Pior é que aparentemente está tudo certo!
Bem, vamos fazer uns testes, pra começar, lá no seu método fillComboBox(), mude a linha abaixo:
comboBoxPatrocinador.setSelectedIndex(-1);
Coloque ele pra “settar” qq. outra posição: 0 ou 1 ou 2… sei lá! Só pra vc poder testar se depois de feito isso, o combo sempre ficará nesta posição… se isso acontecer, indica que esta linha que está “forçando” seu combo a sempre ficar sem seleção.
Eu uso muito da forma como vc está tentando fazer, ou seja, preencher o combo em tempo de execução, costumo fazer assim:
[code]
public TelaPrincipal() {
initComponents();
// aqui tem tudo que precisa ter no construtor da minha tela e na ÚLTIMA linha do meu construtor tenho a linha abaixo
carregaComboRelatorios();
}[/code]
No método carregaComboRelatorios() eu faço um pouco diferente de vc, eu não adiciono diretamente ao combo os itens, eu carrego um String[] e depois “setto” o model do meu combo, resumindo, o método é algo mais ou menos assim:
[code]
public void carregaComboRelatorios(){
// arquivos é um File[]
// no meu caso tenho que criar um arraylist antes pq não sei qtos itens terei
ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(arquivos.length);
// adiciono o que preciso no meu arraylist
for (int i = 0; i < arquivos.length; i++)
nomes.add(arquivos[i].getName());
// crio um String[] com o conteúdo do meu arraylist
String[] rels = new String[nomes.size()];
System.arraycopy(nomes.toArray(),0,rels,0,nomes.size());
// "setto" o model do meu combo com o String[] que criei, e depois deixo ele sem seleção como vc faz
combo.setModel(new javax.swing.DefaultComboBoxModel(rels));
combo.setSelectedIndex(-1);
}[/code]
Desta forma sei que funciona pq uso sempre. Tente mudar o seu para a forma como fiz, ou seja, carregando o conteúdo todo num String[] e depois "settando" o model do seu combo.
Boa sorte! 