizar ou não a profissão de informática, no dia seguinte outro pra discutir se faculdade é importante ou não… :expressionless:

E em relação ao dr. Chatoff do forum, é bem provável que ele apareça por aqui, apesar das opiniões dele serem mais recorrentes em tópicos de Ruby.

jaboot

Verdade.
Eu apelo a algum moderador que tranque esse tópico, porque tem muita gente despreparada para falar sobre esse assunto.
Já vimos alguns outros tópicos, até em outros sites, que geraram discussão e mais discussão, e no final o pessoal estava se xingando.
Parece que quando fala Java e .Net o pessoal encara como futebol ou religião.

diego2005

Desculpem-me, mas minha intenção não foi causar tumulto. A empresa que irei trabalhar a partir do mês que vem está analisando as tecnologias para poder migrar um sistema. Meu futuro chefe (e professor) que está fazendo essa análise. Por isso abri o tópico para saber a opinião de vocês.

Já achei alguns artigos discuntindo sobre isso, se alguém tiver interesse é só falar que coloco os links aqui. Mas só peguei artigos onde se discute as verdadeiras vantagens e devantages de cada tecnologia, deixando o fanatismo, o amor, o ódio, e outros sentimentos de lado.

J

balarini:

Cuidado cara!

Meu nome é Jose Peleteiro, é o nome que eu uso em lista e na hora de comittar código em projetos (seja opensource como o Pico, Xfire, XDoclet…) ou privados.

O certo seria:
http://www.googlefight.com/index.php?lang=en_GB&word1=jose+peleteiro&word2=thiagosc

Thiagosc

juzepeleteiro:

Meu nome é Jose Peleteiro, é o nome que eu uso em lista e na hora de comittar código em projetos (seja opensource como o Pico, Xfire, XDoclet…) ou privados.

José Peleteiro é nome inventado. Eu lembro de ter visto esse nome dos livros de alemão do instituto Goethe. O sobrenome Peleteiro não existe.

Luca

Olá

Coloque sua opinião em http://genforum.genealogy.com/peleteiro/

[]s
Luca

maquiavelbona

Thiagosc:
juzepeleteiro:

José Peleteiro é nome inventado. Eu lembro de ter visto esse nome dos livros de alemão do instituto Goethe. O sobrenome Peleteiro não existe.

Puxa, eu vi o nome John Smith no meu livro de inglês a um tempo atrás então esse nome também não existe? Coitados então dos “José da Silva”. :?
Coisas de sexta-feira…

jmp

Thiagosc:
juzepeleteiro:

muitos nomes sao inventados ou tirados de histórias. Algum ser onisciente pode até saber se existe alguem com esse sobrenome, e esse ser não é voce. :wink:

J

Vixi, estou lisongiado, um tópico só para saber se meu nome existe ou não. :smiley:

Bem, o meu nome existe sim, é espanhol. Tem até um colégio com esse sobrenome.

Meu nome completo é Jose Luiz Peleteiro Fentanes Junior, tenho um email corporativo em jose.peleteiro em neoris.com, uma empresa do tamanho da Neoris não iria criar um email falso para mim, iria?

Meu pai, aonde eu estou com a cabeça justificando que o meu nome é meu mesmo…

Rubem_Azenha

Toma mais essa Thiago :stuck_out_tongue:

fmeyer

Eu ainda vou ter o prazer de rir da cara do “tiagosc” na cara dele … huahuahuahu
ahhh se ele soubesse como ele alegra minha vida, tem hora que eu estou entediado e eu leio umas threads que ele participa pra dar risada hahahaha

J

Eu ainda vou ter o prazer de rir da cara do “tiagosc” na cara dele … huahuahuahu
ahhh se ele soubesse como ele alegra minha vida, tem hora que eu estou entediado e eu leio umas threads que ele participa pra dar risada hahahaha

Vixi, eu achava que eu era o único louco que quando está entediado procura threads que ele participa para ler…

Qualquer dia desses vai até site dedicado a essa lenda do GUJ.

Meu nome é Joooosssee.

Rafael_Steil

Povo, por favor releiam o subject do topico. Ao menso que a minha percepcao das coisas esteja errada, o mesmo nao trata de nomes pessoais.

O GUJ esta bastante democratico em relacao a .NET, e a galera com mais tempo de casa ja sabe se policiar muito bem em relacao a discussoes do tipo.

