No classpath ou com o parâmetro -cp tanto faz usar / ou \ . O grande problema é a gente se perder com os nomes de diretórios muito grandes e com espaços, que requerem sempre as aspas, nem sempre em lugares muito evidentes.
Por exemplo, você tem de usar algo como
java -cp "c:\Arquivos de programas\SQL 2000 JDBC\lib\msbase.jar; etc..." etc. etc. etc
ou
java -cp "c:/Arquivos de programas/SQL 2000 JDBC/lib/msbase.jar; etc..." etc. etc. etc
mas setar o CLASSPATH via linha de comando é muito sutil porque o comando certo NÃO É
set CLASSPATH="c:\Arquivos de Programas\bla bla bla"MAS SIM
set "CLASSPATH=c:\Arquivos de Programas\bla bla bla"OU
set CLASSPATH=c:\Arquivos de Programas\bla bla bla
Como se vê, eu realmente não gosto da variável de ambiente CLASSPATH por causa dessas sutilezas. Prefiro usar java -classpath ou java -cp.
Como eu sou muito muito muito preguiçoso, normalmente eu copio todos esses JARs que preciso para um único diretório C:JARS, e faço tudo a partir de lá.
Se houver algum problema com versão, então crio algum subdiretório em C:\JARS, mas novamente sem espaços (tal como C:\JARS\Oracle9i )
Dica: quando alguma coisa foi criada no Unix, como é o caso do Java, normalmente alguma ferramenta que se usa com ele pode ter problemas com espaços em nomes de arquivos e diretórios. O Java.exe e o Javac.exe não têm problemas com espaços (se você não esquecer de pôr direitinho as aspas), mas não é bom “dar sorte pro azar”, como se diz por aí.