JDBC é uma string de conexão?

JDBC é string de conexão?

oi,

não, JDBC

Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional; 

ou seja, eu me conecto a qualquer banco de dados ( e realizo o operações nele ) sem a necessidade de saber detalhes de comunicação com o banco ( isso fica abstraído no driver )

a string de conexão é algo parecido com

e a API jdbc usa essa string para pegar estes detalhes

abs

Essa API é a java.sql.Connection???

Não, java.sql.Connection é apenas uma das várias interfaces da API.

Por favor, qual é a API?

Seria o java.sql ?

isso

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/

[quote]Package java.sql
Provides the API for accessing and processing data stored in a data source (usually a relational database) using the JavaTM programming language. [/quote]

ODBC:
Como cada fabricante de SGBD criou sua própria arquitetura para conexão e manipulação de dados desse SGBD, dois problemas surgiram:

1. Necessidade de conhecimento da arquitetura do SGBD para a manipulação do mesmo;
  2. Caso optássemos pela troca de SGBD, deveríamos recodigicar parcialmente, ou até totalmente, a camada de dados da nossa aplicação.
    Diante disso, em 1990, o SQL Access Group especificou o ODBC que serveria como padrão universal para acesso e manipulação de bases de dados.
    O ODBC foi criado pela Microsoft para a plataforma Windows.

JDBC:
A ideia do JDBC é a mesma do ODBC. Foi desenvolvido pela Sun para servir como ponte entre o Java e os diversos SGBDs existentes. A Sun implementou o JDBC para alguns SGBDs (oracle, SQL server etc), os que ela não implementou, ela utilizou o ODBC para fazer a conexão. Portanto, o JDBC é muito mais que apenas uma String! :smiley:

Ao menos é isso que eu lembro do meu professor falando, se eu falei alguma besteira ou lembrar de algo pra me complementar, agradeço!! =)