JavaFX Script será descontinuado, Novidades na plataforma JavaFX surpreendem

Por enquanto só no Twitter é possível saber mais:



ATUALIZADO: Post sobre a notícia http://java.dzone.com/articles/oracle-discontinue-javafx
Más notícias para JavaFX Mobile http://www.infoworld.com/d/developer-world/javafx-moves-forward-while-mobile-variant-hold-037
A notícia é que JavaFX Script está morto, JavaFX terá um browser para poder ser usado com HTML.
JavaFX poderá ser usado dentro de JavaSwing.

Pois é, parece que os boatos são verdade. JavaFX Script que foi anunciado no JavaOne 2007 (!) agora será descontinuado, também num JavaOne.

Parece que para melhor: agora as outras linguagens assumirão esse papel.

Mesmo a notícia sendo nova, estou vendo uma onde revoltados e uma onda de pessoas que passaram a gostar do JavaFX.

Vamos ver o que mais nos espera.

Eu estou gostando do que estou vendo!

Na minha opinião, a antiga Sun fez o maior estardalhaço ao anunciar o JavaFX, mas pecou na demora da disponibilização da mesma.

Vamos esperar e ver o que acontece…

Mas, do jeito que estão “pipocando” linguagens de script para a JVM, se realmente os boatos se confirmarem, mais hora menos hora os apaixonados por JFXS criam uma linguagem com a mesma sintaxe.

Abraços.

[quote=lgi2020]Vamos esperar e ver o que acontece…

Mas, do jeito que estão “pipocando” linguagens de script para a JVM, se realmente os boatos se confirmarem, mais hora menos hora os apaixonados por JFXS criam uma linguagem com a mesma sintaxe.

Abraços.[/quote]

Acho difícil isso… Mas nenhum conhecimento foi perdido, pois a API será a que usamos no JavaFX <= 1.3, mas, é claro, com muitas melhorias.

Na boa, a política da Oracle/Sun para o JavaFX tá pior que bêbado em fim de festa.

Não sabe se vai, não sabe se vem…

Por essas e por outras que nunca me interessei em me aprofundar nessa… plataforma(?).

\//

[quote=Jesuino Master]Mesmo a notícia sendo nova, estou vendo uma onde revoltados e uma onda de pessoas que passaram a gostar do JavaFX.

Vamos ver o que mais nos espera.

Eu estou gostando do que estou vendo![/quote]

Eu como um iniciante no JavaFX gosto muito de vários aspectos desta linguagem:

  • “bind” e “bind with inverse”
  • Modificador de acesso public-read" ao inves de um atributo privado apenas com um método get e sem o set
  • Modificador de acesso “public-init” que obriga o preenchimento desta variavel no momento da instanciação.
  • Poder instanciar um objeto já informando todos os atributos que eu quiser. TextBox{text: “teste”} ao invés de ter que criar construtores com números específicos de argumentos.
    Gostaria de ter estes recursos no java.

Entretanto, não gosto de algumas coisas do JavaFx como a sua sintaxe css obscura e sem documentação e algumas características de alguns de seus componentes visuais, como por exemplo o TextBox que não possui um método onChange()

Se isto for verdade, é uma PUTA falta de respeito com quem investiu tempo aprendendo a linguagem JavaFX.

É quase a mesma coisa que a Microsoft fez com os programadores VB6 quando lançou o VB.net. A diferença é que, se a Oracle tá fazendo isto, é sinal de que quase ninguém usava a linguagem JavaFX.

Aliás, se for verdade, é uma pena, porque a linguagem JavaFX era muito legal.

[quote=rodrigoaraujo][quote=Jesuino Master]Mesmo a notícia sendo nova, estou vendo uma onde revoltados e uma onda de pessoas que passaram a gostar do JavaFX.

Vamos ver o que mais nos espera.

Eu estou gostando do que estou vendo![/quote]

Eu como um iniciante no JavaFX gosto muito de vários aspectos desta linguagem:

  • “bind” e “bind with inverse”
  • Modificador de acesso public-read" ao inves de um atributo privado apenas com um método get e sem o set
  • Modificador de acesso “public-init” que obriga o preenchimento desta variavel no momento da instanciação.
  • Poder instanciar um objeto já informando todos os atributos que eu quiser. TextBox{text: “teste”} ao invés de ter que criar construtores com números específicos de argumentos.
    Gostaria de ter estes recursos no java.

