[quote=morte]Bom pessoal…
pelo q eu andei vendo vcs estão bem por dentro desse assunto…
e eu estou desesperado pra aprender pq tenho q apresentar
meu estagio ateh dia 30/03 e não sei muita coisa sobre o assunto…
jah achei bastante assunto na teoria, mas nd q ensine como começar
a desenvolver, tipo configuração de emulador,
bibliotecas e coisas assim…
se alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato
abraço[/quote]
É difícil encontrar material mesmo morte, mas que tipo de ajuda vc precisa?!
Configuração do emulador?! Vc só precisa baixar o xletview e deixar ele no mesmo diretório do java, ele é simples p/ usar (vc programa no eclipse, netbeans ou o q vc achar melhor e roda o programa no xletview - não compila na ide!)… bibliotecas?! vc tá falando de awt, javatv e tal…?! então vc vai usar basicamente havi e awt, baixa a api do javatv no site da sun e as bibliotecas p/ fazer xlets (vc sabe q xlets são como applets né… programas q rodam numa máquina virtual na tv) vem qdo vc baixar o xletview… como começar a desenvolver?! pega o exemplo da MundoJava, mostra como mexer com o controle e a “estrutura” de um código de xlet (métodos q precisam ser implementados) - aliás, a matéria da MundoJava q fala sobre javatv é muito boa! se vc já programa em java, só vai ter q aprender a api javatv…
[quote=lalesan][quote=morte]Bom pessoal…
pelo q eu andei vendo vcs estão bem por dentro desse assunto…
e eu estou desesperado pra aprender pq tenho q apresentar
meu estagio ateh dia 30/03 e não sei muita coisa sobre o assunto…
jah achei bastante assunto na teoria, mas nd q ensine como começar
a desenvolver, tipo configuração de emulador,
bibliotecas e coisas assim…
se alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato
abraço[/quote]
É difícil encontrar material mesmo morte, mas que tipo de ajuda vc precisa?!
Configuração do emulador?! Vc só precisa baixar o xletview e deixar ele no mesmo diretório do java, ele é simples p/ usar (vc programa no eclipse, netbeans ou o q vc achar melhor e roda o programa no xletview - não compila na ide!)… bibliotecas?! vc tá falando de awt, javatv e tal…?! então vc vai usar basicamente havi e awt, baixa a api do javatv no site da sun e as bibliotecas p/ fazer xlets (vc sabe q xlets são como applets né… programas q rodam numa máquina virtual na tv) vem qdo vc baixar o xletview… como começar a desenvolver?! pega o exemplo da MundoJava, mostra como mexer com o controle e a “estrutura” de um código de xlet (métodos q precisam ser implementados) - aliás, a matéria da MundoJava q fala sobre javatv é muito boa! se vc já programa em java, só vai ter q aprender a api javatv…
Até mais…[/quote]
agora to conseguindo me achar um pouco
eh q eu tive q instalar o java de novo pq tinha formatado o pc e me esqueci de alguns passos
huahuiauhauhauhia
obrigado ae pela ajuda
olá!!! estou comum problema na hora de emular o exemplo da revista mundo java. eu digito a linha de comando pra abrir o xletview mas ele aparece e desaparece depois!!! ainda por cima dizendo que tem erro. o codigo esta sem erro!!! alguem poderia me ajudar???
grato
[quote=Rafael Adami]olá!!! estou comum problema na hora de emular o exemplo da revista mundo java. eu digito a linha de comando pra abrir o xletview mas ele aparece e desaparece depois!!! ainda por cima dizendo que tem erro. o codigo esta sem erro!!! alguem poderia me ajudar???
