JavaME Interface

Olá amigos.
Após certo tempo estou de volta ao Forum e gostaria da ajuda dos mais experientes com uma dúvida que tenho.
Basicamente é sobre como elaborar interfaces mais elegantes nas aplicações JavaME como essa por exemplo:

retirada do site da Nokia em http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Mobile_Design_Pattern:_Master_Detail

Estava trabalhando com LWUIT porem minha aplicação está ocupando 2 Mb de Heap e isso acredito ser um tanto quanto exagerado.

Outra duvida seria sobre alguma API para salvar os dados do dispositivo de forma a simular uma base de dados. vocês conhecem algo que possa me ajudar.

Fico aguardando…

[quote=DienerMaick]Olá amigos.
Após certo tempo estou de volta ao Forum e gostaria da ajuda dos mais experientes com uma dúvida que tenho.
Basicamente é sobre como elaborar interfaces mais elegantes nas aplicações JavaME como essa por exemplo:

retirada do site da Nokia em http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Mobile_Design_Pattern:_Master_Detail

Estava trabalhando com LWUIT porem minha aplicação está ocupando 2 Mb de Heap e isso acredito ser um tanto quanto exagerado.

Outra duvida seria sobre alguma API para salvar os dados do dispositivo de forma a simular uma base de dados. vocês conhecem algo que possa me ajudar.

Fico aguardando…[/quote]

Primeiramente, para persistência, use o Floggy, por ser mais fácil.
Para as interafaces, estude Canvas que vc consegue um ótimo resultado.

Sobre Canvas, alguem sabe onde encontro algum material de qualidade para começar meus estudos??

O Google sabe, alimente ele com ‘canvas+j2me’ que um dos retornos que ele te cuspirá é http://pt.wikibooks.org/wiki/J2ME/Lições/Canvas

Ja o tinha alimentado.
Perguntei porque sou novo em JavaME e talves houvesse algum site referencia para canvas, mas ja estou estudando, depois volto e coloco alguns links interessantes que encontrei.

Obrigado.

Utilizando Canvas, pode ter problemas de com diferentes tamanhos de tela para celulares. Não é um trabalho trivial.

Acabei de perceber isso.
Você me recomendaria algo diferente.
Será apenas um projeto não pretendo me especializar nessa área.

Além disso, utilizando Canvas puramente, teria que reprogramar vários componentes que já estão prontos para o Form.
A melhor opção é utilizar o LWUIT mesmo ou Polish, que também é bom. Não tem muito jeito.
Use um obfuscator (http://developers.sun.com/mobility/midp/questions/obfuscate/) que pode reduzir o tamanho.
E quanto a base de dados, se não for muito complexa, o RMS já resolve sem precisar do Floggy.

Basta pensar um pouco e deixar a preguiça de lado para vc construir seus componentes ajustáveis a diferentes resoluções de aparelhos.
Para quem não quer mesmo trabalho, pode ser usado esses frameworks, mas lembrando:

  1. Polish é pago
  2. Teste o LWUIT em um aparelho para saber o que acontece quando me refiro à lentidão…

Oi.
alguem já ouviu falar do TAGSME??
Sabe oque é e como funciona??
E se é possivel realizar persistencia com ele.

LWUIT é meio complicado pq a aplicação é realmente grande para os padrões mobile.
Meu jar tem 1.5 Mb.

Para vocês saberem do que se trata é um sistema comercial de controle de pedidos, tilizado pelos consultores de vendas de uma industria de massas.

Adoro quando alguém descobre que o LWUIT é só para estrangeiro ver…

Bem, o j0nny já deu a dica. Quer customização ? Use Canvas ou CustomItem. Dá para programar apenas 1 vez e a aplicação se ajusta para o tamanho da tela que estiver rodando (vc programa isto,não é automágico!)

Na verdade o Canvas é bem versátil. Você guarda as variáveis getHeight, getWidth, getFont().getHeight e getFont().stringWidth, e pronto pode programar para qualquer aparelho. Os efeitos de cores também são moleza usando setcolor e os métodos para exibição. Fala sério, é até bastante trivial para quem pretente criar um Midlet.

Agradeço a ajuda de todos.
Acho que já dá para iniciar.

Sucesso a todos.