JavaFX/Java - Melhorar código

Pessoal, boa noite.

Sou iniciante fervoroso no Java e JavaFX, e estou aos poucos aprendendo ambos, entretanto queria começar a fazer algo útil e funcional. Acontece que acabei fazendo um programa que gera e-mail, onde existem diversas check-box, com mensagens prontas, e quando selecionadas fará gerará uma mensagem em uma textarea contendo um cabeçalho de e-mail mais mensagens de erros.

O que acontece é que estou escrevendo o código, e apesar de funcional, tenho sentido que não é a forma mais correta como estou fazendo, pareço não estar utilizando o POO corretamente, por exemplo:

geraMensagem.add1(cb1.isSelected());
        geraMensagem.add2(cb2.isSelected());
        geraMensagem.add3e4(cb3.isSelected(), tf3.getText(), cb4.isSelected(), tf4.getText());
        geraMensagem.add5(cb5.isSelected());
        geraMensagem.add6(cb6.isSelected());

O código acima, por exemplo, chama métodos dentro da classe GeraMensagem que passa se a checkbox foi clicada ou não, se sim adiciona o erro no corpo de uma variável que se tornará o e-mail, caso não não adiciona.

O exemplo acima está correto, a partir da explicação? Ou eu posso fazer coisas para melhorar o código?

Outra coisa: eu estou povoando algumas classes na mão, sem utilizar o BD (Tinha uma base, porém não quero utilizar agora conexão ao BD), existe alguma forma de povoar as classes? Só cheguei a ver XML através do marshaller, poderia fazer isso, por exemplo, através de um .txt?

Respondendo a primeira questão, tudo vai depender do seu uso, se é realmente necessário CheckBox, se sim não vejo problema.
No segundo tam como ler um txt, vou passar um código com o mais utilizado no momento que é a nova classe Stream do java, ainda não entendo direito então não vou saber te explicar muito dela, mas existe outras formas de fazer usando StringBuilder e outros. segue exemplo:

private void iniciarLista() {
        caminho = System.getProperty("user.home").concat("\\Desktop\\teste.txt");
        lista = new ArrayList();
        AbrirCaminho abrirCaminho = new AbrirCaminho();
        abrirCaminho.salvar(caminho);
        lista = abrirCaminho.ler(caminho);

lista.stream().forEach(prod -> {
            cbProduto.addItem(prod.getNome());
        });
    }

Não entendi muito bem, poderia postar o código da classe GeraMensagem?

O nome da classe poderia ser GeradorDeMensagem, evite verbos no nome das classes.