Olá DanielQQ, tenho grande interesse em trocar informações sobre JINI, JAVASPACES, RMI, etc. Caso esteja interessado, entre em contato comigo.
humberto.java@pop.com.br
valeu
Opa, interessadíssimo. São pouquissímas pessoas que eu conheço que se interessam por esta parte, digamos, obscura da tecnologia Java. Qualquer coisa, meu email: daniel@grad.icmc.usp.br
Só mais uma pergunta: de onde está surgindo este interesse tão grande por Jini nos últimos tempos? No fórum do GUJ, uma garota fez uma pergunta sobre Jini também e várias pessoas tem consultado sobre este tema. Alguma empresa aí em São Paulo está pretendendo usá-la?
A propósito, antes que perguntem, Javaspaces é um serviço adicional do Jini muito interessante. Javaspaces é um (exagerando um pouco talvez) novo paradigma para de computação distribuída. Nos modelos mais tradicionais, processos interagem uns com os outros através de recursos como pipes, trocas de mensagens ou invocação remota de métodos de objetos (à la RMI). No modelo do Javaspaces, os processos não se comunicam de maneira direta; ao contrário, eles compartilham objetos em um "espaço", que nada mais é do que uma memória compartilhada. Uma vez nestes espaços, os objetos se tornam passivos, ou seja, são só dados. Nada mais. E as modificações feitas sobre estes objetos são feitas fora do espaço (lembre-se: uma vez no espaço, os objetos são passivos. Assim, não há como invocar seus métodos remotamente). Ou seja, para que algum processo possa modificar algum objeto no espaço, é preciso primeiro removê-lo, modificá-lo e inseri-lo novamente no espaço.
Bom, isso é tudo.