JavaEE 6 overview

Veja nesse artigo um overview sobre o que virá na versão 6 do JavaEE.

Algumas novidades no artigo:

  • WebBeans 1.0
  • JSF 2.0
  • JPA 2.0
  • Servlets 3.0
  • JAX-RS 1.1

Fonte: TheServerSide

Quero mesmo é ver na prática o que pode ou não ser feito no EJB 3.1 (Lite) com relação ao Spring (acredito que a versão 3 sairá na mesma época).
Talvez mais uma matéria para a revista Mundo Java comparando o EJB 3.1 Lite com o Full. :smiley:

[quote=djemacao]Quero mesmo é ver na prática o que pode ou não ser feito no EJB 3.1 (Lite) com relação ao Spring (acredito que a versão 3 sairá na mesma época).
Talvez mais uma matéria para a revista Mundo Java comparando o EJB 3.1 Lite com o Full. :smiley: [/quote]

No site ja tem para downloads o Spring 3.
Só estou esperando eles publicarem os guias de referencia para mim começar a utilizar.

Esta nova versão do JEE virá com features interessantes.
Agora é aguardar e conferir o resultado! :smiley:

Só corrigindo, o Web Beans morreu, agora se chama JCDI (Java Contexts and Dependency Injection).

Finalmente JPA com Criteria!
O desenvolvimento vai se tornar possível kkk! :smiley:

qnd sai a nova verção do javaEE ?

Hmm, muito bom. O mais esperado por mim são os “Web beans” e o JPA com criteria. Quando ao servlets 3, embora eu não use request.getParameter, bem que poderiam lançar um método getParameterAsLong e afins, né?

Quanto ao Spring 3, estou ansioso para ver o que vai ter de features. Andei procurando pelo site e não achei nada ainda.

"

Legal :smiley:
Particularmente, estou empolgado com o JAX-RS 1.1.

Esse ano será interessante não só para a tecnologia Java, mas também para Ruby, com a versão 1.9 e o Rails 3 ( desculpem a fuga de assunto :oops: ).

Agora, quanto aos profiles, um interessante que poderia ser incluído por default seria um SOA Profile. Além disso, bem que poderiam manter no Web Profile as APIs JavaMail e JMS. Por falar nisso, no EJB Lite vai ter suporte a message-driven beans?

Acho importante que a tecnologia evolua para atender às necessidades dos desenvolvedores.

Muito interessantes as novas funcionalidades. :stuck_out_tongue:

Java EE 6 finalmente vai botar uma meia na boca daqueles desenvolvedores que dizem que Java EE é pesado e complicado.

O que eu mais espero nessa nova especificação é o EJB 3.1 e o JCDI. Ambos serão o “divisor de águas”.

Apesar de JPA haver Criterias, ainda preferiria ver a Sun copiar descaradamente o LINQ para a plataforma Java.

O JSF 2.0 ainda tem a mesma filosofia equivocada de ocultar as características da web para se parecer um framework desktop. Mas pelo menos as novas features, como a anotação @ManagedBean e o Facelets como renderizador padrão, farão a dor ficar menor.

O Servlet 3 terá o incrível suporte a requisições assíncronas. A maioria não usará essa feature diretamente, mas, por exemplo, o ajax reverso do ICEFaces usa atualmente classes proprietárias dos servidores Jetty e Glassfish para a requisição assíncrona (quando disponível), ou faz requisições padrão sofrendo com problemas de escalabilidade (em outros servidores). Quando as requisições assíncronas forem padrão da especificação, esses problemas desaparecem.

Eu sei lá, não gostaria disso não. Pra mim, Servlet deve ser usado para coisas “baixo nível” e, portanto, a interface só deve prover o essencial. Quem quiser algo mais complexo, deve-se buscar um framework web adequado.

O envio de JMS está disponível no Java SE, então não há muita discussão se se deve estar no Web Profile ou não.

O SOA dá tanta discussão que acho que ainda é cedo pra se definir um profile.

O EJB Lite não terá suporte a MDB, mas terá suporte a Session Beans assíncronos (talvez para ser invocados por Servlets assíncronos).

Alguém sabe quando é que eu vou poder começar a usar isso em produção? Ou seja, quando é que o Java EE 6 final-release vai sair?

Então, você pode usar uma versão promoted do Glassfish v3. Atualmente, a última versão é a b34 (há um release novo a cada 1 ou 2 semanas).

Essa versão do Glassfish contempla apenas o profile web. Por causa disso, não há EJBs remotos nem MDBs, e o EJB standalone contém somente a interface (a implementação está vazia e retorna null em todos os métodos).

Mas dá pra testar os Servlets via anotação, o JSF 2.0 com Facelets (uma dica: a versão do XML do JSF precisa estar com 2.0, se estiver com 1.2, tudo que é novo não funciona), o EJB sem interface, os EJBs assíncronos e por aí vai.

Não há WebBeans, as anotações de validations, nem criteria do JPA.

O uso em produção é meio subjetivo. Você acha certo usar um servidor beta em produção? Porém, pelo que tem, já dá pra brincar legal.