JavaEE ou JavaSE para um sistema de gestão acadêmica?

Olá a todos.

Peço desculpas caso esse não seja o local ideal para fazer esse questionamento, mas tenho um problema envolvendo JavaEE.

Começaremos essa semana a desenvolver um sistema de gestão acadêmica na faculdade em que trabalho. A idéia inicial é fazer uma aplicação totalmente independente de plataforma e por isso escolhemos Java.

Trabalhei com JavaEE no meu trabalho de conclusão de curso apenas sob o aspecto teórico e achei muito interessante o conjunto de recursos disponíveis. Com isso, pensei em desenvolver o sistema em JavaEE, embora meu conhecimento prático seja mediano e se restringe a JavaSE.

Para resumir, as minhas dúvidas são:
[list]JavaEE seria adequado para essa aplicação?[/list]
[list]A sua dificuldade de implementação é compensado a médio e longo prazo?[/list]

A idéia inicial é desenvolver o sistema de maneira bem estruturada, utilizando padrões de projeto e uma modelagem bem feita, dentro das nossas capacidades. As funcionalidades básicas do sistema são: controle total de biblioteca, secretaria e financeiro, acesso web para alunos (consultas) e professores (preenchimento de diários, cadasro de notas etc). Isso pode crescer com o tempo, mas ainda não temos previsão.

Agradeço a todos e peço desculpas novamente caso esteja no tópico errado.

Cara,

Não existe Java SE é mais adequado para esse sistema enquanto Java EE é mais adequado para esse outro, existe sim a necessidade do projeto, espeficicações e etc.

Tem que se pesar todos os prós e contras de se ter uma aplicação desktop ou ter um sistema web, ou até possuir ambos !

Se você for seguir aonda atualmente porque não dizer a “moda” as aplicações estão todas sendo convertidas para web pelas inumeras facilidades de acesso que esse ambiente proporciona. Facilidades de dar manutenção e etc.

Mas nada lhe impede de usar o Web Start em uma aplicação Java SE oque lhe daria muitas facilidades para manutenção e instalação e que lhe tiraria o problema da hospedagem do seu sistema.

Mas como lhe disse no inicio acho que você tem que colocar no papel o seu sistema e pesar os prós e contras.

[]s

Opa, stevelacerda!

Cara, JavaEE possui algumas “faces”, que você deve analisar a viabilidade de uso. Durante os processos iniciais de documentação, você vai descobrir o que seu sistema irá precisar, e assim será mais fácil escolher o que utilizar.

Eu também estou fazendo um projeto estilo “sistema acadêmico” na faculdade, e estou utilizando JavaEE. JSP, Servlets, EJB e Java Persistence API (este último não-exclusivo do JEE, mas vem bem a calhar no uso de EJBs).

• Eu escolhi Servlets e JSPs por que fazem um “meio de campo” adequado para uma aplicação Web;

• Escolhi EJB por dois motivos principais (e alguns secundários que vou omitir, só para resumir): 1 - Interfaces Local e Remotas auxiliam bastante em sistemas que devem ser acessado de diferentes maneiras local e remotamente; 2 - Os Servidores de Aplicação fornecem diversos serviços úteis pré-prontos para o meu sistema;

• JPA é uma ótima maneira de trabalhar com bancos e OO;

• Também usaremos Swing (Desktop) internamente.

Bom, essa foi a minha análise inicial. Não acredito que o sistema irá mudar, mas, por enquanto, é isso.

Espero ter ajudado =]