Ola pessoal…tudo bem ??
Seguinte…precisaria de algumas comparacoes entre JDBC e JPA…quando usar um ou quando usar o outro…
podem me ajudar ? alguem conhece algum link sobre este topico??
Desde ja agradeco!!!
[]'s
Ola pessoal…tudo bem ??
Seguinte…precisaria de algumas comparacoes entre JDBC e JPA…quando usar um ou quando usar o outro…
podem me ajudar ? alguem conhece algum link sobre este topico??
Desde ja agradeco!!!
[]'s
Isso vai virar um flame…
Se a resposta é a mesma para quando usar hibernate ou jdbc…
na prática, se você tem sistemas que utilizam apenas operações de CRUD, então use e abuse dos recursos RO, agora se você precisa otimizar o sistema ao máximo, usar sql complexos, etc recorra ao JDBC.
O que se tem que compreender é que a JPA não é uma alternativa ao JDBC e todos os problemas que podem ocorrer nessa camada ocorre também na JPA. A JPA é uma camada construída sobre o JDBC, usando o JDBC. O que ela faz é abstrair quase que por completo a famosa camada de persistência ou DAOs do sistema. Produtividade maior. Em contra partida, mais trabalho para VM, maior overhead de execução, mais objetos para o garbage…
Se a questão for tempo, use jpa.
fw
[quote] O que se tem que compreender é que a JPA não é uma alternativa ao JDBC e todos os problemas que podem ocorrer nessa camada ocorre também na JPA. A JPA é uma camada construída sobre o JDBC, usando o JDBC. O que ela faz é abstrair quase que por completo a famosa camada de persistência ou DAOs do sistema. Produtividade maior. Em contra partida, mais trabalho para VM, maior overhead de execução, mais objetos para o garbage…
[/quote]Ou, extendendo mais o assunto temos o SpringDAO e o iBATIS esses sim seriam uma alternativa perfeita ao JDBC.Agora se vc. usar Domain Models e seu SGBD é simplemente mais uma camada na sua aplicação vc. deve pensar em usar JPA.
Eu não, mas o google conhece.