JBoss X Glassfish X Other

JBoss X Glassfish X Other

Qual o melhor Application Server open source? O que um tem de melhor que o outro?

Boa pergunta, claro que a resposta pode variar de acordo com a aplicabilidade todavia arrisco no JBOSS, pelo menos é que mais ouço falar.

se me perguntasses a alguns meses atras eu diria o jboss, mas agora eu digo o Glassfish porque acho que a oracle esta a apostar muito nele. entao eu fico com o Glassfish

E em termos de mercado?

Por experiência em trabalhar com desenvolvimento, Jboss e Jonas são meus preferidos.

Porém o Jboss até a versão 4.2.3, dai em diante não sei pq nunca mexi com as versões mais novas.

O glassfish só utilizei para desenvolvimento, e é bom pq é bem rápido. Mas varios clientes que minha antiga empresa tinha, reclamavam dele pq travava direto por consumo excessivo de memória(não sei se mal configura, talvez).

Não sei se da para apostar tanto assim nisso, já que a Oracle tem o WebLogic que é pago. Entre eles apostarem em um ou outro, acho que preferem continuar apostando no WebLogic.

Eu ficaria com o Glassfish.

[]s

Gosto do Glassfish, acho ele bem mais leve/rápido que o JBoss.

Vou fazer uma comparação entre os principais servidores de aplicação e servlets containers:

Tomcat (servlet container), fabricante Apache, OpenSource, boa documentação e é bem aceito pela comunidade Java.
Glassish (servidor de aplicações), fabricante Sun, OpenSource, boa documentação e é + ou - bem aceito pela comunidade Java.
Jboss (servidor de aplicações), fabricante RedHat, OpenSource, boa documentação e é bem aceito pela comunidade Java.
Websphere (servidor de aplicações), fabricante IBM, não é OpenSource, boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.
Weblogic (servidor de aplicações), fabricante Oracle/BEA, não é OpenSource, boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.
Jetty (servlet container), fabricante Jetty Company, OpenSource, boa documentação e é bem aceito pela comunidade Java.
Jonas (servlet container), fabricante não sei rsrs, OpenSource, não tem uma boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.
Gerônimo (servlet container), fabricante Apache, OpenSource, boa documentação e não é bem aceito pela comunidade Java.

Eu já usei o Tomcat e o Glassfish. Particularmente prefiro o Tomcat.

=D

Francamente, acho que não dá pra comparar o Tomcat como servidor de aplicação, sendo que ele não contempla todos os serviços de um.

Mas acho que realmente dividimos bastante a opinião da galera… Enfim, o Glassfish consome mesmo muita memória? É mais rápido que o JBoss? Será muito investido pela Oracle em detrimento do WebLogic??

conosco, as dúvidas levantadas…

Não sei se da para apostar tanto assim nisso, já que a Oracle tem o WebLogic que é pago. Entre eles apostarem em um ou outro, acho que preferem continuar apostando no WebLogic.[/quote]
Sem contar que não dá pra comparar o Weblogic ( que era o carro chefe da BEA ) com o Glassfish…

Acho que não devemos comparar um servlet container com um EJB container, por exemlo. Pois o segundo possui algumas muitas responsabilidades para gerenciar que o primeiro (thread safety, segurança …).

Seguindo esta linha de pensamento, comparando o Glassfish e o Jboss, fico com o Jboss. Assim como falado anteriormente, ele aguenda mais carga (eu acho!). Nas minhas aplicações, vi muitas vezes o glassfish travar! Se bom que já faz alguns 2 anos que não trabalho com este.

[quote=felipeguerra][quote=romarcio]
Não sei se da para apostar tanto assim nisso, já que a Oracle tem o WebLogic que é pago. Entre eles apostarem em um ou outro, acho que preferem continuar apostando no WebLogic.[/quote]
Sem contar que não dá pra comparar o Weblogic ( que era o carro chefe da BEA ) com o Glassfish…[/quote]

Assim como o Glassfish, o Weblogic também tem a versão paga e a gratuita. E pela evolução do Glassfish depois da aquisição, é mais fácil o Weblogic ser descontinuado do que vice-versa. Agora ele é um produto da Oracle, não tem sentido nenhum eles boicotarem uma coisa que pertence a eles. Tanto que foi um dos primeiros produtos a ser incorporado do portifólio da Oracle
http://www.oracle.com/technetwork/middleware/glassfish/overview/index.html

Entre JBoss e Glassfish, os dois são excelentes, mas achei o JBoss mais escalável nos nossos testes. Ele levanta consumindo mais memória, é até um pouco mais lento quando tem poucas pessoas usando, mas quando o “bicho pega”, ele mantém a performance e estabilidade. Outra coisa que gosto nele é ser mais modular, você pode usar EJB usando somente a versão embeded, que é levíssima. Não sei se o Glassfish tem essa facilidade.

Vantagens do Glassfish que vi: levanta com menos memória, tem um deploy mais rápido, o desenvolvimento é mais acelerado e integra melhor com o Netbeans (por motivos óbvios). Sem falar que é um produto da Oracle, então tende a ser o primeiro a incorporar novos recursos.

Uma coisa que prejudicou muito o JBoss foi que da versão 4 pra 5, muita coisa eles reescreveram do zero pra tirar código legado e modularizar a ferramenta, dai demorou demais pra sair. Por causa disso, muita gente preferiu o Glassfish.