Jdbc Optional package para J2me, onde(como) encontrar(gerar) o Jar?

Olá para todos!
A mais ou menos duas semanas, tenho procurado pelo pacote opcional do JDBC para J2ME/CDC. Já fazalgum tempo que comecei uma Aplicação para Windows CE em java, e sou um completo novato nisso assim como no proprio J2SE!

Sem muitos problemas consegui achar o pacote no site da Sun, mas quando me deparei com o fato dele está em texto(e não em JAR como é o comum) foi que tudo começou a complicar!

No começo as maneiras convencionais de criar o Jar a partir do diretorio do Pacote, sem sucesso em todas. Fiz o teste adicionando o jar no JDK e JRE(ambos 1.6), no Classpath do Projeto, no IDE Eclipse Europa 3.3.3.1 , e no NetBeans IDE 5.5.1!! Gerei as versões mais variadas do jar: Coloquei as duas pastas principais que simbolizavam os packages(JAVA.SQL e JAVAX.SQL) em um unico diretorio superior: “\COM”. Ao invés do que estava antes: “\jdbc_cdc1.0\cdcfoundation\src\share\jdbc\classe”

Dessa forma, se antes era: "\jdbc_cdc1.0\cdcfoundation\src\share\jdbc\classe\java\sql"
Ficou: “com\java\sql”

E assim, em teoria consegui adiciona-lo ao classpath! Porem sempre que tentava fazer referência a ele, o eclipse, ou o NetBeans, não o sugeriam e até tratavam o import a como um erro.

O import era assim:

import java.sql.*; import javax.sql.*;

ou

import com.java.sql.*;
import com.javax.sql.*;

Mas de ambas a maneira, a IDE acusava um erro na referencia!!

Por uma vez, tentei produzir o pacote em JAR com auxilio do ECLIPSE. Abrir o eclipse, adicionei o diretorio como um PROJETO COM ARQUIVOS EXISTENTES. Nesse processo( e tbm no JAVAC comum) pude perceber que na classe Timestamp na função compareTo(Object o), ultima função, era apresentado um erro, e de acordo com o Eclipse este erro se devia ao fato de já haver um classe com este mesmo nome!

Depois de procurar no Google, Guj, Javafree, Sun, Blog do Ubiratan e todas as saídas, que poderiam me dá a resposta para adquirir esse jar, e que consegui me lembrar, tomei a decisão de primeiro deletar a classe Timestamp. Após dá uma olhada nela, notei que parecia uma classe de metodos que deveria ser usada para edição, manipulação ou no minimo criação de datas, e achei que não tinha mal nenhum em tentar. Então deletei a classe e novamente refiz todos os passos e tentativas pra compilação e teste. Mas sem sucesso!! Logo depois de restaurar a classe TimeStamp e pacote JDBC opcional, tentei alterar o nome da função que causava o erro, transformando um de seus caracteres minusculos em maiusculo. Agora sem erros e com a classe timeStamp dentro do pacote, volte ia realizar o procedimento de testes. Sem sucesso.

Agora, como meu ultimo recurso, venho aqui ao Guj ver se alguem pode me ajudar. Seja me passando o Jar do Pacote ou me ensinando a maneira de gera-lo!

Agradeço desde já,
Muito obrigado,

Cristiano.


Link do JDBC optional package para CDC/Foundation Profile no site da Sun

Cara, seu problema não é acessar um banco de dados, seu problema é aprender Java.

Sério mesmo, procure aprender alguns conceitos de java primeiro, depois aprenda a acessar um banco de dados usando JDBC numa aplicação desktop. Por último tente fazer isso no ambiente CDC.

Qualquer livro de Java te ensina essas coisas. Quando comecei a estudar Java comprei o do Deitel. Tem gente que gosta, tem gente que detesta. Eu particularmente, por não saber nada de programação na época, gostei.

Sim, eu sei que o tempo é curto, mas é melhor vc fazer isso do que ficar quebrando a cabeça a toa, ok? :wink:

A questão Rodrigo, é que já sei como fazer isso em Java para Desktop! E tbm conheço a maneira convencional para a criação de um Jar. Mas em nada isso me adiantou. E pelo que notei em minhas buscas, isso é um tema muito escasso na internet, e o unico tópico em que falava EXATAMENTE desta dificuldade que outra pessoa teve, este por sua vez não teve nenhuma resposta. Fico feliz em saber que pelo uma, este já teve.

Obrigado.

Cara, pelo que entendi do que vc escreveu (desculpe, estou sem tempo) não precisa criar JAR nenhum não.

Se o pacote veio como arquivos .class dentro de pastas, simplesmente adicione a pasta no CLASSPATH do projeto dentro da IDE.

Sei não, mas acho que o caminho é esse.

Entendi seu ponto de vista. Mas esse é o problema: Não veio com os arquivos Class. E sim com arquivos .java! E Já tentei compilar as classes com o Javac e depois adicionar a pasta ao classpath, mas erro do Timestamp surgiu durante a tentativa de compilação!

Não tente compilar as classes separadamente. Compile tudo junto com o seu projeto, depois verifique se dá pra compilar separadamente.

Agora, qual o problema que está dando nessa tal Timestamp? Dependendo do problema, pode ser a versão do Java que vc está usando. Se o pacote é pra CDC não dá pra criar um projeto na IDE como um projeto java comum.

Faz o seguinte: pra não zuar teu projeto, crie um projeto separado no netBeans no ambiente CDC, insira esse pacote nesse projeto novo e teste.

Rodrigo, vlw -!! Se Deus quiser hoje eu durmo tranquilo \o!!
Pô, tô me sentindo um estupido por não ter pensado nisso… mas fazer o que né :smiley: !

Espero não precisar vim ti encher o saco dnovo :roll:!

Brigadão, cara!!