Java

Ola a todos sou iniciante na linguagem JAVA e gostaria de saber de voces alguem q trabalha com o JAVA e que usam uma ide por exemplo o (NETBEANS) que vc arrasta e solta, queria saber como e que fazem se usam e depois sair editando o codigo ou nao ?

Boa tarde Glleydson.

Olha, sei que já fui criticado por isto, porém tenho que te dizer a verdade.

Quando voce usa a ferramenta RAD (Rapid Application Developer - Aplicativo Rápido de Desenvolvimento), como aqueles que envolve o Drag and Drop de componentes, tem somente uma única vantagem que é a rapidez que voce desenvolve a sua aplicação.

Contudo, como já foi dito aqui no post http://www.guj.com.br/posts/list/2616.java#1209671, as aplicações RAD leva a voce ficar muito focado em programação orientada a eventos e esquecer a programação a orientação a objetos e JAVA é orientação a objetos puro.

Se voce está começando agora, então comece “no braço”. O que costumamos dizer “no braço”, significa escrever códigos, porque é através deles que voce vai ter conhecimento de toda a sintaxe da linguagem e entender como ela funciona e principalmente aprender o paradima de Orientação a Objetos.

Quando voce estiver aprendido boa parte da sintaxe, ai então voce utiliza o NetBeans, mesmo que for utilizar o Clique e Arraste (Drag and Drop), e se der qualquer erro na aplicação, voce já estará familiarizado com a sintaxe da linguagem, e resolverá o problema com maior rapidez.

Olha muitoo obrigadoo e o que eoo estouu mesmo fazendo sabe tentandoo aprender mesmo no bracoo vendo com cada comando funciona o que ? o q faz ?
pra depois chegar e usar uma ide…

ja vi uma boa parte orientacao de objetos agora to fazendo formularios janelinhas etc… depois vou comecar criar pelo netbens. e ver como q essa ferramenta cria e depois editar algun erro ou modificar mesmoo … mas vlw pela dica muitoo obrigado.

Pelo que lembro o netbeans gera um código que fica na vor cor cinza, esse código não pode ser modificado, ele até por sinal não permite que seja modificado.
Mas quando você cria um evento de clik no botão por exemplo, dai ele permite que você escreva o que quer dentro do método gerado por ele.

Se você quer uma IDE que não gere aquele código todo que o netbeans gera, sugiro o Intellij Idea da JetBrains(http://www.jetbrains.com/idea/download/index.html). Todo código de configuração do componente a IDE vai suprimir, não aparece como aparece no netbeans, você só pode configurar pelas configurações do componente mesmo. Mas o arrasta e solta deles é meio chatinho até pegar o jeito.

O Netbeans incorporou uma tecnologia também fabricada por eles chamada Matisse, se não me engano, foi por volta de 2006 isso. Ela ajuda e muito na construção do layout das telas, mas lembre-se, Swing não se resume a isso, e a sua complicação digamos assim é o seu tratamento de eventos, threads, dispatchs e listeners, e isso, você deverá dominar muito bem se quiser trabalhar com ele de forma ampla e compotente.

[quote=romarcio]Pelo que lembro o netbeans gera um código que fica na vor cor cinza, esse código não pode ser modificado, ele até por sinal não permite que seja modificado.
Mas quando você cria um evento de clik no botão por exemplo, dai ele permite que você escreva o que quer dentro do método gerado por ele.

Se você quer uma IDE que não gere aquele código todo que o netbeans gera, sugiro o Intellij Idea da JetBrains(http://www.jetbrains.com/idea/download/index.html). Todo código de configuração do componente a IDE vai suprimir, não aparece como aparece no netbeans, você só pode configurar pelas configurações do componente mesmo. Mas o arrasta e solta deles é meio chatinho até pegar o jeito.[/quote]

Boa noite a todos.

Esta é mais uma razão do porque eu prefiro escrever minhas janelas no braço.

O NetBeans é uma excelente ferramenta, porém ele tem esse defeito, gerar muito código da biblioteca Swing dentro da sua aplicação. Ao passo que se eu escrever o código, escrevo apenas o necessário, e funciona tão bem quanto arrastando os componentes da palheta.

Quanto a esta IDE que voce mencionou (Intellij Idea), vou dar uma olhada nela, contudo, mesmo que gere código oculto nela, mesmo assim voce não que o código fica limpo porém pesado :?:

Quais as vantagens de se escrever no braço:

1º) O código fica mais limpo e mais leve.

2º) Voce foca a Orientação a Objetos e a Eventos, ao passo que usando a palheta de componentes, só foca a Orientação a Eventos, e isto é ruim para quem desenvolve em Java,

3º) Maior facilidade de voce também construir as suas regras de negócio.

4º) Oportunidade de voce construir os seus próprios componentes visuas, utilizando os componentes da biblioteca Swing, fazendo com que voce possa entender até como funciona esta biblioteca.

5º) Oportunidade de voce construir os seus próprios frameworks.

Será que tem mais algum :?: 8) :?: :smiley:

Se alguém souber, é só postar aqui

Para aprender é ideal programar “no braço” a interface gráfica, mas eu discordo um pouco da opinião do nosso colega Discorpio, pois a interface nada mais é do que a view de uma aplicação.
A view deve fornecer um meio do usuário interagir, o saber “como construir” só é util para acertar detalhes referentes as peculiaridades da sua aplicação, no mais não há sentido em ser um mestre criador de interfaces, o que interessa e onde deve se aplicar a orientação a objetos, é no “core”, nas regras de negócio.

200% de apoio a criação de view desktop com RAD’s.

Tambem sou a favor de uso de RAD. Editar o codigo criado pelo netbeans por exemplo na mao é viavel? Nem um pouco, pois toda alteracao que voce fizer naquele componente swing atravez da ferramenta após a edicao ele restaura pra como estava antes. Porem eu acredito que nao seja necessario alterar nada na mao, tendo em vista que com as opcoes de codigo de pre-criacao, pos criacao pos-inicializacao e afins do netbeans te dão um controle bem razoavel. E sejamos justos, o codigo gerado não é la essas coisas de feio. E econoliza muito tempo no que diz respeito a utilizacao de gerenciadores de layout por exemplo.

Por outro lado, concordo que para quem esta iniciando é bom fazer as coisas inicialmente no braço, ate pra ficar mais facil “conversar” de forma coerente com o RAD, colocando codigos na mao, dentro das opcoes que o RAD oferece - como eu ja falei, no caso do net beans tem a opcao de criacao de codigo personalizado que permite alterar praticamente tudo - onde for necessario. E saber o que esta fazendo ajuda muito na hora de debugar.

Espero ter ajudado e bons estudos.