Tava com vontade fazer um sistema desktop, mas não sei qual tecnlogia usar de front-end…
Swing: se nao tiver outra, vai ser ele mesmo. Mas nao sei porque, mas nao gosto dele…
Flex: depois que a Adobe abandonou, mesmo gostando dela, nao tenho vontade investir
JavaFX: ?
É aconselhavel para sistema desktop? Como está hoje? tem ferramentas pra drag and drop igual tem pra Swing no Netbeans?
É de facil aprendizado?
Tá bem para frente. Com ele foi criado um novo toolkit para substituir o swing, chamado glass. Mas se pega ou não é questão de marketing e não das qualidades da mesma em si.
Não tem ferramentas de drag and drop mas você pode usar xml e css. Enfim, para desktop estou procurando usar o glass. Se for coisa simples usa o swing mesmo.
Já programo em Java há um bom tempo, mas estava há uns anos parado (pelo menos no que diz respeito a client side) e nunca tinha olhado o JavaFX.
Esse ano comecei a fazer um programa cliente para substituir uma aplicação web que eu vinha fazendo. Estava na dúvida entre SWT ou Swing. Mais por preguiça do que por comparação técnica, fiquei com o Swing que já conhecia.
Há umas semanas tomei conhecimento do que o JavaFX é, e fiquei com o pé atras em continuar desenvolvendo a aplicação em Swing. Afinal, se o JavaFX vai substituir o Swing, pra que trabalhar com o defunto?
Bem, olhando mais de perto, não gostei muito do JavaFX. Nem to falando do resultado final (aplicação) que é gerada. Isso me pareceu legal (apesar de não achar algo como o gridbaglayout para FX, hehe). Estou me referindo a infra necessária para rodar uma aplicação em JavaFX: ter que exigir do usuário instalar mais um bagulho na sua máquina não é algo que me agradou. Ainda mais em se tratando de Java. Usuários normais (ie; não programadores…) apanham para usar Java na web (eu apanho de vez quando!), imagina Java + FX? Pra piorar, eu nem consegui rodar o FX do browser ainda, apesar de já estar rodando no Netbeans os samples, e a página de instalação do FX dizer que já tenho FX na minha máquina… (será que é só comigo?? >> http://download.oracle.com/otndocs/products/javafx/2.1/samples/Ensemble/index.html).
(quem já teve que fazer deploy de aplicação standalone em empresas sabe que esse negócio instalar uma coisinha na máquina é um tormento: os caras da infra vao arrancar o teu coro!)
E aí, qual o feeling de vcs com relação a isso? FX vai ‘pegar’? Seja para uso na web como para aplicações standalone. Pelo que eu vejo, nem o Silverlight pegou, e olha que ele pareceu bem mais simples de instalar que o FX!
abs!
ps: postei no lugar certo? Ou melhor criar um novo tópico para isso?
Vlw! Dei uma fuçada no guj e achei algumas opiniões a respeito, mas ainda não esclareceu 100% pra mim sobre as perspectivas reais do JavaFX.
Estou tentando organizar minha opinião sobre a viabilidade do JavaFX pegar, e ter uma noção de quando isso ocorreria.
Pensando em desenvolvimento Web, já temos tecnologias difundidas que o JavaFX teria que brigar. De um lado, Flash e Silverlight (e menor escala), e do outro (e ganhando terreno muito rapidamente) Javascript+css+htm5, que já quase oferecem os mesmos recursos de JavaFX. Acho que vai ser complicado JavaFX buscar espaço aí. Sem contar que vai forçar os usuários a baixar mais um plugin.
Pensando no desenvovimento standalone, o maior empecilho acho que será a lenta adoção do runtime do FX (em especial em empresas). Já relatei minha dificuldade em instalar essa bomba, imagina usuário que tem dificuldade em instalar os plugins de segurança para usar internet banking? Li que estão pensando em colocar o JavaFX por padrão no JDK 8. Mas isso ainda vai demorar para sair, e ainda mais para ser adotado.
E para desenvolvimento desktop também precisa considerar o esforço para se adotar uma nova tecnologia (nesse caso, seria a troca do Swing pelo JavaFX, pois acredito que não irá ocorrer fuga de outras plataformas para Java por conta do JavaFX). O Swing já vinha meia a boca há anos e se não fosse pelo SwingLabs estaria praticamente abandonado (já tentaram renderizar HTML em Swing? É uma vergonha que se extende a mais de 10 anos; tem change request de 2002 para fazer upgrade do engine para pelo menos trabalhar com html 4.0…).
Bem, é isso. Estou com pé muito atras em adotar o JavaFX. Vou seguir por enquanto com o Swing, mas sem gastar muito esforço em melhorar a interface gráfica do programa por agora. Vou focar em outros pontos, e em tentar isolar ao máximo o Swing (já vinha fazendo isso, mas vou rever o código para tentar enxugar o máximo possível de lógica de controle de classes de interface).
Pontos que acho importante entender e que são relevantes para esse assunto:
Como está ou como vai ficar a integração entre JavaFX e o Android? Existe algo nativo em Android para suportar JavaFX ou será que os fabrincates vão colocar suporte para isso em seus telefones?
WST vs JavaFX. A oracle pensa em abandonar Swing/Java2D/AWT em favor de JavaFX. Mas e quanto ao SWT? Alguma resposta por parte da comunidade do Eclipse? Achei apenas plugins de JavaFX para Eclipse, mas nada mais ‘oficial’ a respeito dessa adoção (ou não adoção).
abs!
ps: vi num de 2010 que o JSF pegou! Hehe, estudei isso quando lançou e não gostei nada. Hoje em dia em programação web não uso nenhum framework. No máximo alguns conceitos do Spring. Hoje em dia deixo a lógica da GUI e de controle em Javascript. A máquina do cliente que trabalhe por mim. Servidor cuida de autenticação, cache e persistência! Minha separação entre lógica de controle e interface ainda ta uma zona, mas para sites pequenos ainda da pra encarar. Ainda estou atras de uns modelos mais sérios para lidar com isso de forma decente…