grato
[/quote]
Rafael, o emulador funciona assim:
Vc dá clique duplo com o mouse no icone do xletview ou digita no prompt de comando “java -jar xletview.jar” (não lembro o nome do arquivo .jar, pode ter algo a mais aí…) p/ abrir o cara (na minha casa só funciona abrindo pelo prompt)
Aí vc vai no menu “applications” e seleciona “manage applications”
Vai abrir uma tela aí vc seleciona “default group” e clica em “new application” do lado direito onde tem umas opções
O emulador vai inserir uma nova aplicação ligada à pasta default, aí vc seleciona essa aplicação aí q ele criou…
Do lado oposto a esse “gerenciador” aparecerá três campos, clica nos 3 pontinhos do lado de “path” e seleciona o caminho da tua aplicação
abaixo tem o campo onde vc vai selecionar o xlet (q está no caminho selecionado anteriormente) q vc quer emular, clica nos 3 pontinhos da opção “xlet” e ele vai mostrar p/ vc os xlets q tem na pasta, aí é só vc selecionar o que vc quer…
o primeiro campo dos três q aparecem é onde vc coloca o nome da aplicação, coloca o nome do xlet só p/ facilitar a tua vida e vc saber o que tá rodando…
Aí vc salva tudo e fecha (não o xletview! clica na opção “save & close” q tem lá nesse “gerenciador”)
volta no menu “applications” e vai estar lá aquela aplicação q vc acabou de “configurar” no xletview p/ rodar… clica nela e o programa vai funcionar…
Entãããooo… se o xletview aparece e desaparece antes de vc seguir todo esse caminho das pedras, o problema não é no código… é a instalação do emulador…
Vc tem certeza q vc baixou na mesma pasta q vc colocou o java (se o java tá na raiz, coloca o xletview lá tbm!)?! vc apagou algum arquivo da pasta do xletview…?! Vc tá digitando a linha de comando na pasta dele?! (se o xletview tá no c:, vc não vai conseguir fazer ele rodar digitando a linha de comando em c:\documents and settings\refael)
Aproveitando que eu pedi ajuda nesse tópico, aproveito
pra pedir de novo
Eu baixei um código e tento compilar ele via DOS e
aparece que não encontrou os pacotes HAVI e JAVAX,
alguém sabe onde encontrar?
eu já baixei o xletview e o javatv no site da sun
inclui no classpath, mas não dá certo…
[quote=morte]Aproveitando que eu pedi ajuda nesse tópico, aproveito
pra pedir de novo
Eu baixei um código e tento compilar ele via DOS e
aparece que não encontrou os pacotes HAVI e JAVAX,
alguém sabe onde encontrar?
eu já baixei o xletview e o javatv no site da sun
inclui no classpath, mas não dá certo…[/quote]
Compilar via DOS? Como assim?! Vc digita lá no prompt um comando p/ rodar?
Acho que não funciona não… acho que vc TEM que usar um emulador…
Incluir no classpath… :roll: uso o eclipse, não mexo no classpath… só precisa deixar o xletview e o java no mesmo diretório…
Sim… eu compilei via DOS um código bem simples
para gerar o .class, podendo assim rodar no XletView…
Até q funcionou e tal, só dava um print na sysout(“Olá Mundo”),
daí quando fui compilar um código mais complexo, que eu peguei
no site da sun, ele compilou mas deu um monte de exception…
Eu tentei usar o eclipse mas não estou muito acostumado com ele…
por isso pedi de como fazer via DOS
Já resolvi o problema
\o/
eu tinha feito um .bat para compilar via DOS com o seguinte código,
javac -classpath “c:\javatv_fcs\javatv.jar;c:\xlet\xletview.jar” SimpleXlet.java
e tinha deixado ’ '(um espáço) depois do ; q divide um diretório do outro
hiauihauhahuiaui
uma semana perdida por causa disso
Ola pessoal,
estou tentando fazer o exemplo e nao consigo compilar, ele me da o seguinte erro
Exception in thread "main" java.lang.ExceptionInInitializerError
at net.beiker.xletview.xlet.XletManager.addScene(Unknown Source)
at org.havi.ui.HScene.<init>(Unknown Source)
at org.havi.ui.HSceneFactory.createScene(Unknown Source)
at org.havi.ui.HSceneFactory.getFullScreenScene(Unknown Source)
at ExemploXlet.startXlet(ExemploXlet.java:33)
at mainXlet.main(mainXlet.java:15)
Caused by: java.lang.NullPointerException
at net.beiker.xletview.util.Settings.getProperty(Unknown Source)
at net.beiker.xletview.media.ScreenContainer.<clinit>(Unknown Source)
... 6 more
quando executa o seguinte codigo
scene = hsceneFactory.getFullScreenScene(HScreen.getDefaultHScreen().getDefaultHGraphicsDevice());
alguem sabe o que pode ser?
obs:
como no exemplo nao tinha um main criei o meu :
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
ExemploXlet x = new ExemploXlet();
try {
x.startXlet();
} catch (XletStateChangeException e) {
// TODO Auto-generated catch block
e.printStackTrace();
}
}
Pessoal,
tento compilar meus programas e gera o seguinte erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: xletview/jar
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: xletview.jar
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
Tem um exemplo com o controle remoto em www.youlabs.com.br
Além de tutoriais de outros aspectos da xlet.
Veja bem, vocês precisam ter cuidado com a USABILIDADE da aplicação.
Lembrem que o controle remoto disponível nas residências não é universal. Além disso não espere qe o usuário fique horas apertando teclas diversas para fazer uma tarefa simples.
Bom, sucesso no desenvolvimento.
Att.