De maneira bem simples eu gostaria de saber como estão as coisas no mundo a fora, o chrome abandonou o suporte a JAVA para abraçar o Node JS, isto significa que logo teremos apps escritos em Node concorrendo com os famosos Applets. Andei lendo e parece que a Oracle esta investido no Java FX, que por sua vez possui uma pancada de recursos a mais que o Swing.
A questão é, em que investir? Vale apena atualizar pro Java FX e ir deixando o Swing ou aprender Node?
Depende do seu foco. Se se foco é sistemas desktops, não tem porque aprender NodeJS. Se seu foco é mercado de trabalho, Javascript está crescendo cada vez mais, e NodeJS anda crescendo junto, assim como React, Ember, etc.
Sistemas Desktops ainda tem seu mercado, mas o que cresce cada vez mais e mais é web. Particularmente eu não investiria muito meu tempo com JavaFX, no máximo se eu quiser implementar um sistema desktop, estudar um pouco pra conseguir desenvolver.
NodeJS, Ruby on Rails, React, PHP (sim, ate PHP) estão em alta no mercado lá fora.
Se a Oracle que é uma grande empresa esta investindo em JavaFX não tem como app desktops não voltarem a ser um sucesso.
O problema com JavaScript é justamente esse, não tem nenhum empresa grande por trás, por isso cada 6 meses muda tudo os frameworks, e o desenvolvedor tem que aprender tudo de novo.
Olá pessoal, atualmente meu foco é Desktop por causa da necessidade, porém também programo pra WEB utilizando PHP, o mercado de tecnologia é muito ingrato, e ouço rumores que há regiões procurando desesperadamente programadores Delphi para novos projetos. A questão que quero entender é, os desktops do futuro são hoje nossos dispositivos mobile. JavaFX inicialmente foi criado e até utilizado para celulares com JAVA antes dos smartsphones, nodeJS esta presente em alguns frameworks mobile como IONIC.
Estudar para o futuro é uma aposta. Se quer estudar para o horizonte atual, o que está em alta em mobile são aplicações nativas. IONIC é uma boa solução híbrida para quem não pode investir em solução nativa de melhor qualidade para cada plataforma. Aplicações Java como você mesmo falou não são suportadas por mobiles atuais, então JavaFx fica de fora nesses casos.
Enfim, tudo depende da real necessidade. Se os “desktops” usados na empresa são dispositivos Android, então programe pra Android. Mas se for Windows por exemplo, não tem porque inventar, usa C# ou C++.