Eu quero aprender como eu instalo o JDBC no linux e no windows. Preciso saber também como eu conecto o java no mysql em linux e como eu conecto o java em SQL Serer 2005 no windows.
Essa é a primeira vez que faço conexão em banco de dados com o java.
Então já baixei o mysql e instalei já criei as tabelas nele e esta funcionando blz! Mas agora estou todo perdido para fazer a conexão com o java o tutorial que tenho aqui esta horrível.
Preciso de um help.
Como faço a conexão do java no mysql?
E depois que eu criar a classe de conexão como eu faço para inserir essa classe nas minhas outras classes? Eu uso o implements ou faço isso de outra forma?
Eo JDBC onde entra?
Alguém poderia me explicar como eu faço isso passo à passo já estou tentando a uns 3 dias e não consigo.
Desculpa pessoal iniciante é problema
se vc nao esta entendendo o tutorial de jdbc, leia primeiro os tutoriais mais basicos… eles estao bem escritos e de facil entendimento…
dai quando vc tiver uma duvida, poste aqui que tentaremos te ajudar
Então estou tentando conectar aqui mas esta dando um erro.
Olha meu código:
package Conexao;
import java.sql.*;
import java.io.BufferedReader;
import java.io.InputStreamReader;
import java.io.FileReader;
import java.io.IOException;
import java.io.Reader;
/**
*
* @author root
*/
public class Conexao
{
private Connection con;
/** Creates a new instance of Conexao */
public Conexao()
{
try
{
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
// Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/teste");
Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/teste?user=root");
Statement stmt = con.createStatement();
ResultSet res = stmt.executeQuery("select * from tabela");
while(res.next())
{
System.out.println(res.getString("nome_do_campo"));
}
res.close();
stmt.close();
con.close();
}
catch(Exception e)
{
e.printStackTrace();
}
}
public static void main(String[] args) {
Conexao conecta = new Conexao();
}
}
Então ele não marca erro em nenhuma linha mas quando eu executo ele mostra o seguinte erro na compilação:
Onde estou errando? Já procurei aqui e não acho! como eu disse ele não marca erro em nehuma linha mas quando executo ele mostra esse erro, dizendo que esta nessa parte com.mysql.jdbc.Driver.
Porque?
Cara é esse mesmo o problema eu estou usando linux Mandriva 2006 e não estou conseguindo arrumar os classpath! eu já estudei o manual que Luca deixou segui tudo mas não explica direito como colocar os path no linux procurei outros manuais mas não achei
Como eu faço isso?
Estou usando o NetBeans 5 como IDE
Estou tentando configurar o classpath e não estou conseguindo.
Eu baixei o driver mysql-connector-java-5.0.3.tar.gz e estou usando o Linux Mandriva 2006 então eu abri o arquivo profile onde esta o path do java que configurei e agora coloquei a configuração do connector do mysql para java eu fiz assim:
Agora eu gostaria de saber o seguinte. Eu quero criar uma class de conexão e usar ela em todas as minhas outras class. Aí nas outras class eu apenas uso as funções de SQL e não preciso ficar conectando o banco toda hora. Como eu faço essa class de conexão e como eu implemento ela nas outras class?
TcHê , eu usei o mesmo codigo, na verdade os 2 exemplos acima, e dá o mesmo erro , só mudei o nome das tabelas do banco do mysql :
init:
deps-jar:
Compiling 1 source file to C:\Java\Projetos\Sistemas\build\classes
compile-single:
run-single:
java.lang.NoClassDefFoundError: Conexao
Exception in thread “main”
Java Result: 1
BUILD SUCCESSFUL (total time: 6 seconds)
Vc se certificou de ter colocado o driver no lugar certo? E seu classpath.
De uma lida nos tutoriais de classpatch e JDBC na parte de Artigos/Tutoriais.
[quote=alexandremanowar]Cara é esse mesmo o problema eu estou usando linux Mandriva 2006 e não estou conseguindo arrumar os classpath! eu já estudei o manual que Luca deixou segui tudo mas não explica direito como colocar os path no linux procurei outros manuais mas não achei
Como eu faço isso?[/quote]
No momento não posso te ajudar, nunca configurei o java em nennhum linux, mais vou pesquisar sobre e s até o 12:00 ninguem tiver respondido eu posto alguma soluçaõ…