Rafael

diego2005

Desculpe novamente pessoal, mas se vocês leram a mensagem que deixei antes, não abri o tópico pra gerar discussão, mas sim pra poder discutir sobre as duas tecnologias e poder mostrar para meu chefe qual a melhor (eu sou java), mas não posso simplesmente chegar pra ele e falar que Java é melhor, por que gosto de Java, por que não gosto do .Net, por que odéio o Bill Gates.

Um projeto de grande porte será migrado pra uma das duas tecnologias, e acredito que Java é a melhor opção. Gostaria da ajuda de vocês pra provar pro meu chefe que realmente é.

Como já disse, achei alguns artigos sobre o tema, posso disponibilizar aqui se alguém tiver interesse.

Agradeço a ajuda de todos.

1112

Em quê você se baseia para dizer que Java é melhor neste caso?

diego2005

Nos artigos que consegui googleando… :lol:

Rafael_Steil

Ou seja, voce nao tem nada, apenas a sua preferencia pessoal :wink:

Rafael

F

Leva o thiagosc para fazer uma apresentação na sua empresa… Ou seu chefe concorda ou vai acabar “concordando” :smiley:

Thiagosc

Cara, o Java e o .Net são similares no que fazem. Talvez o .Net tenha uma melhor produtividade “out of the box” com o Visual Studio, mas se você usar as ferramentas corretas com o Java você conseguirá produtividade similar.

O Java é mais escalável, mas isso só será importante para projetos grandes. Outro ponto positivo é que o Java tem compromisso em manter a compatibilidade com versões anteriores.

Uma das principais vantagens do Java é rodar em mais de um SO, mas isso depende do objetivo da sua empresa. Isso dá flexibilidade tanto para o cliente quanto para a empresa.

T

Cara, o Java e o .Net são similares no que fazem. Talvez o .Net tenha uma melhor produtividade “out of the box” com o Visual Studio, mas se você usar as ferramentas corretas com o Java você conseguirá produtividade similar.

O Java é mais escalável, mas isso só será importante para projetos grandes. Outro ponto positivo é que o Java tem compromisso em manter a compatibilidade com versões anteriores.

Uma das principais vantagens do Java é rodar em mais de um SO, mas isso depende do objetivo da sua empresa. Isso dá flexibilidade tanto para o cliente quanto para a empresa.

o visual studio eh bastante bom para quem esta comecando, mas depois que vc pega o jeito do eclipse ou idea, fica impossivel utilizar o vs…

T

Opa cara, nisso eu discordo. Tinhamos um projeto com .NET 1.1. Com a chegada do .NET 2.0, e todas as suas novas facilidades, nos vimos muito tentados a migrar para que as novas aplicações fosse desenvolvidas, mas tinha coisa utilizando 1.1, rodando neste servidor. Resolvemos arriscar, migrando todo o ambiente para 2.0. Resultado: O 1.1. continua funcionando sem problemas. Retro-compatibilidade total!

sim mas vc nao pode aproveitar, por exemplo, as Collections Generics que ficam em um namespace diferente…

bzanchet

Ah, por favor… tem uma certa diferença entre garantia de retro-compatibilidade e retro-compatibilidade acidental num caso específico.

Rafael_Steil

bzanchet, o framework inteiro funcionando sem nenhum problema eh “compatibilidade acidental”?

O que voce me diz entao dos problemas causados pelo Java 5, com suas keywords?

Rafael

Luca

Olá

Recentemente, uma outra grande incompatibilidade do Java de uma versão para outra foi a mudança no foco do Java 1.4 em relação ao 1.3. Esta realmente impossibilitava a migração pois a aplicação parava de funcionar.

O Java 1.2 também trouxe muitas mudanças radicais.

O Java não mantém 100% de compatibilidade mas é menos radical do que a Microsoft (antiga). O VB, pelo menos até o VB6, a cada versão nova era necessário rodar um programa de migração para adaptar os fontes para a nova versão.

O que me aborrece um pouco acompanhar ao evolução do Java é ver que alguns teóricos da Sun não estão nem aí para o uso do Java. Um exemplo de como alguns caras ignoram o que acontece lá fora é que para o Netbeans, o Hibernate não existe e é capaz do Visual Studio lançar suporte antes.

[]s
Luca

bzanchet

Rafael,

Certo, acho que utilizei termos radicais demais, retiro o que eu disse.

Contudo, acho que ninguém discorda de que tem-se mais garantias de retro-compatibilidade na plataforma Java do que no .NET (não que seja uma vantagem… em muitos aspectos, é justamente o contrário).

(obs 1: desculpem a citação errada feita no post anterior - corrigida)

Criado 27 de outubro de 2006
Ultima resposta 5 de nov. de 2006
Respostas 31
Participantes 17