Entretanto, não gosto de algumas coisas do JavaFx como a sua sintaxe css obscura e sem documentação e algumas características de alguns de seus componentes visuais, como por exemplo o TextBox que não possui um método onChange()[/quote]
O CSS foi explorado nessa documentação:

http://download.oracle.com/docs/cd/E17802_01/javafx/javafx/1.3/docs/api/javafx.scene/doc-files/cssref.html

[quote]- Poder instanciar um objeto já informando todos os atributos que eu quiser. TextBox{text: “teste”} ao invés de ter que criar construtores com números específicos de argumentos.
Gostaria de ter estes recursos no java. [/quote]

Com Groovy e outras linguagens é possível fazer isso! e a implementação da API será pensando nessas “facilidades”. É importante que JavaFX seja extremamente fácil…

A maior novidade é poder escrever HTML com JavaFX, quero ver isso.

Outra coisas que parece legal é javaFX + CSS 3…

[quote=kicolobo]Se isto for verdade, é uma PUTA falta de respeito com quem investiu tempo aprendendo a linguagem JavaFX.

É quase a mesma coisa que a Microsoft fez com os programadores VB6 quando lançou o VB.net. A diferença é que, se a Oracle tá fazendo isto, é sinal de que quase ninguém usava a linguagem JavaFX.

Aliás, se for verdade, é uma pena, porque a linguagem JavaFX era muito legal.[/quote]

Verdade… Eles vão fazer umas coisas, mas que acredito que não passam de “consolo”, pois um suporte digno é o que merece quem mexeu com a tecnologia. Nada justifica isso que fizeram.

Espero que pelo menos eles amoleçam a licença do javaFX, algo que já aconteceu no JavaFX 1.3.1.

[]'s

Como dizem por aí: Puta falta de sacanagem!
Mas isso significa então que teremos um pacote chamado javafx.* ou javax.javafx.* incorporado a API do Java (7, 8 )? Usando a sintaxe Java?

[quote=kicolobo]Se isto for verdade, é uma PUTA falta de respeito com quem investiu tempo aprendendo a linguagem JavaFX.

É quase a mesma coisa que a Microsoft fez com os programadores VB6 quando lançou o VB.net. A diferença é que, se a Oracle tá fazendo isto, é sinal de que quase ninguém usava a linguagem JavaFX.

Aliás, se for verdade, é uma pena, porque a linguagem JavaFX era muito legal.[/quote]

O forte era justamente a característica da linguagem. Se for mudar então era preferível criar uma outra superfície em paralelo ao java2D/3D.
Isso tem nome na minha opinião. “Desorganização”.

[quote=Rafael Afonso]Como dizem por aí: Puta falta de sacanagem!
Mas isso significa então que teremos um pacote chamado javafx.* ou javax.javafx.* incorporado a API do Java (7, 8 )? Usando a sintaxe Java?[/quote]

Pode ser, mas na minha opinião isso quer dizer que a plataforma não é mais confiável.

[quote=Rafael Afonso]Como dizem por aí: Puta falta de sacanagem!
Mas isso significa então que teremos um pacote chamado javafx.* ou javax.javafx.* incorporado a API do Java (7, 8 )? Usando a sintaxe Java?[/quote]

É exatamente isso que vão fazer.

[quote=juliocbq][quote=Rafael Afonso]Como dizem por aí: Puta falta de sacanagem!
Mas isso significa então que teremos um pacote chamado javafx.* ou javax.javafx.* incorporado a API do Java (7, 8 )? Usando a sintaxe Java?[/quote]

Pode ser, mas na minha opinião isso quer dizer que a plataforma não é mais confiável.[/quote]

This is [color=red] Oracle[/color]

:frowning:

Dúvida: se vão de fato acabar com o JavaFX (até este momento não foi confirmado), por que no Netbeans 6.9 foi colocada tanta ênfase nele? Sinceramente, tá me soando mais a boato do que a fato viu.

O JavaFX Script não vai ser atualizado com as novidades do JavaFX 2.0: Table, WebKit entre outros.

Pode ter certeza que o JavaFX Script infelizmente foi descontinuado, tenho fontes seguras.

O que pode acontecer é a Oracle resolver continuar JavaFX Script, acho que eles deveriam fazer e criar esse suporte multi linguagem…

Minhas dúvidas são quanto a ferramenta de design do JavaFX. Se ela foi descontinuada, pode ter certeza que quem mais perdeu tempo foi a Oracle…

[]'s

Nem sei mais pra que serve o JavaFX e qual problema ele resolve. Me parece que a Oracle não teve muito sucesso em comunicar o que ela pretende fazer com o JavaFX. Isso fica mais evidente quando alguém noticia isto, um tweet com quase nenhuma informação, como “bomba”!

Não liga não gente já que a Oracle não quer nem saber de RIA ( Rich Internet Application-Aplicaçoes ricas para internet),
Então vamos integrar Java com Flex e Flash.

Já que a Oracle não está nem ai para o andar da carroagem!!!

mas a Oracle esqueçeu que o Desktop praticamente morreu, e cada dia que passa as aplicações
são mais voltadas para internet.

Já existem vários frameworks que fazem a integração.
8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)