JavaBeans e DAO

Pessoal,

estou desenvolvendo uma aplicação para SuperWaba (e não há frameworks que me auxiliem na manipulação dos dados) e to pensando em como seria a melhor forma de trabalhar esta manipulação.

Meus Beans devem possuir somente os get’s e set’s ou posso inserir neles tb algum método de busca?

Tipo,

public class Pessoa{
 String nome, telefone;

  public Pessoa(){
   nome = "";
   telefone = "";   
 }

   public Pessoa(String nome, String telefone){
     this.nome = nome;
     this.telefone = telefone;
   }

  gets e sets 

  public String buscaNomeUsuario(){
    //utiliza o PessoaDao para buscar o nome do usuário gravado na base.
  }
 
}

Se o método de busca não for ficar em “Pessoa” deve ficar aonde? Este objeto Pessoa é só pra transporte?

Desmancha tudo e faz denovo?
Qual a melhor saída para não me embaraçar?

Desta maneira apresentada o bean vai ficar lotado de métodos de busca e inserção. Isso é utilizar DAO?

Aceito sugestões/críticas/reclamações dos mais diversos tipos :stuck_out_tongue:

Obrigado.

eu conheço vc do fórum do super waba… olha cara eu não vejo problema algum em colocar os métodos de consulta no bean… é claroq vc vai fazer sua consulta na classe de dao no bean vc só vai reescrever e chamar o método da outra classe…
por exemplo no bean:

[quote]
public void getConsulta(){
classeDAO.getConsulta();
}[/quote]

na hora de vc retornar o valor no while (rs.next) vc seta no seu bean:
classeBean.setNome(rs.getString(“nome”);

eu acho q é isso… por favor me corrijam se eu estiver errado…flw!!!

Eu sugeriria duas possibilidade.
Se houver muitos métodos de busca ou algo parecido, criar um objeto específico para isso, que fosse responsável por retornar coleções de objetos.
Ou então deixar dentro de Pessoa mesmo.

A única coisa que eu particularmente não faria é fazer um objeto sem comportamento nenhum, só com gets/sets.

[quote=Rafael Nunes]Eu sugeriria duas possibilidade.
Se houver muitos métodos de busca ou algo parecido, criar um objeto específico para isso, que fosse responsável por retornar coleções de objetos.
Ou então deixar dentro de Pessoa mesmo.
[/quote]

Boa, acho então que não fica ruim desse jeito.

[quote=Rafael Nunes]
A única coisa que eu particularmente não faria é fazer um objeto sem comportamento nenhum, só com gets/sets.[/quote]

Tá, mas e os Transfer Objetct? Seriam o mesmo bean? Para transferência não preciso de nenhum dos métodos que ele possui, mas também a existência destes não influencia em nada.

[quote=fzampa]Tá, mas e os Transfer Objetct? Seriam o mesmo bean? Para transferência não preciso de nenhum dos métodos que ele possui, mas também a existência destes não influencia em nada.
[/quote]
Você não precisa destes Transfer Objects.(http://www.guj.com.br/posts/list/28889.java)
Você pode ter o objeto pessoa, com os seus métodos específicos e trabalhar com estes métodos, get/set são só uma convenção, use se quiser usar.

Rá!

Então tá belezinha, como eu to só subindo e descendo degraus na aplicação (view <–> data source) posso passar o próprio objeto Pessoa.

Algum outro comentário sobre essa arquitetura?