JBuilder ou Eclipse?

OPa blz povo, sou novo no forum e iniciante em JAVA, mas a minha duvida é a seguinte.

Qual a melhor IDE para programar eu estou em duvida muitos usam o Eclipse e tal, mas na minha facul vão começar a usar JBuilder!e Agora qual o mlhor^? JBuilder ou Eclipse?

Valew povo !!
ABraço!

Pra comecar a aprender eu recomendo algo que voce tenha que digitar os codigos inteiros pra gravar bem os comandos, uma boa é o JCreator. Mas entre o Eclipse e o JBuilder te aconselho a ficar com o Eclipse, o JBuilder te da a GUI toda pronta como no Delphi, ai voce nao aprende como usar ela direito.

Olha essa é uma dúvida que eu tb tenho e que procuro solucionar a algum tempo e vou compartilhar os meus conhecimentos adquiridos:

Sobre o Eclipse:

O Eclipse vem demonstrando ser uma plataforma bastante confiável, e muito boa para se trabalhar oferece bastante ferramentas e facilidades além da grande quantidade de plugins possui uma grande vantagem que é ser gratuito…

Sobre o JBuilder:

A primeira vista achei o JBuilder mais completo ao mesmo tempo tb achei mais complicado ele oferece ao meu modo de ver ferramentas prontas (assim como o C++ Builder ou Delphi) ele tem uma grande desvantagem que é ser pago (e pelo que ouvir falar coloca pago nisso), tb achei o modo visual dele melhor que o do Eclipse (plugin VEP)

Conclusão:

Comecei com o Eclipse, passei para o JBuilder mas rapidamente voltei ao Eclipse, é mais braçal mas mesmo assim me sinto mais a vontade com ele, além do que é uma plataforma que a maioria dos programadores estão usando logo vc irá encontrar muitas informações pela net e aqui mesmo no PJ. Mas não retiro o mérito do JBuilder, sinceramente fiquei meio perdido com ele mas com certeza é uma ferramenta incrivel mas mais complicada de trabalhar agora acho que vc deve testar os dois a sua maneira para ver com qual vc trabalha melhor.

Mas vc não pode esquecer que tem uma grande vantagem do seu lado, se a sua faculdade vai trabalhar com JBuilder com certeza ela terá como iniciar vc de maneira correta facilitando assim seu entendimento nesta plataforma…

No final das contas acho que vc acabará utilizando o Eclipse mas vai saber né???

Espero ter ajudado

Um abraço e até mais…

Obs.: Com certeza existem pessoas com idéias e gostos diferentes do meu assim vc deve ouvir a opnião de todos… Além do que não sou expert no assunto e uma outra pessoa pode lhe mostrar outras vantagens e desvantagens dessas ferramentas fantásticas…

Oh particulamente eu adoro as duas IDE gosto + do eclipse não sei nem por q , por q o novo Builder tá batendo mt show mesmo tá dando uma surra no eclipse mas continu fiel a ele…
Acho q e por isso q gosto dele + o Builder tambem faz as maiorias dessas coisas…e lance de ser manual no eclipse n e bem assim quem conhece a fundo a ferrementa quase n faz nd rsrs q n sou eu so aprende …

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=63531#63531

a maior diferença mesmo é que um é pago(JBuilder) e o outro não(Eclipse)…

mas como já foi dito, o JBuilder é uma grande ferramenta tb…, mas eu me adaptei tanto ao eclipse que acho que vai demorar para mim trocar de IDE

Puxa valew mesmo marcosslash eos outros camaradas que me ajudaram, pois é acho q agora de começo vou testar as duas, e vou manter ela independente de qual for na facul! pq na verdade quero aprendar JAVA e não a “Utilizar” bem a IDE! logo isso vem com o tempo né!

VAlew mais uma vez !!

Abraços :grin: